Lua-de-Mel de comboio: 6 rotas surpreendentes!

Existem diversas opções para uma viagem romântica de lua-de-mel. Muitos casais optam por adquirir os famosos packs de viagens com tudo, ou quase tudo, incluído. Mas há mais formas de partir à aventura sem deixar o romantismo de lado: o comboio é uma delas. A lua-de-mel de comboio é uma opção diferente e original, e não menos romântica, principalmente para quem não gosta de viajar de avião ou de barco. Neste artigo, apresentamos-lhe 6 rotas surpreendentes, que prometem tirar-lhe o fôlego.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

Agora que você e o seu mais-que-tudo decidiram juntar os trapinhos e já só pensam na lua-de-mel, é uma boa ideia programar uma viagem sem grandes preocupações. Aparentemente só os planos das agências de viagens oferecem essa segurança e tranquilidade, mas não é bem assim. É possível partir à aventura e ter uma lua-de-mel sossegada e não menos aventureira, se optarem por uma viagem de comboio. Curiosos?

Foto: Momento Cativo

Deixem-se levar pela paisagem, esqueçam o tempo e o stress das últimas semanas e desfrutem da viagem através de um ponto de vista ao qual não estão habituados: a janela de um comboio. Os percursos disponíveis permitem-vos escolher uma aventura dentro ou fora de Portugal, com orçamentos para todos os gostos. Podem optar por roteiros com visita ao património da humanidade, passando pelo Porto, Coimbra e Guimarães, fazendo a rota do Douro, ou optando por percursos fora de Portugal, numa viagem pela Europa, África ou Índia, entre outros. E porque o casamento também é uma viagem, inspire-se nelas!

Foto: José D’Oliveira

Os comboios estão preparados e têm todas as condições para que se sintam perfeitamente confortáveis. Ao longo do percurso que escolherem vão ter várias paragens nos locais mais interessantes, sem terem uma grande necessidade de terem que preparar todo um roteiro previamente. Com este tipo de opção, basta apenas desfrutar, de mochila às costas. Podem realizar atividades dentro do comboio, e têm restaurantes onde desfrutar de deliciosos pratos e até jantares de temáticos e de gala.

Foto: Momentos Fotografia

Viajar de comboio é transportar-se ao passado, onde podem idealizar o futuro (o vosso futuro, a dois), e medir o tempo de outra forma, muito mais relaxada… usufruindo de cada minuto da vossa viagem. Na Zankyou, propomos-lhe as melhores rotas para uma viagem de sonho.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

1. Rotas do património da humanidade: Coimbra-Porto-Guimarães

Coimbra é uma cidade romântica de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos. É a capital do amor em Portugal, dos sonhos e das tradições. Dos poetas, do Fado de Coimbra e dos doutores… Em 2013, tornou-se mundialmente conhecida e recebeu o título de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Comece a sua rota nesta cidade de elevado valor valor arquitetónico e paisagístico. De seguida, siga de comboio até ao Porto, e visite o centro histórico da cidade que deu origem ao nome de Portugal. A cidade com origem num povoado celta, pré-romano, designava-se de Cale ou Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, onde se formou Portugal sendo a origem do nome do nosso país. É conhecida mundialmente pelo vinho que tem o seu nome, o Vinho do Porto. A cidade “transpira” charme paisagístico. Uma cidade sedutora onde podem desfrutar de bons momentos a dois. Um must!

Foto: Ideias Vintage Fotografia

E para dar uma conotação ainda mais romântica à viagem, deixem-se transportar numa viagem de outros tempos a bordo do comboio histórico do Douro, numa viagem numa locomotiva a vapor 0186, construída em 1925. Depois, de regresso ao Porto, podem pernoitar na cidade e terminar a vossa lua-de-mel em Guimarães, numa viagem curta e cómoda a partir das estações de Porto São Bento ou Porto Campanhã. Visitar Guimarães, é visitar o berço de Portugal, cujo nascimento reporta ao séc. XII. Caracterizada pelo tecido urbano de origens medievais e estrutura edificada com técnicas de construção tradicionais, é uma cidade com imensas propostas, e cuja visita é imprescindível para qualquer casal. Conheça a origem da expressão lua-de-mel… 

Foto: Lourenço Wedding Photography

2. Interrrail: Global e One Country Pass

Se nunca fizeram um Interrrail, a lua-de-mel é uma ótima oportunidade. Têm duas modalidades à escolha: o Interrail Global Pass e One Country Pass. Com o Interrail Global Pass podem viajar livremente por toda a Europa, sem limite de viagens, a partir de 208€. O Interrail é válido em 30 países: França, Alemanha, Grã-Bretanha, Noruega, Suécia, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Finlândia, Grécia, República da Irlanda, Itália, Espanha, Suiça, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polónia, Roménia, Montenegro, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Republica Checa, Macedónia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia e Portugal. Podem optar por viajar durante 5 dias, no prazo de 15 dias, 7, 10 ou 15 dias, no prazo de 1 mês, e ainda, 15 ou 22 dias seguidos ou 1 mês seguido. Já o Interrail One Country Pass, dá-vos a possibilidade de viajar no país escolhido durante 3, 4, 6 ou 8 dias, no prazo de um mês, a partir de 51€. Alguém falou em viagens low cost?

Foto: Momentos Fotografia

3. Expresso do Oriente: Veneza-Paris-Londres

Passear de gôndola pelos canais de Veneza… admirar as paisagens dos Alpes com os seus vales e enormes montanhas e terminando em Londres, poderá ser a combinação perfeita para uma viagem muito especial. Comece por Veneza e embarque no luxuoso comboio Veneza Simplon Orient Express. A bordo, nada faltará, para que tenha um serviço personalizado e uma experiência única. Poderão passar o dia a bordo de uma confortável cabine, desfrutando de um cenário único, a travessia dos Alpes.

Foto: Veneza | Abrace o Mundo

As refeições poderão ser feitas no comboio, numa das carruagens restaurante, onde são servidos, almoços e jantares. Podem tomar um cocktail ao som do piano, na carruagem bar, antes de jantar num magnífico “hotel sobre rodas”. Em menos de nada estarão em Paris, onde farão uma paragem para visitar a cidade. Com passagem obrigatória pelo canal da Mancha e transbordo para o comboio British Pullman, onde não faltará o tradicional chá inglês, ou mesmo uma taça de champagne, enquanto admiram a paisagem campestre de Kent. Ao chegar a Londres, aproveitem a energia e a dinâmica da cidade, antes de regressar a Lisboa, com memórias de uma viagem surpreendente.

Foto: José D’Oliveira

4. Trans-siberiano: rota da seda Moscovo-Pequim

Revivam uma experiência de há 2500 anos atrás, através da Rota da Seda, a mais genuína das “aventuras” à distância de um comboio. Conheçam a rota das ligações comerciais, culturais e étnicas entre a velha Europa, a Ásia e o Oriente. No primeiro dia, partida para Moscovo via capital Europeia, a bordo do Trans-Siberian Express, com alojamento perto da Praça Vermelha e do lado oposto ao Kremlin. Aproveitem um passeio pela cidade e sigam viagem em direção ao sul e à cidade de Volgogrado. Visitem o fabuloso cenário da mais importante batalha da II Guerra Mundial, nas margens do rio Volga, em Stalingrado. Leia as nossas 7 dicas para tornar a sua noite de núpcias inesquecível.

Foto: João Almeida

Com passagem obrigatória pelo “Memorial á Guerra” Mamayev Kurgan, continuem a vossa rota e apreciem a paisagem pelo deserto de Kara Kum, no Kazakistão. Atravessem o Uzbekistão e chegarão a Urgench. Não deixem de visitar Khiva, uma cidade com 2.500 anos que, no passado, foi um dos mais importantes centros de comércio e onde se cruzavam todas as rotas entre a Mongólia, Rússia, China e Pérsia. O roteiro inclui também uma visita à cidade oásis do deserto do Uzbekistão, Bakhara e e continuação da viagem em direção a Samarkand. Muitas palavras se escreveram para descrever esta joia do mundo islâmico, a “Paris do Mundo Muçulmano”.

Foto: Samarkand | Kalpak Travel

De seguida, segue-se uma passagem por Tashkent, a cidade capital do Uzbekistão e continuação da viagem até Almaty, implantada num vale, no sopé das montanhas de Tien Shen. Depois da chegada à fronteira entre o Kazakistão e a China, iniciem a vossa travessia pelo deserto de Gobi. Segue-se Dunhuang, uma pequena cidade oásis e Jiayuguan, local onde se situa a fortaleza no fim da Grande Muralha da China. Depois de todas estas aventuras, façam uma breve passagem por Beijing, antes da viagem de regresso.

Foto: Grande Muralha da China | Web

5. Rovos rail: Pretoria-Victoria Falls

Viagem até Pretória e posterior travessia através das montanhas de Soutpansberg. A bordo, desfutem das magnificas e únicas paisagens antes desembarcarem para o Safari no Hwange National Park, a maior reserva do Zimbabwe e uma das 10 maiores da África. Localizado na província de Matabeleland Norte, possui uma área de 14.652 km², com cerca de 100 espécies de mamíferos e 400 de aves, entre elas leões, girafas, leopardos, cães-selvagens-africanos, elefantes, búfalo-africano, impalas, guepardos, gnus, órix, entre outros. O Hwange National Park é conhecido ainda pela população de elefantes, uma das maiores do mundo.

Foto: Hwange National Park | Web

Sigam para Victoria Falls, uma das mais espetaculares quedas d’água do mundo, e preparem a máquina fotográfica. As cataratas situam-se no rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe, e têm cerca de 1,5 km de largura e altura máxima de 128 m. Livingstone deu às cataratas o nome de “Vitória”, em homenagem à rainha Vitória, que na época regia o Reino Unido. Uma paisagem deslumbrante para ser fotografada e vivida em pleno.

Foto: Victoria Falls | Victoria Falls Weddings

6. Viceroy of Índia: a Índia histórica

Comecem a vossa viagem em Bombaim, e não deixem de pernoitar no hotel Taj Mahal, próximo da famosa India Gate. Segue-se uma fabulosa viagem a bordo do pitoresco comboio Matheran Light Railway até Matheran, estação de montanha situada a uma altitude de 800 metros, cercada por densos bosques e surpreendentes paisagens. Segue-se o próximo destino – a jóia da coroa, Jaipur, a colorida capital de Rajasthan – onde não podem deixar de explorar os atractivos da “Cidade Rosa” e visitar o observatório “Jantar Mantar”, um dos 5 construidos por Sawai Jai Singh, onde podem encontrar uma ampla coleção de complexos instrumentos astronómicos.

Foto: Bombaim | Azamara Club Cruises

Terminem com a visita ao Palácio da Cidade, residência oficial da familia real, e sigam para Sawai Madopur. Visitem o Santuário dos Pássaros Keoladeo Ghana em Bharatpur, que alberga mais de 360 espécies e é um dos mais completos do mundo. O lugar foi considerado Património Mundial. Não deixem de visitar o mítico Taj Mahal, descrito como o monumento de amor mais extravagante jamais construido. Passem também por Delhi e visitem o Museu Memorial de Gandhi.

Foto: Taj Mahal | GetYourGuide

De seguida, a fantástica Varanasi, situada nas margens do Ganges, um dos lugares mais sagrados da Índia. Mas as emoções não ficam por aqui. Sigam o espetacular trajeto até à estação de Montanha Darjeeling, que durante o seu percurso atravessa impressionantes paisagens, e de onde podem observar o Monte Kanchenchunga (a terceira montanha mais alta do planeta – 8.600 metros). A última, mas não menos importante paragem, é Calcutá, que termina com um jantar de gala para a despedida desta inesquecível viagem. Are baba!

Foto: Aguiam Wedding Photography

Como vê, só boas razões para adaptarem a viagem de comboio ao vosso perfil, apostando numa viagem luxuosa e recheada de história, um fabuloso sáfari em África, ou uma aventura de mochila às costas em qualquer outro canto do mundo. Depois de tantos preparativos e stress com o casamento, é hora de relaxar. Qual destas rotas é a vossa preferida?

Veja também como escolher a sua lua-de-mel:

Não perca:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o destino para a sua lua-de-mel
Como escolher o destino para a sua lua-de-mel
Saiba o que deve ter em conta na hora de escolher o destino ideal para a vossa lua-de-mel. Tome nota!
Foto: AhHA! Photos
Apaixone-se pelos 10 bairros mais bonitos do mundo na sua lua-de-mel ou numas férias de inverno
Celebre a sua lua-de-mel visitando alguns dos espaços que melhor representam a essência de cada cidade
Lua-de-mel na Nova Zelândia: a magia da nossa realidade
Lua-de-mel na Nova Zelândia: a magia da nossa realidade
Se o Universo tivesse de escolher a sua obra de arte mais preciosa talvez escolhesse este belo país da Oceânia. Porque não visitá-lo na sua lua-de-mel?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação