O mise en place perfeito: 5 formas de decorar a sua mesa de casamento

Na decoração do seu casamento, um dos detalhes mais importantes é a forma como organizará e decorará as mesas. Lembre-se que os convidados e os noivos passam, felizmente, uma grande parte da sua festa à mesa… Para ajudar na hercúlea tarefa de conseguir um mise en place perfeito, hoje a Zankyou mostra-lhe 5 estilos de decorações de mesa que vão continuar a ser tendência em 2017.

Foto: Jen Fotografia Dillender
Foto: Jen Fotografia Dillender

Antes de ficar a conhecer esses estilos, só precisa de saber algumas pequenas regras:

1. As toalhas de mesa devem cobrir toda a superfície da mesa mas não tocar no chão. A cor precisa de estar em harmonia com as cores e estilo de toda a decoração.

2. Os guardanapos devem ser de tecido. Coloque-os dobrados sobre o prato e evite tentar possíveis origamis com os guardanapos. Fazer cegonhas ou corações com guardanapos de tecidos é ‘demodé’.

3. Em relação aos talheres, lembre-se: deve ser colocados da esquerda para a direita e a ponta da faca deve estar sempre a apontar para dentro.

4. Sob o prato, deverá colocar sempre um prato marcador.

5. Os copos de vinho e água devem ser colocados sempre à direita do prato.

Foto: Elyse Salão Fotografia
Foto: Elyse Salão Fotografia

Minimal chic

É o estilo de mise en place que apela à máxima “menos é mais”. À mesa, é colocado apenas o básico: pratos, talheres, copos e um centro de mesa simples e despretensioso.

Foto: Connie Fotografia Whitlock
Foto: Connie Fotografia Whitlock
Foto: Graça Décima
Foto: Graça Décima

Rústico chic

Estes estilo apela a uma decoração mais terrestre, com elementos que nos transportem para o ambiente bucólico do campo. Marcadores de madeira e cortiça, por exemplo, acompanhados de louças simples e modestas. A ideia é que se inspire no espírito dos piqueniques.

Cereja Weddings
Foto Cereja Weddings
Mary Me Eventos
Styling Mary Me Evento. Foto João Almeida
Foto: A Fotografia Edges casamento
Foto: A Fotografia Edges casamento
Foto: Jose Villa Fotografia
Foto: Jose Villa Fotografia

Ultra-chic

Os mais românticos vão ser particularmente sensíveis à elegância deste estilo de mis en place. As toalhas de mesa pedem bordados ou tecidos sofisticados. As louças primam pelo cuidado com os detalhes e a qualidade dos materiais. Os acabamentos em ouro nos copos e pratos são frequentes neste estilo de decoração. E os centros de mesa são estratégicos, criando jogos de luz e jogos de contraste com um uso de velas.

Foto: Ashley Fotografia Bosnick
Foto: Ashley Fotografia Bosnick
Foto: Sally Pinera
Foto: Sally Pinera

Industrial chic

Este estilo começou a ganhar algum reconhecimento em 2016 mas promete dominar as tendências em 2017. Prima por uma decoração fria. Esqueça os floreados, os bordados, os acabamentos em ouro e foque-se num mise en place que não é apenas minimalista mas é sobretudo industrial. As cores escuras predominam e os acabamentos enferrujados também. Uma coisa muito importante neste estilo é a gestão da luz. As micro-luzes são a principal aposta dos melhores designers.

Foto: Coração forrado PhotographyFoto: forrado fotografia do coração
Foto: forrado fotografia do coração
Foto: Sweet Root Vila
Foto: Sweet Root Vila

Temáticos

Se optou por um casamento temático, então é preciso que a decoração das mesas reflicta precisamente isso. A escolha dos centros de mesa deve representar simbolicamente o tema da festa: abóboras no Halloween, azevilho no Natal, mapas medievais se escolher séries, filmes ou trilogias que respiram esse espírito. Aqui, o único limite é mesmo a sua imaginação.

Foto: JoPhoto
Foto: JoPhoto
Foto: JoPhoto
Foto: JoPhoto

Extravagante ou minimalista, sóbrio ou excêntrico, o mais importante é que se reveja no estilo que escolheu para o mise en place das suas mesas.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: 134 mílimetros
Quem pode estar na mesa dos noivos?
Depois da elaboração da lista dos convidados, uma das tarefas que vos exigirá mais tempo na organização do casamento é a planificação das mesas do copo-d’água e da mesa dos noivos.
Foto: 135 milímetros
O tipo de mesa mais adequado para o dia do seu casamento
Descubra os 6 tipos de mesas que existem e qual é o ideal para o seu casamento: escolha o estilo ideal para o grande banquete!
Foto via Bloglovin
Tradição à mesa: os sabores perfeitos para um casamento no natal
É Dezembro e o espírito natalício já se faz sentir. As decorações enchem as montras e as ruas e até o friozinho que se faz sentir tem "sabor a natal". É uma altura do ano feliz e, por isso, uma altura do ano perfeita para começar uma nova vida.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação