O manual para encontrar o espaço ideal para o seu casamento

Ficou noiva? Então saiba que a escolha do local para a celebração do casamento, é uma das decisões mais importantes, para o sucesso do seu grande dia. Alguns locais são muito disputados, por isso exigem reservas com bastante antecedência. Então, não perca tempo e comece já à procura! Para ajudá-la a acertar em cheio na sua decisão, a Zankyou dá-lhe a conhecer as melhores dicas, para encontrar o espaço ideal para o seu casamento.

Foto: Mosteiro São Bento da VItória

1. Tamanho 

Tenha certeza de que o local possui espaço suficiente para acomodar confortavelmente os seus convidados, evitando situações constrangedoras como encontrões e pedidos de licença às pessoas que já se encontram sentadas nas mesas. Todos devem conseguir mexer-se livremente entre o salão, a pista de dança e os lounges. Porém, evite lugares excessivamente grandes, para que não ocorra aquela sensação de “festa vazia”.

Os casais que sonham com um casamento de maiores proporções, encontram o local ideal ao visitar o Rilhadas Turismo. Este é um espaço único, inserido na típica natureza minhota, com ofertas diversificadas no campo do lazer, desporto e turismo, num ambiente tranquilo e com programas para toda a família.

2. Delimitação das áreas

A delimitação das áreas como a pista de dança, lounges e área para o jantar, torna-se fundamental para que cada um dos presentes se sinta bem à vontade. O local não precisa apresentar salões distintos para estas atividades, mas deve oferecer uma infraestrutura onde cada uma delas possa ser disposta de maneira confortável.

Pense em elaborar espaços para que os mais velhos possam ter boas conversas, com uma distância confortável das colunas. O mesmo vale para o lugar onde se encontrarão as mesas de jantar. Peça ao responsável pelo local que a ajude na gestão do espaço, tendo em conta o tamanho da festa.

A Torre da Naia oferece diversos ambientes para a cerimónia e receção, inclusivamente ao ar livre, onde noivos e convidados dispõem de todo o conforto para aproveitar cada minuto do casamento. Uma paisagem a perder de vista, de um local natural e tranquilo, onde pode celebrar o grande acontecimento da sua vida.

3. Plano B

Se já está a planear uma cerimónia deslumbrante ao ar livre, lembre-se de verificar se o espaço oferece um plano B, em caso de mau tempo. Procure saber se o local oferece toldos ou espaços fechados, com capacidade suficiente para acomodar todos os presentes.

É o caso da Quinta do Pé da Serra, situada na região de Colares, em Sintra, a cerca de 30 minutos de Lisboa. Entre a serra e mar, com uma vista magnífica, é possível criar espaços únicos onde todos poderão usufruir do contacto com a natureza, de uma excelente gastronomia oferecida pelo catering exclusivo, e viver animados momentos de diversão.

4. Iluminação

A iluminação possui a capacidade de transformar por completo os espaços, por isso, veja se o local oferece este serviço, dando preferência à iluminação indireta com velas, de modo a criar uma atmosfera mais intimista. Se optou por celebrar seu casamento durante o dia num espaço fechado, verifique se o salão possui boa iluminação natural, através de uma grande quantidade de janelas ou paredes envidraçadas.

Apesar de possuir um custo mais alto, investir em um projeto de iluminação, que esteja totalmente de acordo com a decoração escolhida, torna-se uma boa opção para quem deseja criar um ambiente personalizado. Um dos espaços que recomendamos, é a Casa de Reguengos. O local fica penas a 30 minutos de Lisboa e a 4 Km da Malveira, e é um espaço que possui áreas delimitadas, como um espaço para crianças, estacionamento e vistas panorâmicas… E claro, iluminação natural e artificial para que possa vivenciar um dos dias mais importantes da sua vida.

5. Estilo

O local escolhido deve possuir uma arquitetura e espaços que estejam totalmente de acordo com o estilo adotado para o grande dia. Se pretende realizar uma celebração com ares contemporâneos, opte por locais que ofereçam uma arquitetura moderna. Casais que escolheram uma cerimónia clássica, devem procurar por espaços elegantes e refinados.

A mesma regra aplica-se para casamentos em estilo boho, vintage ou rústico, pois quanto mais o local se assemelhar ao estilo da festa, melhor o resultado. Se optou por algum destes 3 estilos, não deixe de conhecer a Quinta das Silveiras. Um local que reúne tradição, elegância e modernidade, bem como uma equipa de profissionais que se dedicam exclusivamente a fazer deste dia, um dia memorável.

Quinta das Silveiras
Quinta das Silveiras
Quinta das Silveiras
Quinta das Silveiras

6. Acústica e temperatura

O tratamento acústico oferecido pelo local influncia diretamente sobre o som da pista de dança. Se a acústica for má, a música pode soar estranha ou até mesmo dificultar a conversa entre os seus convidados. Veja se há a possibilidade de visitar o local durante algum evento, para ter uma ideia concreta em relação a esta questão.

Outro ponto importantíssimo a ser avaliado é se o estabelecimento oferece ambientes climatizados, como no caso da Quinta do Alto, um espaço exclusivo que garante todo o conforto para noivos e convidados, evitando desgastes relacionados ao frio ou calor excessivos.

7. Estacionamento

Não esqueça de verificar se o local oferece espaço suficiente para a quantidade de carros ou se possui acordo com estacionamentos próximos, sem esquecer da importância da segurança dos seus convidados. A Quinta do Senhor da Serra oferece todas as condições e dispõe de todas as estruturas de forma a celebrar um evento inesquecível.

No caso de espaços que não oferecem estes serviços ou que possuem difícil acesso, vale a pena pensar na possibilidade de alugar um transporte coletivo, facilitando a deslocação dos seus amigos e familiares.

Quinta do Senhor da SerraAgende a sua reunião!
Foto: Quinta do Senhor da Serra
Quinta do Senhor da SerraAgende a sua reunião!
Foto: Quinta do Senhor da Serra

8. Alvará de funcionamento

Se já escolheu o local, não assine nenhum contrato antes de verificar se o mesmo possui alvará de funcionamento e todos os requisitos de segurança exigidos para a realização do evento. Esta é uma ação importante, pois caso o estabelecimento não possua esta documentação, pode acabar por ser encerrado, deixando os noivos com um enorme prejuízo.

9. Portal da Queixa

A internet tornou-se uma grande arma contra as empresas pouco idóneas. Atualmente, o casal pode realizar consultas em sites como o Portal da Queixa, para verificar se existem reclamações ou processos contra a empresa que pretendem contratar. Esta medida também é válida para outros fornecedores, como a decoração, assessoria, etc. Desta forma, sentir-se-ão mais seguros no momento da contratação.

10. Feche os olhos e sinta!

A nossa última, porém preciosa dica, é a seguinte: feche seus olhos e imagine-se a casar no local escolhido. A intuição é uma arma poderosa que não costuma falhar, por isso, não deixe de tê-la em consideração. Se conseguir imaginar-se a trocar alianças num determinado local, provavelmente essa será a escolha certa.

Tenha certeza que o lugar que escolher oferece uma experiência completa. Como é o casodo Mosteiro São Bento da Vitória, classificado Monumento Nacional em 1977, é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade do Porto, situado no coração do velho Porto, freguesia da Vitória. Já imaginou casar num local idílico como um Mosteiro?

Mosteiro São Bento da VItóriaAgende a sua reunião!
Foto: Mosteiro São Bento da VItória
Mosteiro São Bento da VItóriaAgende a sua reunião!
Foto: Mosteiro São Bento da VItória | LOWE Luxury Events

Não deixe de seguir todas estas dicas, pois elas são essenciais para acertar na escolha de um local, onde noivos e convidados poderão aproveitar todos os momentos do grande dia, com muito conforto e segurança.

Não vai querer perder:

Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
7 momentos em que NÃO DEVEM usar o vosso anel de noivado: tomem nota!
Como escolher o destino para a sua lua-de-mel

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

André Lima Photography
9 situações nas quais pode encontrar o amor se já não está na casa dos 20
O amor pode chegar a qualquer instante, no entanto, há momentos nos quais os círculos sociais desempenham um papel crucial
As 12 perguntas que deve colocar para escolher o espaço perfeito para o seu casamento
As 12 perguntas que deve colocar para escolher o espaço perfeito para o seu casamento
Com tudo isto em conta, terá a merecida garantia que escolheu o espaço de casamento perfeito para si e para a sua história de amor
Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação