Vamos arriscar com o "Casual Wedding Hair"

Foto: One Love Photo
Foto: One Love Photo

Os semi-apanhados que estavam de moda nos anos  90 já estavam a abrir caminho para uns penteados mais descontraídos, menos apanhados perfeitos e mais cabelos ao vento e com ondas suaves. O casual hair, um look que também recebeu o nome de gym hair ou undo, libera o cabelo da invasão dos ganchos, travessões, laca e resto de produtos fixadores: o objectivo é conseguir um efeito do mais natural e relaxado possível.

Foto: Stone Fox Bride
Foto: Stone Fox Bride

Esta evolução para este tipo de penteados deu-se pela necessidade de ser fiel à personalidade própria num dia tão importante, como o do seu casamento. No há nada pior que dar uma vista de olhos no álbum de casamento de há 20 anos atrás e não reconhecer-se e arrepender-se de ter escolhido um vestido ou um penteado que não casava de todo com a nossa maneira de ser.

Foto: Sweet Little Photographs
Foto: Sweet Little Photographs

Isso sim: mesmo que o objectivo último do undo é parecer que nos relaxámos com o nosso aspecto, sem dar-lhe qualquer importância excessiva, o trabalho para que o cabelo brilhe por si só é trabalho para um profissional, que nos possa orientar, cuidar o corte, a fixação e a secagem. Profissionais como José Ribeiro Cabeleireiros, Hairport Cabeleireiros ou Katia Graça – Day Spa por exemplo, podem ser a chave de ouro para conseguir o seu casual wedding hair perfeito.

Foto: BHLDN
Foto: BHLDN

Explica-nos o estilista Moncho Moreno, encarregado de dar forma ao cabelo das modelos/ noivas de Pronovias no seu desfile anual, que o tempo aplicado a este tipo de cabelos, nunca são menos de 45 minutos. “Estes penteados têm muito trabalho encima porque temos que marcar bem o cabelo e dar-lhe uma textura com produtos muito específicos”.

“Dizer que este tipo de penteados requerem menos produtos é totalmente incorrecto. O importante é criar o efeito óptico com produtos de fixação extra-fortes, específicos para profissionais. Também é recomendável que as noivas não tenham lavado o cabelo no próprio dia”.

Fotos: BHLDN 'Mira Gown' y Nina Ricci, primavera-verano 2014
Fotos: BHLDN ‘Mira Gown’ e Nina Ricci, primavera-verão 2014

Os looks mais populares: coroas de tranças, rabos-de-cavalo laterais, apanhados meio soltos… “Este tipo de looks são perfeitamente casuais. É muito importante dispor de uma boa quantidade de cabelo, por isso é necessários usar as extensões para que as noivas brilhem com diferentes texturas no cabelo”.

Luciano de Paoli, hair stylist de Art Lab, partilha a mesma opinião. Para quem a trança lateral desfeita é o casual hair top! “Este é um penteado romântico. Mesmo que seja um penteado actual, não é novo. Parece-me que é ideal para este estilo de noiva“.

Nina Ricci, primavera-verano 2014. Foto: Nina Ricci via Facebook
Nina Ricci, primavera-verão 2014. Foto: Nina Ricci via Facebook

“Normalmente é muito simples de conseguir, mas só depois de preparar a textura do cabelo.” O êxito do penteado depende por tanto de pentear o cabelo previamente, tratando de conseguir consistência e soltura, para que resulte ter um cabelo com o maior volume possível. “A onda vai facilitar o volume e que a trança fique fixa durante o dia todo.

Foto: Julian Beattie
Foto: Julian Beattie

Se nos encontramos com um cabelo muito fino é recomendável usar um produto especializado em dar textura. Se é curto, Paoli recomenda também decantar-se por extensões, para não arriscar-se a ter um rabo de cavalo triste e pobre. “Se começamos com um cabelo muito fosco, com muito volume, acontece o contrário: devemos alisá-lo até chegar a essa forma de onda algo mais ligeira.”

Foto: Enchanted Atelier
Foto: Enchanted Atelier

“Este tipo de trança é muito natural, algo desfeita, e tem umas ondulações suaves com um bucadinho de produto nas pontas e na parte da frente. Mesmo que se trate de um undo, não deixa de estar de sob-controle porque antes já se trabalhou a textura.” O processo permite, além de mais, que o cabelo não vaia perdendo o volume ao longo do dia.

O bom é que o cabelo decida a direcção que quer tomar depois de acabar o nosso trabalho, para que mantenha um estilo romântico, feminino e favorecedor ao longo do dia.

Fotos: One Love Photo, Sweet Little Photographs y Julian Beattie.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

As melhores maquilhadoras do Porto que maravilharam as noivas da Zankyou
As melhores maquilhadoras do Porto que maravilharam as noivas da Zankyou
Num dia que gira em torno da beleza, da sofisticação e requinte inerente a todos os aspectos da cerimónia, a noiva é uma das grandes protagonistas. Solicite informação grátis e sem compromisso!
Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida
Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!
Aceite as suas imperfeições e tire partido dos seus pontos fortes. A sua maquilhagem deve acentuar a sua beleza natural e não transformá-la noutra pessoa.
Créditos: Fräulein Klick Photography
As melhores dicas de Makeups para noivas de Inverno!
Sim, todos ficamos mais bonitos e com um ar mais saudável com a pele bronzeada, mas será o uso de bronzer apropriado para os dias mais frios? Só uma makeup artist lhe pode dar a resposta! Por isso, nós lançamos a questão. Elas responderam.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação