As 9 perguntas que deve colocar ao amor da sua vida

As 9 perguntas que deve colocar ao amor da sua vida

Antes de dizer o "Sim" e comprometer-se com uma vida em comum com uma outra pessoa, é essencial saber se está pronta para dar esse passo. Veja aqui 9 questões que vai ter de colocar à sua cara-metade.

As 9 perguntas que deve colocar ao amor da sua vida
Foto: Efeito Espontâneo
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Amor
  • Casal

O casamento é um passo muito importante numa relação, talvez o mais importante. É o casamento que marca o início de uma vida a dois, uma vida de partilha (das alegrias e das tristezas), uma vida cheia de emoções, cheia de surpresas, mas também cheia de desafios. Antes de dizer o “Sim” e comprometer-se com uma vida em comum com outra pessoa, é essencial saber se está pronta para dar esse passo, saber se a sua cara-metade está pronta para dar esse passo e saber se vocês se conhecem e se aceitam verdadeiramente. Nós podemos ajudar. Preparámos a lista das nove perguntas que deve colocar à sua cara-metade antes de casar (e que ele ou ela deve responder).

1. Sou o amor da tua vida?

É possivelmente uma das perguntas mais importantes que pode fazer. E a resposta terá de ser indubitavelmente sim! É preciso que, antes de assumir um compromisso para a vida com uma pessoa, você acredite com todas as suas forças que essa pessoa é o amor da sua vida. E a sua cara-metade deve sentir o mesmo. Ambos precisam de sentir que é para sempre, mesmo que não seja, mesmo que a vida dê muitas voltas e acabe por vos afastar.

2. Vais estar sempre disposto a lutar pelo nosso amor?

Com o passar dos anos e com o stress do dia-a-dia, muitas vezes a relação sofre e o amor vacila. E há pessoas que desistem, que se entregam, que deixam a chama desvanecer devagar… Você deve de ter a certeza que consigo não será assim, que você e a sua cara-metade estarão dispostos a lutar sempre por manter o amor, o romance, a paixão. Dá trabalho? Claro. Exige esforço? Evidentemente. Mas compensa (e tanto)!

Leia também: 6 formas de começar uma relação que dure para sempre!

guardar
Ambos precisam de sentir que é para sempre. Foto: Arte Magna Fotografia

3. Porque me amas? Porque queres passar o resto da tua vida comigo?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Já dizia o poeta que o coração tem razões que a razão desconhece… Pode muito bem assim ser, mas esta é uma pergunta importante. Porque ao ouvir a resposta vai estar a descobrir-se a partir do olhar de quem a ama. Vai ouvir o que de melhor lhe oferece e vai saber sempre como fazer a sua cara-metade feliz!

4. Vais ajudar-me a ser uma pessoa melhor?

As relações saudáveis (e felizes) são as relações que nos ajudam a crescer, a exceder-nos a nós e às nossas expectativas, a fazer mais e fazer melhor. A sua cara-metade deve ter vontade de fazer de si uma pessoa ainda melhor e de ela própria se tornar melhor estando consigo. Amar alguém também é admirá-la e apoiá-la.

Leia também: Ikigai: A receita japonesa para a felicidade

guardar
Amar alguém também é admirá-la e apoiá-la. Foto: Efeito Espontâneo

5. Vais saber dizer-me que estou errada quando for preciso?

Quem nos ama, conhece-nos. Conhece-nos no nosso melhor e no nosso pior! E para que nós possamos ser pessoas melhores, de bem com o mundo que nos rodeia, é preciso que alguém nos saiba dizer quando parar, quando corrigir um erro, quando estamos a ser injustos.

6. Vais dar sempre o teu melhor pela nossa família?

A família é o mais importante. A sua cara-metade é a pessoa com que você vai criar uma família. Os dois precisam de estar de acordo: a família passará a ser a grande prioridade da relação. Case com alguém que partilha os mesmos valores que você, que tem os mesmos objetivos de vida, alguém que seja feliz construindo consigo uma família.

Leia também: 5 dicas para apresentar as famílias antes do casamento

guardar
Quem nos ama, conhece-nos. Conhece-nos no nosso melhor e no nosso pior! Foto: Instante Fotografia

7. Vais apoiar-me? Aconselhar-me?

Amar é apoiar. Se alguém quer partilhar uma vida consigo, tem de estar disposto a apoiá-la, mesmo quando é trabalhoso, mesmo quando não é divertido, mesmo quando existe um problema difícil para ultrapassar. As soluções são mais fáceis de encontrar a dois. E os períodos menos felizes da vida são sempre menos sombrios quando os dividimos com alguém que nos ama e que se preocupa connosco.

8. Vais ser um bom pai?

Se quer ter filhos e esse é o plano que idealizou para a sua vida, faça questão de saber se a sua cara-metade quer o mesmo. E se está disposta a fazer dos filhos e da sua família a maior prioridade.

Leia também: 10 sinais que indicam que ele será um bom pai: dorme dorme, meu menino…

guardar
Faça questão de saber se a sua cara-metade tem o desejo de ter filhos. Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

9. Ainda vais amar-me quando eu for velhinha?

O compromisso que duas pessoas que se amam fazem quando casam é um compromisso para a vida. E o amor que duas pessoas nutrem uma pela outra não tem um prazo de validade. Quem casar consigo deve ser alguém disposto a amá-la apesar de tudo, da sua idade, da sua aparência, dos seus caprichos e das dificuldades e obstáculos que a vida às vezes coloca (ou melhor ainda, por causa de tudo isso)! Quem a amar, vai conhecê-la e vai ter a certeza que a amará agora, daqui a 10 anos ou daqui a 50!

Leia também: Bodas de ouro: como celebrar os 50 anos de casamento?

guardar
Quem casar consigo deve ser alguém disposto a amá-la apesar de tudo. Foto: SLcasamentos

Não se esqueça, no dia em que subir ao altar, deve sentir que amar para sempre é possível. Só assim o seu voto será verdadeiro. E não se preocupe nem se questione. É possível amar alguém sem  restrições e sem condições e durante toda a vida. Exige esforço e dedicação, mas é possível.

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

SLcasamentos Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo