Eis alguns segredos para que o fotógrafo crie os registos mais genuínos

Eis alguns segredos para que o fotógrafo crie os registos mais genuínos

Para que um fotógrafo capte o momento certo e crie assim os registos mais genuínos, tem de descobrir alguns segredos. E, não, não são só relacionados com a técnica...

Eis alguns segredos para que o fotógrafo crie os registos mais genuínos
  • Foto e Vídeo
  • Conselhos
  • Noivos
  • Casal

Uma coisa é certa: todos os casais sonham com um dia de casamento inesquecível! E, claro, que isso só é possível com o contributo precioso de um fotógrafo. Só que não é um qualquer. Convém que seja profissional, sensível e perspicaz. Ou seja, que tenha a capacidade e o know-how certo para apanhar a jeito as melhores cenas da história daquele dia. Como as histórias vivem dos atores, já que são eles que dão vida a cada situação, cabe ao fotógrafo dar o clique, no momento (certo) em que surgem as expressões mais caricatas, de surpresa, angustia e emoção, por exemplo.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

O fotógrafo é, assim, um dos elementos mais importantes desse dia. Afinal, é ele que vai criar o registo que as gerações futuras vão poder ver. Quem não gosta de folhear o álbum de casamento dos avós e sentir que até fez parte daquele dia?! Ok, poderá já não haver papel, mas haverá belos registos digitais… Mas, olhe, que hoje, ainda se pode pedir para imprimir as fotos! De facto, têm um “cheirinho” diferente e estimulam os sentidos de uma forma especial. Os seus netos vão adorar!

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Para contar a história do dia do seu casamento em imagens, só falta escolher (bem) o fotógrafo. Para isso, convém conhecer o trabalho dele. Investigue vários profissionais e só quando tiver a certeza, escolha. Perceba qual o seu estilo de fotografar e depois marque uma reunião com ele, para se certificar que é a pessoa certa. Para captar os momentos certos que dão origem aos registos mais genuínos, os fotógrafos devem respeitar alguns requisitos. Tome nota!

Experiência e/ou dedicação

O profissional perfeito é aquele que não deixa escapar pitada do casório e que consegue captar os momentos mais incríveis, românticos e inusitados do grande dia. Se forem experientes e dedicados, como Nelson Marques + Andreia Torres Photography, perfeito! O projeto destes fotógrafos de casamento é reconhecido a nível internacional e é uma referência para outros profissionais do setor. Eles andam à volta do mundo de câmara ao ombro, para registar os mais diversos tipos de casamento. Têm muitas situações para contar e aprenderam muito com todas as bodas que testemunharam. Como pode ver pelas fotos (abaixo), Nelson e Andreia transmitem elegância, mestria, dinamismo e perfeição nos detalhes. Era assim que queria as fotos do seu dia, certo?

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Aliar técnica à criatividade

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

É muito importante que o fotógrafo conheça todas as técnicas fotográficas, como a utilização da luz, das lentes, o enquadramento, o tratamento de imagens, entre outras. E se a isso aliar criatividade, faz arte. Precisa de estar atento aos mínimos detalhes e saber exatamente quando disparar a câmara. Portanto, já sabe, contacte um fotógrafo que dê atenção a tudo o que ocorre ao seu redor e que tenha o “timing” perfeito. Se ele perder o momento certo, já era, porque este não volta atrás, portanto o fotógrafo deve entender a responsabilidade da sua missão em cada casamento. Depois, é só deixá-lo criar!

É o caso da 100ISO, uma equipa experiente que  oferece um serviço personalizado. Enquanto fotógrafos de casamentos esta equipa não pretende assumir o controlo do dia dos noivos, mas sim, captar momentos genuínos e cheios de sentimento à medida que tudo vai acontecendo. Por isso, criam imagens com história: a vossa história. O vosso dia é retratado num documentário para mostrar às gerações futuras, relembrando através das imagens, as emoções, os sorrisos a diversão e acima de tudo o amor. E experiência não falta à equipa de 100ISO, para retratar o amor na sua forma mais genuína.

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: 100ISO

Procurar espontaneidade

Pois é, esta é a eterna posição pela qual os fotógrafos se batem. Nada de poses forçadas! Claro que naqueles momentos em que os noivos e convidados posam para a câmara pode ser difícil pedir-lhes naturalidade, mas têm de fazer um esforço. Não há nada que soe mais a falso que uma pose forçada, segundo a Lourenço Wedding Photography. É, por isso, que nos momentos “normais” da celebração, o fotógrafo gosta de se misturar nos convidados, de preferência, quase invisível, para captar precisamente os instantes mais espontâneos possíveis. Concorda com esta posição? A equipa de Lourenço Wedding Photography sim, já que alia o clássico ao moderno, adicionando bastante espontaneidade e uma pitada de irreverência. Assim, consegue dar à fotografia de qualquer casamento a combinação perfeita de emoções e texturas que o farão inesquecível e intemporal. E com esta forma de trabalho, concorda?

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: Lourenço Wedding Photography

Criar empatia com os noivos

Para que as fotos saiam naturais e espontâneas, como referimos no ponto anterior, é mais fácil que os noivos se sintam bem na presença do fotógrafo, e vice versa, seja quando este lhes estiver a dar indicações de como posar, sem esforço, como na altura da cerimónia ou festa, “disfarçado” no meio de toda a gente. Para a P2F Atelier a empatia é (quase) sempre natural, o que não é de estranhar, porque para esta equipa o que conta é o momento, o instante em que algo ocorre, o ambiente que rodeia os noivos e todos os pormenores que compõem cada casamento. E os noivos percebem logo isso, todo esse empenho e vontade de fazer bem e bonito. A P2F Atelier fotografa, portanto, pessoas reais, que se emocionam, dão beijos, abraços, esboçam sorrisos naturais e manifestam abertamente a sua alegria. Só mesmo com empatia é que o casal e seus convidados se sentem à vontade para se deixarem apanhar assim!

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: P2F Atelier

Atenção (especial) ao detalhe

São as pequenas coisas que compõem uma maior, com importância e sentido. É por isso que num quadro a atenção dada a um detalhe faz tanta diferença no impacto que este tem no público. O mesmo acontece com as fotos e até com os vídeos. É por isso que Zé, Luísa, Ana e João, os artistas que compõem a Pixel, acreditam que “as histórias não se repetem e que nenhum detalhe é pequeno demais para ser documentado, pelo contrário, inúmeras vezes são estes que tornam as histórias únicas e irrepetíveis”. São estes pormenores que dão genuinidade às fotos e que transmitem a história do que se está a fotografar de forma mais autêntica. “Tentamos conferir aos nossos trabalhos uma linguagem despretensiosa, emocionalmente e visualmente carregadas e com uma profunda atenção ao pormenor, informa-nos a Pixel, acrescentando que não querem ser reféns de clichés e de ideias preconcebidas, e como tal, pretendem que cada um dos seus trabalhos tenha uma identidade muito própria e uma personalidade bem vincada.

guardarSolicite informação sobre “”
Foto: Pixel

Como vê, nem são muito surpreendentes estes segredos para que um fotógrafo chegue à foto mais genuína. Basta clicar no momento certo, ter empatia com os noivos, perceber a importância do detalhe e, claro, que tenha conhecimentos técnicos. A partir daí, será fácil fazer arte!

Sabia que há fotógrafos que se encaixam melhor a fotografar um espaço de casamento que outros? Saiba como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos e conheça a importância do “feeling” entre os noivos e fotógrafo de casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Lourenço Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
100ISO Fotógrafos e vídeo
P2F Atelier Fotógrafos e vídeo
Pixel Vídeo para casamentos

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!