PT Login
PT

Como organizar um encontro inesquecível: 11 dicas fundamentais

Quem é que não gosta de ser surpreendido? Desde que a surpresa seja boa, provavelmente ninguém (ou quase ninguém). Por isso, quer seja para dar um novo fôlego ao seu relacionamento ou dar o primeiro passo em direcção a um grande amor, hoje vamos deixar-lhe aqui dicas fundamentais para organizar um encontro inesquecível. Siga passo a passo as nossas recomendações e deixe a sua cara-metade verdadeiramente impressionada!

Ricardo MeiraSolicite informação sobre “Ricardo Meira”
Ricardo Meira

1. Onde é que será o encontro?

Esta é primeira pergunta que deve colocar a si própria(o) assim que decidir por mãos à obra, pois é a escolha mais decisiva para o sucesso do seu encontro. Se não acertar no local, a verdade é que tudo o que fizer a partir daí tenderá a estar condenado ao fracasso. Sabe ou não sabe que a primeira impressão é fundamental?

Petit PalaisSolicite informação sobre “Petit Palais”
Petit Palais

Sem entrar já em stress com o peso da decisão, vamos por partes: conhece bem a pessoa com quem irá ter o encontro? Sim? Então pense quais os locais ou estilo de locais que lhe agradam. Mais: pense num local que o(a) poderia deixar admirado(a) pelo facto de ter pensado nele. Pode ser um lugar que tenha especial significado no vosso relacionamento – onde se conheceram, onde deram o primeiro beijo, onde passaram horas intermináveis a contar histórias da vossa vida… enfim, onde foram felizes! Ou então, algum outro local que possa ser marcante para memórias futuras. Já o(a) levou a jantar a sua casa? Ele/ela anda há meses a querer experimentar aquele japonês que está na moda mas ainda não conseguiram lá ir?

Stroganov Boutique HotelSolicite informação sobre “Stroganov Boutique Hotel”
Stroganov Boutique Hotel

Se o encontro inesquecível que quer organizar é o primeiro, sabia que uma pesquisa realizada na Universidade de Mckendree, nos EUA, chegou a uma conclusão interessante: quando passamos por situações fisicamente estimulantes – como andar numa montanha-russa ou de kartaumentamos as hipóteses de nos apaixonarmos. Se o estímulo é prazenteiro, associamos esse prazer à pessoa que está ao nosso lado. Deu-lhe alguma ideia?

Momentos Especiais / João Marques FotografiaSolicite informação sobre “Momentos Especiais / João Marques Fotografia”
Momentos Especiais / João Marques Fotografia

Mas atenção: tenha em conta o seu próprio estilo e gosto, pois será frustrante estar num local onde não se sinta confortável.

Veja também Amor 2.0: Há possibilidade de encontrar o amor na internet?

2. Pense no programa perfeito

Qual será o programa do encontro? Obviamente que esta questão está directamente relacionada com a anterior. Aliás, na realidade estão a duas condicionadas, pelo que pode começar por uma ou por outra. E o programa tanto pode ser um cliché – como um jantar romântico ao final do dia ou uma ida ao cinema – como um passeio de bicicleta, um piquenique, uma tarde de fotografia, um passeio sob o luar, uma viagem surpresa, uma caminhada na praia, uma visita a um parque de diversões ou uma simples tarde a ver séries e filmes na TV, entre tantas outras possibilidades.

Ricardo MeiraSolicite informação sobre “Ricardo Meira”
Ricardo Meira

Considere o gosto da pessoa (e o seu). É apreciador(a) de um bom repasto? Nesse caso, o jantar poderá ser a melhor opção. É apaixonado(a) pelo cinema? Neste caso, sessão caseira ou ida ao cinema. Adora música? Porque não um ir a um concerto? É fã de desporto? Porque não convidá-lo(a) para fazer jogging consigo?

Veja também No Tinder ou na vida real, o engate, funciona ou não?

3. Experimente a novidade

Se quiser mesmo impressionar, pode também basear-se no comum para criar o excepcional. Por exemplo, já fizeram um piquenique num parque? Sim. Mas e um piquenique no topo de um prédio ou numa montanha, onde podem assistir juntos ao nascer ou pôr-do-sol?

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

Outra ideia será mesmo levar o seu parceiro ou parceira a fazer algo que nunca fez anteriormente, que o(a) tire da rotina. Pode ser qualquer coisa: andar a cavalo, levá-lo a um restaurante de comida exótica que nunca experimentou ou saltar de para-quedas. Mais uma vez atenção aos gostos de cada um e ao grau de envolvimento que possui com a pessoa, que permita conhecê-la melhor ou não. Nada de meter o pé na argola ao convidar alguém para fazer um passeio de barco quando ela tem fobia da água e não sabe nadar…! Todos gostamos de alguém que nos proporcione novas experiências satisfatórias, que acrescentem mais colorido ao nosso mundo. Mas é preciso respeitar os limites.

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

4. Determine a hora e o dia

Escolha um dia e um horário que seja perfeito para os dois. Não vai querer arrastar à pressa o seu parceiro(a) ou candidato(a) para o seu encontro inesquecível. Sendo uma surpresa, procure puxar conversa antes, de modo a que ele ou ela lhe dê os indícios certos.

5. Planeie mais do que um ambiente

Visite mais do que um lugar com o seu parceiro ou parceira. O que queremos dizer com isto? Damos-lhe um exemplo: se o plano for um jantar romântico num restaurante, opte por um que esteja localizado perto de um parque, para poderem caminhar de mãos dadas após o jantar. O importante para tornar o encontro o mais inesquecível possível é planear uma mudança de ambiente, que irá consequentemente alterar – e, muito possivelmente, melhorar – o humor e o clima entre ambos. Atenção que para isso tem de ter tempo, pelo que o ponto anterior tem de ser bem escolhido.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
João Almeida

6. Esmere-se no convite

Se é para ser romântica(o), então deve sê-lo desde o início, pelo que o convite deve ser também especial. E quando dizemos especial, pode até nem ser muito rebuscado. Pode simplesmente optar pelos clichés e enviar para ela um ramo de flores com um bilhete a marcar o encontro, ou mesmo uma caixa de bombons. Para ele? Uma mensagem cheia de humor ou um recado enrolado numa garrafa de cerveja. Melhor ainda? Use a sua imaginação!

a PajaritaSolicite informação sobre “a Pajarita”
a Pajarita

7. Pense cuidadosamente na comida

Grande parte dos encontros acontece em redor da comida. Por isso, deverá ser especialmente pensada para a ocasião.

Se gostar de cozinhar, pode aventurar-se na cozinha, para mostrar ao seu par o quanto é dedicada (o). E mesmo que a comida não fique perfeita, ele(a) ficará feliz só por ter tentado fazer – só para ele/ela! – um jantar elegante.

Stroganov Boutique HotelSolicite informação sobre “Stroganov Boutique Hotel”
Stroganov Boutique Hotel

Se a cozinha não é o seu ponto forte e não quer arriscar, mas prefere ficar tranquilamente em casa, porque não contrata um catering ao domicílio?

Finalmente, pode optar simplesmente por ir a um bom restaurante e assim não ter de se preocupar nem com a comida, nem com ambiente, focando-se apenas no encontro em si.

8. Torne o ambiente mais romântico

Há coisas que pode fazer para dar um toque de romantismo ao seu encontro. Comece por se produzir de forma adequada à ocasião e opte por um comportamento sedutor, falando em tons gentis e sempre com um sorriso (sincero, nada de sorrisos forçados!). Se o encontro for em sua casa casa, a música não pode faltar, pelo que deverá compilar músicas que representem o melhor do vosso relacionamento ou, se é o primeiro encontro, temas relaxantes e sensuais.

Berço das NoivasSolicite informação sobre “Berço das Noivas”
Berço das Noivas

9. Não esqueça de comprar algo para oferecer

Não sendo Natal ou nenhum aniversário, não terá de oferecer grandes presentes. Falamos de apenas um mimo, que derreta o coração da sua cara-metade. Para ela, pode oferecer os clássicos: flores, bombons ou um peluche. Se quiser adequar a oferta mais à sua personalidade, porque não um livro com uma dedicatória romântica, uma montagem de fotos ou vídeo gravado num CD? Para ele, pode também compilar um CD com músicas que ele goste, oferecer um livro ou uma fotografia sua espectacular para ele se lembrar de si a todo o instante, etc.

Inspire-se nas 20 prendas que as mulheres desejam uma vez na vida e os 15 presentes mais originais para ele no São Valentim.

Muguet - Bem CasadosSolicite informação sobre “Muguet - Bem Casados”
Muguet – Bem Casados

10. O que dizer?

Finalmente, para que um encontro seja inesquecível vai ser preciso falar. E o que dizer? O que sente! Demonstre o quanto a pessoa lhe é especial. E para conseguir escolher as palavras certas, pense no significado que o seu parceiro /parceira tem para si.

Veja também as 10 perguntas que deve fazer num primeiro encontro.

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

11. Ideias

Aqui ficam algumas ideias para um encontro inesquecível:

  • Em vez de um jantar tradicional, opte por um piquenique na sua sala de estar, com comida deliciosa regada com um bom vinho. Faça o que puder para tornar o ambiente mais romântico e diferente: flores, velas, música, etc. Prepare os alimentos com antecedência e opte por aqueles que são fáceis de comer no chão: sandes, pão, saladas, queijos, biscoitos, chocolates, etc.
  • Um passeio romântico de barco pode ser uma boa ideia, caso a sua cara-metade aprecie este tipo de programa. Há empresas que oferecem este tipo de serviço, inclusive com catering incluído para que não tenha de se preocupar com nada.
  • Porque não convidá-lo(a) para um workshop de cozinha? O programa ideal para os amantes da culinária ou para quem não tem muito jeito mas tem muita vontade de aprender.
  • Procure ver que eventos vão acontecer na sua área. Um festival, uma peça de teatro, eventos em museus, etc. É bom experimentar coisas novas, não saindo da sua zona de conforto.
Poeisis MusicalisSolicite informação sobre “Poeisis Musicalis”
Poeisis Musicalis
  • Ensine a sua cara-metade a dançar ou façam algum desporto juntos: escalada, explorar de bicicleta trilhas locais, surf, etc. As possibilidades para novos desportos e hobbies são inúmeras.
  • Sendo o vinho a bebida do amor, porque não visitar uma vinha e/ou uma adega? Algumas oferecem passeios, nas quais aprende como o vinho pode ser feito, com programas que incluem também serviço de catering e degustação.
  • Vá a um parque de diversões ou a uma feira. Nada mais divertido e estimulante do que reencontrar a criança que está dentro de vocês, sendo uma excelente oportunidade para criar laços.
  • Leve-o(a) a andar de kart, para sentir toda competitividade, velocidade e adrenalina desta actividade. Um momento que ficará para sempre, sobretudo se for uma experiência nova.
  • Procure fazer alguma actividade ao ar livre, transformando algo simples num momento especial. Ver um por do sol, por exemplo, pode até nem ser nada de muito extraordinária (quantos já não viram, sozinhos ou juntos?), mas levá-lo(a) a um topo da montanha depois de uma longa caminhada para o observar pode ser fenomenal.
1Love4ever PhotographySolicite informação sobre “1Love4ever Photography”
1Love4ever Photography

O mais importante neste momento a dois é lembrar-se de que atitudes românticas muitas vezes envolvem acções simples, que tenham significado para ambos e, preferencialmente, que sejam divertidas para que o vosso encontro seja – de facto – inesquecível!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação