Joana Montez e Patrícia de Melo 2013: meninas de água

Joana Montez e Patrícia de Melo 2013: meninas de água

As estilistas Joana Montez e Patrícia de Melo inauguraram a presença portuguesa na prestigiada passarelle Gaudí com a sua colecção de vestidos de noiva 2013. A Zankyou Magazine estava lá e agora vamos contar-vos todos os pormenores e desvendar-vos os encantos destes vestidos delicados e confeccionados com absoluta perfeição.

  • Vestidos de Noiva
guardar
Fotos: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week

As estilistas Joana Montez e Patrícia de Melo inauguraram a presença portuguesa na prestigiada passarelle Gaudí com a sua colecção de vestidos de noiva 2013. A Zankyou Magazine estava lá e agora vamos contar-vos todos os pormenores e desvendar-vos os encantos destes vestidos delicados e confeccionados com absoluta perfeição.

guardar
Desfile na Gaudí Noivas. Foto: Jorge Andreu / Barcelona Bridal Week

Devo, se calhar, avisar-vos de que sou triplamente imparcial neste caso. 1º, porque se trata de um produto português de elevadíssima qualidade; 2º, porque se trata do sucesso de duas mulheres que acreditaram no seu valor, numa altura em que ainda não estava na moda falar em empreendedorismo; e 3º, certamente não o menos importante, porque são “raparigas da minha terra-natal”, Cascais.

guardar
Joana Montez e Patrícia de Melo com as "suas" modelos. Foto: Jorge Andreu / Barcelona Bridal Week

Dito isto, foi, naturalmente, um orgulho para a Zankyou saber que a prestigiada passerelle Gaudí Noivas acolheria, pela primeira vez, um desfile de vestidos de noiva portugueses. O orgulho duplicou ao assistirmos ao bom acolhimento que os vestidos de noiva de Joana Montez e Patrícia de Melo 2013 tiveram por parte do público da Barcelona Bridal Week. Vão já perceber as razões de todo este sucesso.

guardar
Vestido com saias sobrepostas. Foto: Ugo camera / Barcelona Bridal Week
guardar
Vestido com plumas. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week
guardar
Calças para noiva. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O desfile fala por si. As fotografias podem dar-nos pistas, proporcionar uma imagem delicada e moderna dos vestidos, mas é através dos movimentos das modelos na passerelle que nos apercebemos da leveza desta colecção. É essa a palavra-chave: leveza.

O ondular das saias lisas, a deixar entrever, aqui e ali, as sabrinas girly ou uma saia rendada, apenas a espreitar, é tão natural, responde tão cadenciadamente às direcções do corpo, que parece tratar-se de uma fina tela de água. Meninas de água: aqui está um resumo em três palavras do desfile em Barcelona.

guardar
Vestido plissado. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week
guardar
Vestido com saia esvoaçante. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week

Tal como tem sido constante na evolução das colecções destas estilistas (desde 1998), também este ano o traço geral é fluido e comedido – ou seja, “menos é mais”. A aposta recai sobre pormenores, como alças que criam um efeito “asas de anjo” nas costas, cinturas bem marcadas por faixas largas, sobreposição de texturas.

Mas também, e sobretudo, um corte irrepreensível em tecidos escolhidos com muito cuidado, e uma confecção artesanal garantida por uma equipa altamente qualificada.

guardar
Vestido de noiva império. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week
guardar
Vestido de uma alça. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week

Nesta colecção não há lugar para a cor. Joana Montez e Patrícia de Melo preferem trabalhar apenas o branco-pérola. Que está longe de estar esgotado, como se pode ver nesta pequena amostra. Mas há lugar para muitas das outras tendências que marcam as principais colecções de vestidos de noiva 2013, como a inspiração vintage, que começa cada vez mais a diluir-se no conceito de mulher moderna, a presença discreta da renda ou bordados e a aplicação de apontamentos de plumas e brilho.

guardar
Vestido cai-cai. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week
guardar
Vestido bordado. Foto: Ugo Camera / Barcelona Bridal Week

Joana Montez e Patrícia de Melo disseram à nossa directora, Mónica Martinez, nos bastidores do desfile na Barcelona Bridal Week de Maio’12, que para elas um dia perfeito era um dia como aquele, em que tinham realizado o sonho de apresentar o seu trabalho na Gaudí Noivas.

Pois nós acreditamos que os vestidos destas duas criadoras tornem absolutamente perfeito o dia do casamento das noivas que as procuram.

Não deixe de ouvir (e ver) a entrevista de Joana Montez e Patrícia de Melo na íntegra, de assistir ao vídeo do desfil da colecção Joana Montez e Patrícia de Melo 2013  e de ver as fotos da colecção Joana Montez e Patrícia de Melo 2013 completa.