Perigo! Em que ocasiões deve tirar o anel de compromisso e as alianças?

O anel de compromisso e as alianças são tesouros. E, ainda que não o saiba, estes correm perigo em determinados contextos da vida. Assim, se não quer parecer o Gollum à procura do seu amado tesouro ou se prefere não estragar a sua fantástica joia matrimonial, considere tirar estas peças nos seguintes locais ou ocasiões. 

Créditos: SLcasamentos

Na praia

As razões para tirar o anel na praia vêm determinadas pela perda e a deterioração. A primeira é mais que óbvia: a areia e a água do mar (com as suas correntes e profundidades infinitas) são maravilhosas para esconder tesouros e não os poder encontrar nunca mais. Assim, se brincar com a areia ou decidir enfrentar as ondas ou fazer mergulho, é preferível fazê-lo sem pedras preciosas, ouro ou diamantes no seu dedo. A isto tudo pode ainda somar as mudanças de temperatura, que dilatam e contraem dedos e os metais, facilitando a perda.

Por outro lado, a areia pode adicionar convidados não desejados à composição do anel, uma vez que os grãos de areia podem ficar presos sob as pedras preciosas ou diamantes. E o protetor solar, que espalha com os seus dedos, podem tirar o brilho da pedra. O melhor é deixá-lo em casa. Não custa nada.

No duche ou a aplicar produtos de beleza

Em geral, os produtos de beleza não fazem nenhum favor às joias. Assim, tal como acontece com o protetor solar, estes – o champô, gel de banho, amaciador, máscaras e loções – poderão gerar pequenas acumulações que tiram o brilho. Poderá ainda causar danos irreversíveis ao material.

Créditos: Mitt

Atividades desportivas

Não tem de esquecer o anel no ginásio, mas deve ter em conta o seu uso em determinadas atividades. Se vai passar a tarde na bicicleta estática ou na elíptica, não há nenhum problema, mas pense duas vezes antes de fazer pesos. Sabe toda a pressão que exerce com as mãos durante este treino? Existem anéis que podem partir-se e, ainda que não seja o seu caso pela dureza do material que tenha no dedo, talvez este acabe dobrado. Algumas das pedras podem ainda perder-se, está disposta a correr esse risco?

Também é conveniente (para não dizer obrigatório) tirar o anel quando praticar desportos de contacto. Desta forma poderá evitar lesões nas pessoas com as quais está a praticar e acidentes próprios, claro.

Créditos: 135 milímetros

Piscina e jacuzzi

A perda é possível nestes locais, mas o drama é diferente daquele que acontece no mar, especialistas em esconder objetos eternamente. Neste caso podemos ver as profundidades e os filtros.

No entanto, o cloro e outros produtos químicos que este tipo de água contêm com o tempo acabam por deteriorar a superfície do anel, tirando-lhe o lustre original e descolorando-o. Este presente tão bonito e caro não merece um final tão triste.

Créditos: 135 milímetros

Fazer limpezas 

Se lhe calhou-lhe a si limpar a casa neste fim-de-semana não pense em usar a aliança ou anel de compromisso sem luvas. Neste último caso, evite ainda mais o contacto entre a peça e os produtos de limpeza, sobretudo se tiver uma pedra que não seja um diamante. A superfície pode descolorar-se e ficar um verdadeiro desastre. Os produtos químicos são muito fortes e têm poucos rivais, por isso são tão eficazes a acabar com a sujidade (pense nisso e vai tirá-lo logo de seguida).

Trabalhos de manipulação de alimentos ou de maquinaria

Existem trabalhos que não permitem o uso de joias, como é o caso dos cozinheiros. Existe o risco de cair qualquer bolinha, cristal ou pedra na comida, que pode ser um problema para o consumidor e, em consequência, para o negócio. Na hora de mexer com alimentos, os anéis podem desaparecer no interior de um prato, transladar germes aos produtos e, ao mesmo tempo, estes últimos estragarem o material do anel. 

Neste tipo de negócios também se utilizam utensílios que podem prender-se no anel, causando estragos ao objeto e, de forma mais grave, magoar a pessoa. Acontece o mesmo com o trabalho em fábricas ou o trabalho no campo, já que o uso de maquinaria e outros elementos podem estragar ou prender-se no anel. Nestes casos o melhor é deixar estas joias de lado.

Créditos: 1Love4ever Photography

É encantador usar o anel no dedo em todos os momentos possíveis, mas existem momentos em que é melhor não os usar por sensatez e racionalidade, de forma a não sofrer nenhum acidente ou deceção. É um elemento único na sua vida, com um valor sentimental muito maior do que o seu preço real. Não arrisque!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Truques para manter a sua aliança de casamento como nova
Truques para manter a sua aliança de casamento como nova
Dicas simples para manter a sua aliança de casamento intacta e em perfeitas condições para sempre, como a vossa história de amor.
Ouro rosa, branco ou amarelo para o seu anel de noivado?
Ouro rosa, branco ou amarelo para o seu anel de noivado?
Qual é a opção que mais se adapta ao seu estilo? Escolha um estilo que encaixe com a sua personalidade, pois é um anel para toda a vida!
Alianças não só para usar na mão, mas para carregar no coração – agora e para sempre!
Alianças não só para usar na mão, mas para carregar no coração – agora e para sempre!
Se ainda agora começou a sonhar com as jóias do seu casamento, desça à realidade para se apaixonar pelas alianças e anéis de noivado da marca Niessing, representada em Portugal pela Elements Contemporary Jewellery

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação