Doçaria Regional: 7 sugestões para a sua mesa de sobremesas

Doçaria Regional: 7 sugestões para a sua mesa de sobremesas

Paragem obrigatória em qualquer casamento, a mesa de sobremesas é possivelmente a mais concorrida de todas. Já sabe o que vai estar na sua? Aposte na doçaria regional.

  • Copo d'água

Paragem obrigatória em qualquer casamento, a mesa de sobremesas é possivelmente a mais concorrida de todas. Pudera…

guardarSolicite informação sobre “Já sabe o que vai ter na sua mesa de sobremesas? Foto Pedro Taborda”
Já sabe o que vai ter na sua mesa de sobremesas? Foto Pedro Taborda

A moda tem ditado que os cupcakes, macarrons e outros doces que tais ocupem um lugar de destaque nesta cobiçada mesa, mas hoje o que lhe propomos é um regresso às origens. Em vez dos doces da moda, porque não apostar nos doces regionais? Dos Ovos-moles de Aveiro à Sericaia alentejana, não vão faltar aos seus amigos e familiares razões para sorrir.

guardar
Já experimentou Ovos Moles? Foto Flickr/Creative Commons

Leve o paladar dos seus convidados a viajar pelos sabores mais tentadores de Portugal.

guardar
Sericaia com ameixa de Elvas. Foto Turismo do Alentejo

Ovos-moles

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Esta iguaria de Aveiro está no top das sobremesas preferidas de muito boa gente. E não é de estranhar. O creme de ovos é sublime e a película que o envolve perfeita para o efeito. Difícil é parar de comê-los. Certifique-se que tem 5 ou 6 destes meninos por convidado. Ovos-moles é sucesso garantido.

guardar
Ovos Moles. Foto Turismo do Centro de Portugal

Sericaia

Compacta, rústica, intensa e sublime. Eis a descrição ideal para a sericaia alentejana que combina com gosto o sabor da canela, dos lacticínios e dos ovos. A servir com uma ameixa de Elvas com calda de açúcar. Amén!

guardar
Sericaia. Foto Andreia Melo

Celestes de Santa Clara

Uma preciosa herança que as monjas Clarissas do Convento de Santa Clara nos deixaram, os celestes combinam o melhor da gema do ovo, com o melhor do sabor da amêndoa. Irresistíveis!

guardar
Celestes. Foto A minha santarem blogspot

Pampilho

Este doce de Santarém foi concebido como homenagem aos campinos. Daí a sua forma rectangular e comprida. Mas melhor que a sua forma é o seu sabor. Canela e doce de ovos, envolvidos numa massa fofa que se desfaz na boca suavemente. Chamá-los de delícia é dizer pouco…

guardar
Pampilhos. Foto Cozinha da Duxa Blogspot

Queques da Ericeira

Em vez dos cupcakes, simplifique: aposta nos queques. Mas se quiser mesmo abrilhantar a sua mesa de sobremesas, não basta ir à pastelaria mais próxima e pedir várias dúzias dos queques da casa. Nada disso! Encomende da pastelaria do centro da Ericeira (Pão da Vila) que se tornou bastante famosa graças à sua especialidade: queques salgados. Estaladiços como poucos…

guardar
Pão da Vila na Ericeira. Foto Andreia Melo

Pastéis de Belém

Se pastéis de nata já são bons (e bons é favor), pastéis de Belém então… A receita está no segredo dos deuses há quase um século. E há quase um século que os Pastéis de Belém convencem gregos e troianos. Pela massa folhada crocante e pelo creme que combina na perfeição com essa massa. Por algum motivo estes pequenos são famosos em todo o país e arredores.

guardar
Acabadinhos de sair do forno... Foto Pastéis de Belém

Viriatos

Homenagem a Viriato, é uma especialidade de Viseu que convence não só viseenses mas o resto do país. Este pequeno triângulo de massa folhada e com recheio de ovos e com coco ralado merece um lugar na sua festa de casamento, não acha?

guardar
Viriatos. Foto Andreia Melo

Já sabe em que doces vai apostar para a sua mesa de sobremesas? Vá por nós, tenha todos! Quantos mais, melhor…

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Pedro Taborda Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!