Porque será que as fotos a preto e branco são as mais bonitas do casamento?

As fotografias a preto de branco não são as fotografias tradicionais porque sim: o facto de poder revelar um rolo de maneira artesanal num laboratório, jogando com as exposições e os processados do revelado, é provavelmente uma das coisas que mais atrai aos apaixonados pelas máquinas fotográficas primeiro e segundo a imensidade de oportunidades que oferecem os álbuns a preto e branco ao fotógrafos profissionais.

Solicite informação sobre “Foto: João Almeida”
Foto: João Almeida
Foto: Lane Dittoe
Foto: Julian Beattie
Foto: Julian Beattie
Foto: Valentín Gamíz

As composições em preto e branco são um dos princípios da arte de fotografar e também um must em qualquer sessão fotográfica de pré-casamento e do próprio dia “C”.

As razões? O jogo de contrastes, a capacidade para realçar a importância dos protagonistas da fotografia (neste caso os noivos), restando a distracção da cor e adicionando uma finalização impecável.

As fotos a preto e branco  tornam-se em lembranças instantâneas para guardar como se fossem tesouros: as lágrimas da madrinha, os sorrisos das crianças e resto de convidados adultos, os olhares noiva-noivo.

Foto: Kevin Mullins
Foto: Kevin Mullins
Foto: Jeff Sampson
Foto: Jeff Sampson

O preto e branco é de facto uma das principais soluções para os fotógrafos quando o tempo não acompanha. Se o céu está nublado ou a luz é demasiado baixa, os contrastes e a saturação corrigem-se como por magia ao passar a imagem a preto e branco!

Solicite informação sobre “Fine`Art´Studio ”
Foto: Fine`Art´Studio
Foto: Mauricio Maenza
Foto: Mauricio Maenza

Os retratos também funcionam às mil maravilhas com este tipo de fotografia: unificam a cor da pele e disfarçam qualquer imperfeição ou sombra que possa aparecer no rosto. Isso sim: se o que procura é um álbum realizado a preto e branco na sua totalidade será melhor que dê com um fotógrafo especializado neste tipo de imagens, que saiba tirar o melhor proveito e potencial de cada uma das tomas.

Foto: María Velarde
Foto: María Velarde

Se bem, mesmo que ter um álbum Black & White seja uma opção tentadora – é um formato perfeito para retratar emoções que é do que se trata um casamento – pense que será mais versátil optar por uma mistura no seu álbum. Isto porque, principalmente, se escolher um álbum apenas em preto e branco a opção de passar as fotos a cores fica descartada.

Solicite informação sobre “Efeito Espontâneo ”
Foto: Efeito Espontâneo
Foto: B&E Photographs
Foto: B&E Photographs

As cores são uma parte fundamental dos casamentos, especialmente se estamos a falar dos ramos de noiva, seria uma pena não poder contar com esse pormenor no álbum de fotos. A nossa sugestão: apostar por um álbum combinado, onde possa contrastar uma mesma imagem desde diferentes ângulos, uma a cores e outra a preto e branco.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

João Almeida
As pessoas casadas vivem mais e são mais ricas: descubra porquê!
Acordar a sorrir ao lado da pessoa que ama é bom para a saúde. E também para as suas finanças. Há até estudos que o...
As fotos de casamento vintage mais bonitas e inspiradoras
As fotos de casamento vintage mais bonitas e inspiradoras
Dar uma olhada nas fotos de casamento da nossa avó pode ajudar-nos a encontrar a nova tendência de este ano para as...
As flores mais bonitas. Há (muito boa) vida para lá das rosas vermelhas
As flores mais bonitas. Há (muito boa) vida para lá das rosas vermelhas
O seu casamento está para breve e ainda não escolheu o bouquet? Estamos aqui para lhe dar uma mãozinha nessa árdua ...
O mistério do beijo... Porque será que nos beijamos?
O mistério do beijo... Porque será que nos beijamos?
O primeiro beijo... Lembram-se do vosso? Claro que sim! Eu sei que sim! Não há prazer maior que beijar e ser beijado!.. Um dos elementos-chave de qualquer relação, de a manter feliz e saudável e o expoente máximo do amor e das suas formas de expressão. Mas, perguntaram-se alguma vez pelos motivos que nos levam a beijar? Porque nos beijamos? Se querem saber a resposta, esta matéria é para vocês!
Vestido de noiva branco e preto? Espreite este sofisticado modelo de Angel Sanchez
Vestido de noiva branco e preto? Espreite este sofisticado modelo de Angel Sanchez
Os vestidos de noiva brancos com alguns apontamentos em preto são tendência.
Uma noiva portuguesa: look preto-e-branco
Uma noiva portuguesa: look preto-e-branco
Hoje trago-vos mais uma noiva portuguesa da cabeça aos pés. Desta vez, escolhi um look preto-e-branco e abdiquei do bouquet... mas não deixo a noiva ir de mãos a abanar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação