Boho Chic: a tendência em voga para 2016. Descubra-a aqui.

O estilo de decoração que escolheu para o seu casamento irá determinar o ritmo da festa. Por isso, é importante que pense com cuidado no tom da cerimónia. O estilo boho chic tem sido a tendência mais forte no primeiro semestre de 2016 e promete continuar a derreter corações na segunda metade do ano também. Está entre os estilos preferidos das melhores wedding planners portuguesas e, hoje, tratamos de lhe explicar porquê! Inspirámo-nos nas ideias da Rita Carvalho (Cereja Weddings), Lúcia Simões (Guida Design de Eventos) e Maria Luis Vaz Teixeira (Mary Me) e damos-lhe a conhecer um pouco mais as características que definem o estilo boho chic num questionário simples e fácil de ler.

Como definir esta tendência?

É um estilo que mistura o lado glamoroso do estilo boémio e com a descontração dos visuais hippie. A combinação dos dois resulta numa versão romântica, elegante mas descontraído, sofisticada mas sonhadora.

É para quem?

É perfeito para casais que não insistem em formalidade e querem uma cerimónia simples com uma dose q.b. de elegância. No seu âmago é um estilo que combina muito melhor com festas a céu aberto e por isso adequa-se mais a casais com essa apetência. Para quem quer incluir os seus animais de estimação na cerimónia, é igualmente o estilo certo.

Que elementos teria uma decoração perfeita, dentro desta tendência?

Tendas e lonas são centrais, já que neste estilo de casamento é comum haver uma apetência para o estilo piquenique. Apontamentos decorativos de inspiração vintage também. Nas cores, há uma predileção pelas cores que nos transportam para o imaginário do Mediterrâneo, com tonalidades como o azul do mar, o bordô dos vinhos e o verde das vinhas a dar o mote. Em vez do seating plan mais tradicional, há uma vontade de investir num arranjo mais original das mesas e do banquete. A própria comida e bebida é pensada como parte integrante da decoração. São populares as almofadas e as velas, apontamentos que apontam para conforto e um ambiente familiar. A natureza faz parte da decoração e os centros de mesa tendem a ser preparados com folhagens, eucalipto, folha de oliveira, lavanda, alfazema, rosmaninho.

Cereja Weddings
Foto Cereja Weddings
Cereja Weddings
Foto Cereja Weddings

Como se reflecte o boho chic no visual dos noivos?

O vestido de noiva quer-se simples e solto. As saias armadas e os corpetes palacianos são de evitar. Prefira as saias plissadas, de linho ou tule, com cortes que favoreçam os seus movimentos. Para o styling do penteado, as tranças são a aposta ideal, especialmente se combinadas com uma coroa de flores.

O noivo é convidado a esquecer o smoking tradicional e até mesmo a casaca. Uma camisa de linho e umas calças de tecido bastam, especialmente se ele quiser ‘apimentar’ o visual com acessórios estratégicos: suspensórios, laços, cintos e até mesmo ténis.

Pureza Mello Breyner
Foto Pureza Mello Breyner
Rembo Styling
Foto Rembo Styling

E os convidados?

O estilo ideal seria o ‘smart casual’. Se não se exige formalidade aos noivos, porque haveria de exigir-se aos convidados. Ainda assim, deve valer o bom senso e os visuais devem ser descontraídos mas ‘arrumados’.

Qual a melhor época do ano para um casamento boho chic?

Os meses mais quentes são os ideais. Assim pode explorar a temática do ar livre de uma forma mais descontraída: uma praia, um jardim bucólico, um espaço verde ‘florestivo’!

Mary Me
Styling Mary Me. Foto João Almeida.

E o catering perfeito?

Massas e saladas, por exemplo. A ideia é ter pratos leves e frescos, com alimentos gourmet em destaque: sapateira, lagosta, camarão. Para complementar, um buffet de gelados e sorvetes seria também perfeito. E para beber pedem-se cervejas artesanais e/ou cocktails frutados e estivais.

Uma proposta boa também seriam boas tábuas de queijo, acompanhadas por vários tipos de pães caseiros e compotas.

Qual a música ideal?

Prefira ter uma banda ao vivo a um dj, por exemplo. Aposte num estilo de música alternativo mas com o qual se identifique.

Guida Design de Eventos
Foto Guida Design de Eventos

Agora que sabe um pouco mais sobre o estilo boho chic, descubra se é o estilo para si… Inspire-se nestas ideias para organizar a sua festa. E se tiver mais dúvidas sobre como tirar o melhor partido de cada uma destas características, conte com a ajuda de uma das três wedding planners em cujas ideias inspiramos este artigo.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Rembo Styling 2018 via Vestidus
Vestidus apresenta Rembo Styling 2018: vestidos boho chic modernos e luxuosos
Os vestidos certos para a noiva contemporânea, que procura um estilo mais relaxado e natural, mas com referências à moda urbana
Foto via NiT
O último dia ModaLisboa termina em clima de festa
Nair Xavier regressou à passarela, Luís Carvalho brilhou e pôs a plateia a aplaudir de pé e Filipe Faísca fechou com chave de ouro
Créditos: Maary Me Eventos | Foto: João Almeida
Os nomes para as mesas de casamento serão mesmo um quebra-cabeças?
A imaginação será a sua maior aliada. Mas se fizer uma auto-análise e pensar bem nos gostos do seu noivo, de certeza que vai arranjar nomes para as mesas

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação