Os melhores conselhos de maquilhagem para uma pele perfeita por Ana Paula Antunes

O dia de casamento corresponde a um dos dias mais importantes da vida de uma mulher e é, por sua vez, o dia em que o casal é mais fotografado. Assim, é expectável que a noiva queira estar no seu melhor naquelas fotografias que vão constituir e formar o albúm do grande dia.

Depois de escolhido o vestido com que vai entrar no altar, trocar os votos e iniciar, assim, esta nova etapa da sua vida, é hora de começar a pensar nos tratamentos de beleza e, posteriormente, na maquilhagem que vai completar o look. Por vezes, esta pode ser uma tarefa complicada e, por esta razão, conversámos com uma expert da matéria – Ana Paula Antunes, uma maquilhadora profissional desde 2008 – que nos brindou com as suas melhores dicas e conselhos para que seja uma verdadeira princesa no seu conto de fadas!

Uma vez que os olhos vão estar todos postos na noiva, desde os dos convidados até aos do noivo que espera ansiosamente pela chegada da mulher dos seus sonhos, é normal que a noiva queira estar perfeita para causar o efeito wow. Neste contexto nupcial, perfeição é sinónimo de uma maquilhagem à altura do acontecimento, pelo que é importante que determinados aspectos e detalhes não sejas colocados de parte. Assim:

“Uma boa preparação da pele e bons produtos são o primeiro passo para o sucesso”, afirma Ana Paula Antunes.

Por esta razão, um dos tópicos da conversa foi precisamente a maquilhagem correctiva que, de acordo com a profissional, é a base para qualquer outro tipo de makeup. Assim e como o próprio nome indica, esta prática é específica para camuflar e disfarçar as imperfeições da pele através da cor: borbulhas, olheiras, cicatrizes, derrames… Basicamente, tudo é possível ao recorrer à utilização dos correctores indicados, até a uniformização do tom de pele.

Ana Paula Antunes explicou-nos que existem diversos tipos de correctores, nomeadamente em forma de stick, creme, líquido ou em formato de caneta. No entanto, todos eles têm um aspecto em comum: fazem verdadeiros milagres.

“Qual o tipo de corrector indicado para mim?”

A escolha, aqui, depende do estado em que a sua pele se encontra. Os correctores de stick são os mais indicados para peles jovens que têm tendência em ser oleosas, uma vez que se mantêm durante mais tempo adaptando-se, assim, à pele graças à sua cobertura mais densa. Por sua vez, as fórmulas em creme ou líquido apresenta uma textura mais fluída, espalhando-se, assim, com maior facilidade. Desta forma, por terem um elevado nível de hidratação são as mais recomendadas para as mulheres que têm uma pele mais seca ou mista. Por último, mas não menos importante, Ana Paula partilhou connosco que os correctores sob a forma de caneta são muito práticos visto que a sua aplicação é rápida e precisa. Estas são as mais indicadas para disfarçar pequenas imperfeições em locais mais específicos, nomeadamente nos cantos internos, como os olhos, nariz, etc.

“Qual será a cor de corrector que é recomendada para a minha pele?”

A makeup artist confessou-nos todos os seus segredos e de facto, para as peles que apresentem áreas avermelhadas, ela sugere a utilização de um corrector verde. O truque é colocá-lo em pequenas quantidades, no centro da imperfeição que se deseja camuflar, espalhando bastante bem para que fique completamente imperceptível.  Por outro lado, para manchas amareladas na pele, o mais aconselhado é recorrer a um corrector lilás. Por sua vez, para as olheiras, Ana Paula Antunes afirma que “o ideal é um corrector com uma cor semelhante à pele, um ou dois tons mais claros, se estas forem muito escuras e profundas“.  É importante alertar e salientar o facto de que às vezes, é difícil acertar na cor exacta para que a correcção que se pretende seja alcançada. Nestes casos, a sugestão é combinar dois ou mais tons diferentes de correctores até chegar aquilo que se quer – perfeição! 

A sua aplicação… 

Neste aspecto, temos várias alternativas, partilha a maquilhadora. Assim, podemos optar por aplicar com o corrector com os dedos, com um píncel ou até com um cotonete é possível!

“O segredo está em colocar poucas quantidades com pequenos toques para o fazer penetrar na pele. Não deve ser esbatido para não retirar o produto.” 

Assim, pode ser aplicado antes ou depois da base. No entanto, a profissional prefere colocar depois da base para que resulte num trabalho perfeito, independentemente do tipo de pele e das  imperfeições com que estamos a lidar.

Importante: Corrigir os cantos internos dos olhos e dos lábios, pálpebras móveis, olheiras, asas do nariz, o centro do queixo.

Para que seja a noiva mais bonita e para soltar elogios dos demais convidados, Ana Paula Antunes partilhou connosco algumas dicas que irão fazer toda a diferença e ajudá-la a alcançar a perfeição que quer exibir no dia do seu casamento e não só… Estas dicas aplicam-se, também, à maquilhagem que usa durante o dia para ir para o trabalho, às compras, a um encontro romântico…

Portanto, pode verificar-se que o seu corrector tenha obtido uma textura mais espessa, tornando-se, consequentemente, mais difícil para espalhar. Nestes casos, pode juntar um pouco de creme hidratante ou base para conferir uma certa fluídez. Para garantir uma duração mais prolongada, pode fixar-se o corrector com uma camada de pó translúcido.

Para terminar, a profissional confessou o segredo para fazer uma maquilhagem rápida, mas perfeita! Não usando base, pode aplicar o corrector, de uma forma uniforme, na face depois do hidratante. Posteriormente, recomenda que polvilhe pó solto do tom da sua pele, de modo, a garantir uma cor que pareça natural. Eventualmente, pode terminar esta obra de arte com um pó bronzeante para ficar com um ar mais moreno!

Agora que estes conselhos e dicas foram partilhados pela maquilhadora profissional, Ana Paula Antunes, já tem todas as condições reunidas para arrasar no seu dia de casamento – e no dia-a-dia – com uma pele perfeita e de invejar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida
Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!
Aceite as suas imperfeições e tire partido dos seus pontos fortes. A sua maquilhagem deve acentuar a sua beleza natural e não transformá-la noutra pessoa.
Foto: Vanessa & Ivo
Maquilhagem para Noivas Ruivas: 4 dicas fundamentais!
Nenhuma noiva é esquecida e ainda que, em Portugal, a percentagem de ruivos seja muito pequena, a Zankyou não se esqueceu delas. Leonor Vasconcelos, do blogue Trinta e Tal, deixa-lhe as melhores dicas para que tire partido da sua beleza natural.
Jordana Carraça Stylist and Make Up Artist
Dicas para escolher a maquilhagem ideal para o dia do seu casamento!
O grande dia está a chegar e ainda não sabe que tipo de maquilhagem usar? Não se preocupe pois temos algumas dicas para que deslumbre no dia do seu casamento

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação