9 formações musicais que fazem sucesso nos casamentos. Dê ritmo ao seu dia!

A música assume um papel de grande importância em qualquer casamento, não só no final da festa, onde se quer muita animação na pista de dança, como nos diversos momentos marcantes que vão decorrendo ao longo de todo o dia: a cerimónia, a entrada dos noivos no local do copo-d’água, o corte do bolo, etc. Sim, porque a verdade é que não há nada como uma bonita cerimónia embalada pela magia das vozes, em perfeita comunhão com os instrumentos! Ou uma entrada triunfal dos noivos no salão de festas, com a música certa a fazer bater corações de emoção.

Luis Efigénio PhotographyAgende uma reunião com Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio PhotographyAgende uma reunião com Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

Para a música do casamento existem, no entanto, diferentes opções, não só de género mas também de formação. Por isso, e antes de decidir que tipo de formação vai querer para o seu grande dia, vamos dizer-lhe como é cada uma delas e que género casa melhor com os diferentes momentos do casamento. Com todos os dados na mão, o resto dependerá de si e da sua cara-metade, nomeadamente da vossa personalidade mais ou menos extravagante.

Luis Efigénio PhotographyAgende uma reunião com Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

Cantautores

Geralmente são solistas e fazem um grande sucesso de guitarra na mão e o sentimento no coração. As canções, nascidas da genialidade do artista, têm um conteúdo poético e um toque que funciona estupendamente num acontecimento tão emotivo como um casamento.

Natalia Kabliuk
Foto via Shuttertsock: Natalia Kabliuk

Grupo a cappella

O conceito a cappella consiste em interpretar músicas, ritmos e sons com o mero uso da voz dos intérpretes. Estes artistas costumam reunir-se em grupos de três ou quatro vocalistas e escolhem canções que requerem um grande timbre vocal. Antigamente, este tipo de formação restringia-se à música sacra, pois até ao início da Idade Média estava proibido o uso de instrumentos nas igrejas; mas hoje em dia há formações que se aventuraram noutros géneros musicais. Até existe o beatboxing, que reproduz todo o tipo de sons com a boca (lábios, língua, voz…) e que, eventualmente, se poderia incluir dentro deste género.

Solista

Nos casamentos mais tradicionais pode-se optar por a cappella, mas o romper do som de um órgão é  sempre um grande complemento para nos arrepiar ainda mais a pele. De qualquer forma, nos casamentos de hoje em dia, alguns deles apenas civis e em espaços muito diferentes, incluem muitas vezes solistas a interpretar músicas pop, rock ou soulque não diminuem em nada a emoção nas canções e no evento.

Jirapong Manustrong
Foto via Shutterstock: Jirapong Manustrong

Coro

Todos vimos o filme “Do Cabaret para o Convento”, com Whoopi Goldberg a cantar à cabeça, deixando-nos quase pálidos diante de tamanha força e arte. Por isso, um coro com profissionais do canto acompanhados por um instrumento são uma maravilhosa opção para a cerimónia. Normalmente, incluem um mínimo de seis solistas, entre os quais se encontram vozes tenores, barítonos, sopranos e mezzos. Um espectáculo!

Coro GénesisAgende uma reunião com Coro Génesis
Coro Génesis

No Porto, vai encontrar o Coro Génesisum conceito inovador de coro profissional especializado em assegurar os momentos musicais em cerimónias de casamento litúrgicas e civis. A grande experiência e flexibilidade da equipa da Coro Génesis permite não só interpretar as clássicas músicas de casamento como a “Marcha Nupcial” e “Ave Maria” mas também clássicos do Pop moderno, como “Somebody to Love” e do gospel como “Happy Day” e até músicas novas pedidas pelos noivos. A versatilidade do grupo permite que o Coro Génesis se possa apresentar em diferentes formações, desde duetos até coro com orquestra.

Os músicos do Coro Génesis, para além de música para igreja, estão também habilitados a fazer animação, através da música e do teatro musical, de outros momentos durante a boda, como o cocktail de recepção, aperitivos ou momentos entre-pratos.

Poderá assim experienciar uma componente musical perfeitamente adaptada aos seus desejos, de modo a que as suas músicas preferidas façam sempre lembrar o dia mais importante da sua vida!

Trio, Quarteto e Quinteto

Normalmente são de dois tipos: de corda (violinos, viola e violoncelo) ou de sopro (flauta, clarinete, oboé e fagote). Esta mistura de sons, próprios da música clássica, é um festival de matizes, tons e melodias que casam perfeitamente como parte da mesma composição musical. Para além disso, com instrumentos como a harpa e o piano, o quarteto, quer de corda como de sopro, ascende a quinteto.

Bogdan Sonjachnyj
Foto vía Shutterstock: Bogdan Sonjachnyj

No Porto, sugerimos-lhe o trio Poiesis Musicalisum projecto musical que abrange diferentes géneros musicais, possibilitando uma perfeita harmonia e bem estar no seu evento. O grupo apresenta dois tipos de repertório: um ligado à música cerimonial (acompanhamento de cerimónias religiosas ou não religiosas), outro relacionado com a música de cariz popular desde o jazz, bossa nova e baladas (copo de água,etc). O Trio é composto por voz, piano e  flauta transversal, adaptando as perfeitas combinações musicais ao seu evento. Perfeito, não lhe parece?

Orquestra

Há três tipos de orquestras que dependem muito do gosto dos noivos. A orquestra de câmara, que mantém uma essência eminentemente clássica e os seus instrumentos estrela, que são normalmente quatro violinos, três segundos violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo. No caso das pequenas orquestras,  vocês escolhem os temas a interpretar e eles determinarão que instrumento e cantores necessitam para assumir a dita tarefa. Além disso, para um toque mais moderno há sempre a opção de uma orquestra de jazz, formada por guitarra, baixo, bateria e trompete ou saxofone. Esta última, que é sempre um sucesso pois sai da norma, tem um som mais fresco e rítmico, que nos remete às tabernas obscuras e bucólicas de Nova Orleães ou Nova Iorque.

Música folclórica

Em determinadas regiões, a música típica e os grupos que bebem dela são utilizados para alegrar qualquer noite nupcial. Os mariachis, que interpretam rancheras, boleros, corridos, cumbias e valsas mexicanas, são os mais conhecidos ao nível planetário, mas cada país tem o seu próprio folclore.

Caracarafoto
Foto vía Shutterstock: Caracarafoto

Grupo de Gospel

Proveniente dos Estados Unidos, este som angelical é uma ode à música. Eleva o espírito a um nível místico e, para além disso, é fenomenal num acontecimento tão solene. O conjunto varia desde os oito até aos vinte e cinco cantores, os quais podem cantar a cappella ou acompanhados de um instrumento. É típico das igrejas protestantes incluídas nos círculos afro-americanos, apesar do seu indubitável talento já se estender actualmente a todo o tipo de cerimónias. A actuação ascende sempre ao nível do espectáculo com maiúsculas!

Banda

Um conjunto musical que pode incluir os seus próprios temas,  interpretar covers ou juntar o melhor dos dois mundos misturando os dois. Apesar de geralmente se enquadrarem dentro de um determinado género, há bandas que tocam todos os géneros ou utilizam o seu estilo para adaptar canções totalmente diferentes. Estas bandas têm uma filosofia muito especial e dão originalidade aos casamentos.

Se precisar de ajuda para fazer as suas escolhas, siga as nossas 5 dicas para contratar uma banda para o seu casamento: evite uma pista de dança vazia!

Nejron Photo
Foto vía Shutterstock: Nejron Photo

Em Lisboa, temos uma sugestão para si: a Rituais – Animação e Produção de Eventos tem já mais de 15 anos de experiência em animação, pelo que sabe que são os momentos que fazem com o que o casamento seja inesquecível.  Nesta linha, procuram estar presentes em momentos de grande destaque nos casamentos, tal como o copo-de-água, a cerimónia civil ou religiosa, o cocktail, a animação musical ou o corte do bolo. Dentro dos serviços que oferece, é possível encontrar bandas de covers e temáticas, assim como música para cerimónia, DJ e Vj ou fadistas, entre tantas outras opções.

Rituais - Animação e Produção de EventosAgende uma reunião com Rituais
Rituais – Animação e Produção de Eventos
Rituais - Animação e Produção de EventosAgende uma reunião com Rituais
Rituais – Animação e Produção de Eventos

A música deve desempenhar um papel importante no seu casamento. O seu poder de sedução é total e serve para decorar com ritmo cada momento do seu grande dia. Decida a sua formação ideal e triunfe! 

E se for contratar um DJ, leve consigo as nossas melhores playlists para que nada falhe no dia do casamento: As melhores músicas de casamento para 2017: os temas que vão fazer sucesso! e  150 temas pop & rock para a playlist do seu casamento. E que comece a festa!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação