Passo-a-passo para um vestido de noiva feito à medida: contamos-vos todos os segredos!

Qualquer vestido de noiva, feito sob medida, nasce do coração… Do coração da noiva, do coração da mãe, do coração da melhor amiga… Às vezes até, e felizmente, do coração do próprio noivo… São referências, detalhes, pormenores, inspirações que se juntam, sorrisos que se acumulam no coração… E a obra nasce!

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

Todo este processo singular e delicioso, minucioso e pessoal, ao contrário do que se possa pensar, tem muito pouco de atribulado… A ansiedade e a alegria misturam-se com a delicadeza e a exclusividade que revestem o “tal”, e a data, especial por si mesma, ganha ainda mais relevância.
Se já anteriormente, estivemos à conversa com a designer portuguesa Natália Mil-Homens Pereira, a respeito do vestido de noiva perfeito – e à medida! – hoje, foi com a estilista Pureza Mello Breyner, que nos abriu as portas do seu atelier, que falamos… E que nos contou alguns dos seus maiores segredos!..

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

Como e onde tudo começa!

Segundo Pureza, o processo não poderia ser mais simples – mas ainda assim, menos cuidadoso, claro. Disse-nos a criadora que, “um vestido de noiva à medida é feito em etapas, cada uma com a sua complexidade: primeiro combino uma reunião com a noiva no atelier, para nos conhecermos, falarmos um pouco sobre as suas expectativas, saber se já tem uma ideia em mente ou um ponto de partida – para poder começar a criar a partir daí. Gosto sempre de saber se o casamento é de manhã ou à tarde, se vai ter muitos convidados, e – essencial! -, onde é. É muito importante para mim que haja química entre nós, que tenhamos alguma afinidade, que estejamos na mesma onda!”.

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

Os primeiros passos!

Logo depois, conta-nos a estilista, “após esta primeira reunião, vem a mais esperada: a apresentação dos croquis! Normalmente peço, pelo menos, duas semanas de intervalo entre estas duas reuniões, pois o meu trabalho inclui muita pesquisa e preciso do meu momento de inspiração! Gosto de desenhar de manhã cedo, quando o atelier está mais calmo, e desenho sempre – sempre! – em papel e lápis de carvão. É também neste segundo encontro, que a noiva escolhe os materiais finais do seu vestido, as rendas e os bordados e que experimenta alguns vestidos-base que temos no atelier. Temos vários cortes, em vários tecidos, para que seja possível mostrarmos o cair diferente de cada um.”.

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

E o vestido acontece!

No recato e, abraçada pelo requinte do atelier de Pureza Mello Breyner, a construção do vestido de sonho, flui naturalmente. Segundo a criativa, logo depois do segundo encontro, “começamos então as provas: a primeira que pode ser em pano cru, forro ou logo no material escolhido, dependendo da complexidade do modelo e as seguintes já com as rendas, bordados e aplicações, e onde vamos confirmando todo o modelo e todo os pormenores. Nestas provas, as noivas têm toda a liberdade para mudarem o que quiserem – se afinal não gostam da manga, do decote ou de uma qualquer aplicação… Tudo pode ser alterado, para que o vestido vá de encontro ao resultado final pretendido.”.

Na penúltima prova, uma das mais importantes em todo o processo, pelas palavras de Pureza, “decidimos também o véu – se leva ou não, se é rendado… -, os brincos, os sapatos e a maquilhagem. Gosto de ajudar na composição de todo o look e aconselho as noivas a que, sempre que possível, façam a prova do penteado e da maquilhagem também neste dia.”.

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

A despedida!

E porque tudo o quanto é bom, se esvai depressa, depressa chega também o momento da despedida… “Resta-nos a ultima prova, a uma ou duas semanas da data do casamento, em que vislumbramos o resultado final e que, normalmente, envolve algumas lágrimas de alegria! Tiramos muitas fotografias – claro! – e é um momento de relaxe total!”.

Foto: Pureza Mello BreynerSolicite informação sobre “Foto: Pureza Mello Breyner”
Foto: Pureza Mello Breyner

Um dia único… Um vestido único!..
Para conhecerem mais nomes, dedicados à confecção por medida – de vestidos de noiva perfeitos, logicamente! -, não deixem de dar uma espreitadela na nossa Guia de Fornecedores!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre
Convites de casamento: contamos-vos tudo o que precisam de saber sobre eles!
Agora que a data está marcada, o local perfeito escolhido e a lista de convidados alinhavada... Falamos de convites de casamento! Que informação deverá conter? Que texto será o mais adequado? Que linhas normais segue? Hoje, aqui, na Zankyou Magazine, respondemos-vos a todas as vossas perguntas!
Luis Moura
Patrícia & Tiago: o pedido de casamento mais romântico que jamais contámos!
O destino encarregou-se de uni-los de novo e eles decidiram que seria para sempre!
Loja Amour Glamour by Noivos de Gondomar
Quem irá vestir os noivos de Casamento Santo António este 2016? Contamos-lhe tudo!
Descubra quem irá vestir os noivos de Casamento Santo António este ano.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação