Beber muita água, manter uma alimentação variada e equilibrada, exercitar o corpo... Não são esses os truques milagrosos que as revistas apregoam de quando em vez - aqueças que muitas de nós compramos desesperadamente - a cada edição e que vendem perante a nossa ânsia de perder peso?
Pelo que sabemos, truques infalíveis, não existem. O melhor mesmo, é a perda gradual de peso e preferencialmente, com os conselhos e orientações de um nutricionista - há bem pouco tempo, falamos disso aqui, lembram-se? O problema é quando os dias passam à velocidade da luz e o grande dia aproxima-se. Não há vestido que caiba, a tensão e os nervos estão no máximo e as gomas ali ao lado... É nessa altura que até as teorias mais espatafúrdias fazem sentido, e a esperança que é a última a morrer, é também aquela que mantemos viva, pensando em perder algumas gramas.
Bem, nada de pânico! Hoje, seleccionamos 10 das mais famosas dietas mundiais - muito à conta de celebridades do Hollywood, como o regime vegan que Beyonce adoptou aquando do seu noivado.
Uma última e única observação: regimes extremos nunca são recomendáveis e por isso se recorrerem a um, quando a contagem decrescente vos assombrar o sono ou quando precisarem de voltar à boa forma tão rápido quanto possível, pelo menos certifiquem-se que é uma fase transitória. Em todos os outros casos, aconselhamos paciência e preserverança - porque a pressa nunca foi boa conselheira!..
Não se trata de uma dieta mas antes de um modo de vida que exclui carne ou peixe, dando no entanto, destaque a alimentos como os derivados lácteos, os ovos ou o mel.
É recomendada para períodos de desintoxicação de 3 dias mas não deve ser considerada se o único objectivo for perder peso num curto espaço de tempo.
"Menos 10 quilos em duas semanas" é o slogan da dieta Plank, um outro regime assente num alto consumo de proteínas e que elimina o consumo de hidratos de carbono e fibras.
A dieta proteica mais famosa do Mundo é dividida em 4 fases e exclui por completo os açúcares, os hidratos de carbono, as proteínas e as asneirinhas que todos fazemos de vez em quando.
Tem resultados praticamente imediatos mas é perigosamente desequilibrada e completamente imprópria para vegetarianos.
A "dieta do homem das cavernas" propõe um consumo não restritivo de alimentos aos quais os nossos antepassados davam primazia: legumes, raízes, carnes, frutas e peixes.
Apontam como inimigos, a título de exemplo os cereais.
Também conhecida como a "dieta do índice glicémico", exclui alimentos que possam causar um rápido e vertiginoso aumento do nível de açúcar no sangue. Tem a vantagem de exigir uma análise exaustiva ao próprio metabolismo, que pode deixar de lado alguns grupos de alimentos importantes na possibilidade de serem incompatíveis com determinado parâmetro.
Trata-se de um regime saudável que prevê a redução drástica do sal, privilegiando o magnésio, a vitamina D e E, proteínas vegetais, o ómega 3 e as fibras.
Não se trata de uma dieta para perda de peso real mas antes de um modelo nutricional inspirado nas tradições culinárias de Itália, Grécia e Marrocos.
Não exclui qualquer grupo alimentar e tem por base a associação deles e a utilização de cereais e dos seus derivados, peixe, azeite, frutas, vegetais e legumes.
É património da Humanidade e com base num estudo recente, da Universidade de Harvard, prolonga a vida.
A dieta que teve um estrondoso sucesso nos anos 70, continua a reuniar fãs de todo o Mundo, muito por conta dos seus resultados praticamente imediatos.
A sua particularidade é que cada alimento, tem uma pontuação diferente, atribuída consoante o estilo de vida, o sexo e o peso de uma pessoa.
Contempla a ingestão de um baixíssimo número de calorias, por dia, e deve ser seguida durante 3 semanas.
Este regime, concebido para controlar o nível de colestrol, baseia-se na proporção de 40-30-30 - isto é, 40% de hidratos de carbono, 30% de proteínas e 30% de gorduras.
É o tipo de "medicamento", a ser tomado na dose certa. Tem a vantagem de gerar um maior bem-estar quer a nível físico quer a nível psicológico mas obriga a estar de calculadora em riste, a cada circunstância.
Muito em voga entre as celebridades, promete alterar por completo o metabolismo do corpo em 4 semanas, com recurso a um regime bastante restritivo de nutrientes. Em três dos dias da semana exige um consumo muito elevado de proteínas.
As 10 dietas mais famosas do Mundo estão aqui na Zankyou Magazine.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião