5 factos interessantes sobre sutiãs: surpreenda-se

O sutiã é um símbolo de feminidade, todas nós usamos e é um complemento essencial na vida de uma mulher. Para além da sua função básica, que é o suporte dos seios, eles são usados como complementos ideais no nosso look e existem de todos os tipos e para várias funções. No entanto, o sutiã teve uma origem e ao longo da sua história existem factos bastante interessantes que, muito provavelmente, você não sabia. Venha conhecer essas curiosidades connosco! 

Foto via Pinterest

1. Sutiã desportivo

Na ausência de sutiãs de desporto, as mulheres que jogavam ténis em Wimbledon, em 1887, competiam com corpetes de osso de baleia e de metal, que eram tão apertados que, muitas vezes, acabavam cobertas de sangue no final de uma partida.

Foto via Pinterest

O sutiã desportivo moderno só foi inventando em 1977, tendo sido um caso de DIY  de duas irmãs e entusiastas da corrida, Lisa Lindahl e Polly Smith, que fizeram a peça costurando duas cuecas juntas.

2. Primeiro sutiã moderno – DIY

Já que estamos a falar de DIY, o primeiro sutiã moderno também foi um projecto de DIY – consistia em dois lenços feitos por uma jovem rica chamada Caresse Crosby antes de ir a uma festa.

Foto via Pinterest

Crosby, de 19 anos, estava infeliz com a forma como o seu corpete de ossos de baleia ficava debaixo do seu vestido delicado e pediu à sua empregada que trouxesse os seus lenços de seda, fita rosa, um cordão e uma agulha e fio. E foi assim que ela criou o primeiro sutiã moderno. Ela patenteou o projecto em 1914 e iniciou a Fashion Form Brassiere Company; do sutiã. Mais tarde veio a afirmar: “Não posso dizer que o sutiã tomará um lugar tão grande na história como o barco a vapor, mas eu inventei-o”.

3. Pode agradecer (ou culpar) Mark Twain pelo fecho de sutiã moderno

Foto via Pinterest

Em 1871, Twain patenteou uma “melhoria em alças ajustáveis e de tiras removíveis para vestuário”. Ao descrever o seu design, ele escreveu: “A natureza da minha invenção consiste numa alça elástica ajustável e tiras para coletes, calças ou outras peças que exigem correias, como será mais detalhado em seguida”. Para o sutiã, foi a introdução do fecho.

4. As feministas não queimaram os seus sutiãs em 1968

Foto via Pinterest

Apesar do nome bra-burning, isso não aconteceu literalmente. O que realmente aconteceu foi um protesto das feministas contra o concurso “Miss America” de forma a denunciarem e acabarem com a exploração comercial contra as mulheres, colocando os sutiãs (juntamente com saltos altos, maquilhagem, revistas femininas, espartilhos, cintas e outros objectos que simbolizavam a beleza feminina) numa lata de lixo. Num artigo sobre o protesto, a repórter Lindsy Van Gelder comparou as acções das mulheres com os homens que queimavam os seus rascunhos em protestos anti-guerra e confundiram-se as duas coisas.

5- Existe um sutiã que funciona como uma máscara de gás em caso de emergência

Foto via BuzzFeed

Embora pareça um dispositivo estranho da era da Guerra Fria, foi realmente inventado pela Dra. Elena Bodnar, que iniciou a sua carreira como médica a tratar de crianças vítimas do desastre de Chernobly. De acordo com o site, “o sutiã de emergência (EBbra) é uma peça de protecção que pode ser fácil e rapidamente transformada em duas máscaras respiratórias em caso de emergência, para reduzir a inalação de partículas nocivas no ar enquanto os dispositivos de protecção especializados não estiverem disponíveis para o público (tais como desastres naturais ou acidentes). O EBbra é como qualquer outro sutiã convencional, em termos da sua principal função para apoiar os seios, bem como a sua estética, tamanhos, cores e estilos. EBbra pode ser usado regularmente, sem alças ou cruzado e ganhou o prémio Ig Nobel de 2009, na categoria Saúde Pública. 

EBbra

Os sutiãs fazem parte do nosso dia-a-dia mas conhecia estas curiosidades?

Veja ainda:

Dê-nos a sua opinião

Dê largas à sua imaginação, agradeça e surpreenda os seus convidados!
Dê largas à sua imaginação, agradeça e surpreenda os seus convidados!
Pretende agradecer aos seus convidados por terem partilhado convosco emoções, momentos inesquecíveis, mas de uma maneira diferente e original? A Zankyou dá-lhe algumas ideias que, com certeza, surpreenderá os vossos convidados.
Momento Cativo
O Dia da Mãe está próximo. Surpreenda a sua com um dia muito especial!
O dia da mãe é especial! Serve para você se lembrar do quanto a ama e o quão gosta de estar com ela. Faça-lhe uma surpresa e deixe-a embevecida!
Coconuts
Fique a conhecer os 12 Espaços para Casamentos em Lisboa com vista sobre o mar!
12 Espaços incríveis com vista sobre o mar! Fique a conhecer cada um deles!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação