Alfaiataria: para um noivo bem vestido e de arrasar!

Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, falamos de alfaiataria, um serviço que muitos noivos, temos a certeza, desconhecem... Querem saber mais? Então, venham espreitar!

  • O Noivo
  • Entrevista
  • Noivo

Para quem acha que as noivas são protagonistas de um conto de fadas, sozinhas e por si mesmas, desenganem-se… Ao lado de uma belíssima mulher, está sempre um homem vestido para arrasar!.. Não concordam? Sim, é verdade que falamos dezenas de vezes sobre vestidos de noiva, sobre o bouquet de noiva perfeito e ainda, sobre o penteado mais adequado… Mas, de igual forma, os acessórios e complementos para o noivo de 2016, não nos escaparam, assim como, as tendências fortes para o look do noivo deste ano, também não!

guardarFoto: Rui Teixeira Wedding Photography
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
Publicidade

Hoje, é deles e para eles que voltamos a falar! Estivemos à conversa com o Paulo Marques, o rosto da ID Bespoke, que se dedica à alfaiataria, um serviço que muitos noivos, temos a certeza, desconhecem… Querem saber mais? Então, fiquem por aí!

guardarFoto: ID BespokeSolicite informação sobre “Foto: ID Bespoke”
Foto: ID Bespoke

Para que aqueles que não o conhecem: quem é o Paulo Marques?

Sou como uma pessoa multifacetada e com interesses em áreas completamente díspares. Tenho formação em Marketing e Gestão e gosto particularmente de moda masculina. Tenho uma visão muito própria da moda e de tudo o que a mesma envolve. Tenho também, uma série de outros interesses ao qual dedico parte do meu tempo, entre eles a política e Portugal, o que me faz acreditar que podemos, de facto, construir um país diferente e melhor.

guardarFoto: Ilustre Fotografia
Foto: Ilustre Fotografia

Fale-nos um pouco do seu percurso profissional. De que forma chega à alfaiataria?

Trabalhei, e trabalho, em Marketing e Marketing estratégico. Pelo meu gosto por moda, resolvi unir esses dois interesses em 2006, criando a ID Values e desenvolvendo o conceito de Bespoke Tailoring, associado à moda e à modernidade. A ID esteve presente durante muitos anos com o seu desfile no Portugal Fashion e em diversos outros eventos de moda, o que me ajudou a solidificar uma imagem e um conceito. A alfaiataria especificamente, nasce da necessidade de ter uma oferta de excelência para um mercado masculino altamente exigente, que procura não só a diferenciação, mas também a personalização de cada peça.

guardarFoto: ID BespokeSolicite informação sobre “Foto: ID Bespoke”
Foto: ID Bespoke

Que vantagens tem a alfaiataria em relação ao pronto-a-vestir?

É um produto de excelência, nada tem a ver com o pronto-a-vestir. Quem procura os nossos serviços procura a excelência de materiais, o corte perfeito para as suas medidas específicas e uma personalização conforme o seu gosto e a sua personalidade. São universos muito distintos e que não concorrem entre eles.

guardarFoto: Love and Thanks - Fotografia Arte e VídeoSolicite informação sobre “Foto: Love and Thanks - Fotografia Arte e Vídeo”
Foto: Love and Thanks – Fotografia Arte e Vídeo

Quando os noivos o procuram, procuram-no porquê?

Procuram o exclusivo, algo único e algo irrepetível que lhes marque o casamento e a vida. Note que, o que fazemos em cada projecto para um casamento é dar corpo a uma personalidade, uma vivência específica e a um ideal de casamento partilhado pelo casal.

guardarFoto: ID BespokeSolicite informação sobre “Foto: ID Bespoke”
Foto: ID Bespoke

Com que antecedência deve um noivo dirigir-se à ID Bespoke?

Preferencialmente dois meses antes do casamento, embora venham, normalmente, antes.

guardarFoto: ID BespokeSolicite informação sobre “Foto: ID Bespoke”
Foto: ID Bespoke

Qual o preço médio de um fato de noivo e de que dependem esses valores?

O valor médio anda na casa dos 700€/800€ para um fato com casaco e calça. Obviamente que, cada peça tem as suas especificações o que faz variar bastante o valor final. Os tecidos escolhidos são o principal factor de diferenciação de preços. Neste valor, estão, obviamente, incluídas as 53 horas que, normalmente, leva a confecção de um fato nosso.

guardarFoto: Imastudio fotografiaSolicite informação sobre “Foto: Imastudio fotografia”
Foto: Imastudio fotografia

Na hora de escolher e na hora de vestir, que deve um noivo ter em consideração? Algum conselho – ou conselhos – que pense ser útil?

Na minha opinião o mais relevante é que o que o noivo vista, reflicta plenamente a sua alma, a sua personalidade, isto é, que não o descaracterize no dia do casamento e que, embora exclusivo e único, não pareça uma pessoa que ele não é, correndo o risco de ficar muito bem vestido mas, absolutamente, descaracterizado.

Existem outros factores a ter em conta como, por exemplo, se o fato é uma peça para ser usada posteriormente ou não ou ainda, se é um casamento formal ou não. Tudo deve ser levado em conta e com muita atenção.

guardarFoto: ID BespokeSolicite informação sobre “Foto: ID Bespoke”
Foto: ID Bespoke

Como é o noivo de 2016?

É um noivo elegante, sóbrio e com uma postura de charme, transmitindo, perfeitamente, a sua personalidade e a sua alma.

guardarFoto: Lounge FotografiaSolicite informação sobre “Foto: Lounge Fotografia”
Foto: Lounge Fotografia

Projectos para o futuro: onde imagina a ID Bespoke dentro de 10 anos?

Dentro de 10 anos, certamente, estarei a vestir o noivo que assume na vida e no casamento, o papel importantíssimo que é a família na nossa sociedade, com a sua personalidade, com a sua alma e ao lado da noiva mais linda do Mundo, para si. Esse é, e será, o motivo que nos faz trabalhar diariamente. Não irá mudar com os anos.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Alberto Alves photographer Fotógrafos e vídeo
Rui Teixeira Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
Lounge Fotografia Fotógrafos e vídeo
Publicidade

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!