Top conselhos de alimentação para estar em forma no dia do seu casamento!

Para muitas mulheres o casamento é um dos momentos mais esperado na vida. Desde pequenas, são muitas aquelas que sonham com o vestido de noiva e com a cerimónia. No entanto, para que tudo saia perfeito nenhum pormenor pode ser esquecido. E, com o aproximar do dia, verifica-se uma menor gestão do stress, levando a que muitas noivas se esqueçam de si próprias e da sua saúde. Por um lado, os cuidados com a alimentação e o tempo para realizar uma actividade física são substituídos pelos preparativos. Por outro, todo o stress vivido faz com que a noiva recorra a alguns alimentos “conforto”, que mais não fazem do que proporcionar um pequeno prazer momentâneo “recheado” de calorias. Todos estes factores juntos podem levar a um aumento de peso, o que não vem de encontro ao desejo de todas as noivas que sonham com o seu vestido ideal. E, para que tal não aconteça, apresento alguns cuidados que deverá ter até ao casamento.

Croef
Croef

Diga não a dietas rápidas

Não adira a dietas rápidas que prometem perder vários quilos na semana anterior ao casamento. Aproveite e desfrute dos benefícios de uma alimentação saudável desde o dia do pedido de casamento até ao grande dia. Assim estará radiante e perfeita neste dia tão especial.

Hidratos de carbono sim, mas complexos

Escolha versões integrais dos cereais como a aveia, o trigo-sarraceno, pão de mistura, de cereais ou sementes, arroz, massa e bolachas integrais. Os hidratos de carbono complexos são fontes de fibra alimentar, proporcionando uma melhoria da saúde intestinal. Por outro lado, a sua digestão é mais lenta, permitindo uma sensação de saciedade.

Pixabay
Pixabay
Pixabay
Pixabay

Proteína sempre

As proteínas são essenciais para uma boa produção de massa magra e reestruturação muscular. Sendo assim, o ideal será optar pelas versões magras limpas de gorduras visíveis, peles, ossos e espinhas. Nas carnes poderá consumir aves (frango ou peru), coelho e vaca. Nos peixes poderá optar pela pescada, robalo, cavala, corvina, salmão, linguado e bacalhau. O ovo pode fazer parte das refeições nas versões cozido, escalfado, em omelete ou mexido sem gordura.

Pixabay
Salmão. Foto: Pixabay
Pixabay
Pixabay

Hortofrutícolas, os reis das vitaminas e minerais

Os hortofrutícolas são constituídos por vitaminas, minerais, fibras alimentares e antioxidantes. Através do seu consumo irá prevenir doenças cardiovasculares, o envelhecimento celular, alguns tipos de cancro e melhorar a saúde intestinal. Alguns têm acção diurética, levando à prevenção da retenção de líquidos. Para além disto, a sua pele irá ficar fantástica.

Laticínios, a opção ideal entre refeições:

Para além do pequeno-almoço, os lacticínios são uma opção saudável como snack, desde que consumidos nas versões magras (leite magro, iogurtes naturais ou gregos magros, queijo magro, queijo fresco magro e requeijão magro). Se for intolerante à lactose poderá optar pelas versões sem lactose ou as bebidas vegetais (Bebida de Arroz ou de Amêndoa).

Pixabay
Iogurte com cereais e fruta. Foto: Pixabay
Pixabay
Pixabay

Sementes e alimentos termogénicos:

As sementes como a chia, linhaça, abóbora, entre outras são super alimentos ricos em proteína, ácidos gordos essenciais e fibras alimentares. Quando combinados com lacticínios magros ou outros alimentos irão ajudar a conferir uma sensação de saciedade, acção antioxidante, regulação do trânsito intestinal e de prevenção de diversas patologias. Alimentos como a canela, pimenta e o gengibre têm acção termogénica ajudando no aumento do metabolismo basal, essencial para manter um peso ideal.

Pixabay
Pixabay

Hidratação sempre:

O consumo de água deve ser essencial. Nunca se esqueça de beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Poderá também optar por chás ou infusões, águas aromatizadas caseiras, sumos naturais e batidos.

Pixabay
Pixabay

Exercício físico, todos os dias:

Aliado a uma alimentação saudável deverá fazer uma actividade física diária. E mesmo sem ter tempo para ir para o ginásio ou praticar um desporto, uma caminhada de 45 minutos todos os dias (pelo menos) é suficiente para queimar as calorias a mais.

Exemplo de um Plano Alimentar:

Ao acordar em jejum: Beber um copo de água morna com 3 a 4 gotas de limão.

Pequeno-almoço: 1 chávena de leite magro ou bebida de arroz ou amêndoa ou 1 iogurte sólido ou líquido magro + 2 colheres de sementes de linhaça moída ou de chia hidratada + 35g ou 5 colheres de sopa de flocos de aveia ou granola caseira ou 2 bolachas de arroz tufado.

Meio da manhã: 1 peça de fruta.

Almoço: 1 prato de sopa ou creme de legumes sem batata + ½ prato de salada ou legumes a gosto (cozidos ou salteados em pouca gordura) + 100g de carne magra ou peixe livre de gorduras e peles visíveis ou 1 ovo + 2 colheres de sopa de arroz ou massa integrais ou quinoa ou 3 colheres de sopa de leguminosas (lentilhas, ervilhas, favas, milho, feijão, grão). Temperos: azeite, sumo de limão ou vinagre balsâmico.

Meio da tarde 1: 1 gelatina light (sem açúcar) ou 1 chá de hibiscos ou cavalinha (pode adoçar com um pau de canela e juntar um pouco de gengibre).

Pixabay
Pixabay

Meio da tarde 2: 2 fatias de fiambre de aves ou 2 fatias de queijo magro ou 1 queijo fresco magro tamanho pequeno ou 1 peça de fruta ou 1 iogurte magro sólido ou líquido natural ou de aromas com sementes de chia hidratada ou linhaça moída

Jantar: 1 prato de sopa ou creme de legumes sem batata + ½ prato de salada a gosto + 100g de carne magra ou peixe livre de gorduras e peles visíveis ou 1 ovo ou 1 queijo fresco magro pequeno ou ½ mozarela ou 1 chávena de cogumelos cozinhados + 2 colheres de sopa de arroz ou massa integrais ou quinoa ou 3 colheres de sopa de leguminosas (lentilhas, ervilhas, favas, milho, feijão, grão). Temperos: azeite, sumo de limão ou vinagre balsâmico.

Pixabay
Pixabay

Ceia: 1 chá de camomila ou tília sem açúcar.

Siga estas pequenas dicas e cuide de si!

Dê-nos a sua opinião

Foto: João Almeida
Os 10 super conselhos para conseguir um cabelo encaracolado perfeito
O cabelo encaracolado também é sexy. Desvendamos dez truques para atrair todos os olhares com uns caracóis suaves e brilhantes
Foto: João Almeida | Maquilhagem: Jenny Makeup Land
4 meses para o seu casamento? Saiba como cuidar de si até ao grande dia!
Uma check-list que a ajudará a gerir o seu tempo e evitar que o stress se apodere de si. Veja o que deve fazer 4 meses antes do seu grande dia.
Ilustre Fotografia
Já escolheu o seu vestido de noiva? Acerte em cheio com os conselhos de quem sabe!
Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, além de termos estado à conversa com a Vestidus e com a Maxima Bridal - porque os conselhos de quem sabe numa decisão tão importante, vêm sempre a calhar! - deixamo-vos com algumas dicas para arrasarem na escolha do vestido de noiva perfeito, tendo em conta a vossa forma física!.. Vamos a isso?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação