E quando ele/ela lhe pede para assinar um acordo pré-nupcial?

Quer fosse algo que já desconfiasse ou uma verdadeira surpresa, é possível que se possa sentir completamente desprevenida(o) caso o seu/sua noivo/noiva – e/ou a respectiva família – lhe pedir para assinar um acordo pré-nupcial. Provavelmente até se vai sentir chateada(o) e ofendida(o), mas procure ter em conta de que se trata de algo bem mais comum do que imagina, que não acontece apenas entre celebridades e pessoas muito ricas. A verdade é que as pessoas casam cada vez mais tarde, sendo o mais provável que já tenham sólidas carreiras, imóveis, poupanças e/ou outros bens. Este facto faz com que o pedido de acordo pré-nupcial seja cada vez mais frequente.

Como se preparar mentalmente para um acordo pré-nupcial

Se suspeita que lhe vão pedir para assinar um acordo pré-nupcial ou o assunto já foi abordado entre vocês os dois, há formas de se preparar mentalmente para o pedido.

Primeiro, pense que ao pedir-lhe para assinar um acordo, o seu noivo/sua noiva não está necessariamente a dizer-lhe que a(o) considera uma/um “caça fortunas” ou assumir que o vosso casamento está destinado ao fracasso. Um acordo pré-nupcial pode ser assinado por uma série de razões, não apenas por causa de dinheiro.

Pense num acordo pré-nupcial como uma protecção para ambos, pois será possível negociar os termos em que ele será feito, assegurando-se de que está a assinar um documento com benefícios mútuos, que lhe irá oferecer também a sua segurança, já que estes acordos não têm de proteger apenas uma parte.

Por outro lado, lembre-se de que o acordo pré-nupcial será muito provavelmente apenas mais um pedaço de papel que você assinou, guardado numa gaveta e para sempre esquecido. O mais certo é que os dois tenham uma vida longa e feliz e que o vosso acordo pré-nupcial se transforme numa remota memória!

O que fazer se não quiser assinar o acordo apresentado

Se se sentir hesitante em assinar um determinado acordo pré-nupcial, procure aconselhamento legal independente. Um advogado especializado em direito de família e civil pode oferecer-lhe alguma perspectiva sobre como proceder e rever o acordo de forma a garantir que é seguro e benéfico para si, assim como para a sua cara-metade.

Quando tiver obtido um parecer legal, pode discutir o acordo pré-nupcial com o seu noivo/sua noiva e negociar os termos que lhe dizem respeito. Nesta situação, e por maior que lhe pareça o desafio, procure separar a razão do coração. A verdade é que um casamento irá envolver muitas outras decisões ao longo dos anos que têm de ser negociadas – e está é apenas a primeira de muitas!

Pense que um acordo pré-nupcial pode tirar a pressão do seu relacionamento e demonstrar que está empenhada(o) no casamento por amor e não por dinheiro. Isto pode não soar muito romântico, mas é algo que pode diplomaticamente ser negociado sem prejudicar o seu casamento.

O que fazer se ele/ela insistir em assinar

Se depois de obter aconselhamento legal independente e discutir o acordo com o seu noivo/ a sua noiva ele/ela ainda quiser que assine o acordo pré-nupcial original, considere a procura de aconselhamento em conjunto. Ponham tudo a pratos limpos e falem acerca do acordo com um profissional que vos possa ajudar a ter uma profunda, honesta e respeitável discussão.

Ao submeter-se a este aconselhamento poderá perceber as razões do seu noivo/da sua noiva lhe ter pedido para assinar um acordo pré-nupcial e pode expressar as suas preocupações de uma forma construtiva. O aconselhamento é uma parte saudável do planeamento do casamento e pode ajudar-vos a compreender melhor os pensamentos de cada um e as respectivas posições. E quando souber o porquê do seu amado/a sua amada querer que assine um acordo pré-nupcial e após partilhar os seus sentimentos com ele/ela, pode vir a descobrir que, afinal, é algo que poderá facilmente tolerar.

Claro que, se após o aconselhamento em conjunto continuarem firmes nas vossas posições adversas, então pode ter que vir a tomar uma decisão difícil. Mas a verdade é que, apesar de muitas mulheres/homens estarem inicialmente contra a ideia de um acordo pré-nupcial, encarando-o como algo insultuoso e insensível, depois de explorados e discutidos os motivos de cada um geralmente acabam por perceber que não têm nada com o que se preocupar e que este acordo até pode ser benéfico.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!
Diana Nobre Fotografia
Os detalhes que os noivos se esquecem na organização do casamento segundo os especialistas
As alianças? Check! A marcação na esteticista? Check! Tudo previsto e agendado. A localização da tenda? Feito! Vestido de noiva? Claro!... Mas será que está TUDO milimetricamente organizado?
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação