X

Tendências 2015: As cores tendência para casamentos em 2015

A cor desempenha um importante papel na concepção de um evento, pois como explica a Maria Pipa, ajuda a criar uma identidade visual do evento, e além disso fornece singularidade e personalização do mesmo, conforme refere a Diferente, empresas de styling e decoração em eventos!

Solicite informação sobre “Painel: Maria Pipa”
Painel em tons suaves feito por MariaPipa. Foto: Arte Magna Fotografia.

“A escolha da cor ou palete de cores ajuda na criação do conceito gráfico e decorativo, mesmo que não exista um tema definido. Ajuda as várias pessoas/equipas envolvidas no casamento, a trabalharem com os mesmos tons. Desta forma, o resultado será mais harmonioso.” (Maria Pipa)

Como tal, a cor assume um papel importantíssimo ao longo de todo o casamento, desde a “criação gráfica que servirá de base aos produtos que fazem parte do evento” (Diferente).

Solicite informação sobre “Convite: Maria Pipa”
Convite de casamento romântico pela Maria Pipa.
Solicite informação sobre “Convite: Diferente”
Convites de casamento personalizados pela Diferente.

Seleccionadas as cores, estas estão são aplicadas em inúmeros detalhes, como o bolo de noivos, as lembranças com a “personalização da embalagem”, os acessórios de moda e ainda os centros de mesa com o seguinte truque “escolher uma base neutra (de flores) em tons de branco e marfim e acrescentar “pinceladas” de cor através de acessórios”, como explica a Diferente.

Solicite informação sobre “Decoração: Maria Pipa”
Decoração em tons de rosa, pela Maria Pipa. Foto: Arte Magna Fotografia.

Como tendências 2015: “Os estilos rústico e romântico voltam a dar as mãos neste ano que se avizinha e as tonalidades fazem a ponte entre os tons verdes e castanhos, que nos remetem para campo e para a natureza, e os rosas e os laranjas que nos transportam para o antigo, para o sonho e para a poesia.

Os motivos florais combinados com simples padrões geométricos podem ser uma fusão perfeita com o cuidado tratamento da cor. A palete que sugerimos surge como uma opção segura face às novas tendências, ainda que deva ser trabalhada em função quer das estações do ano e dos espaços escolhidos.” (Diferente)

Solicite informação sobre “Foto: Diferente”
Palete de cores sugerida pela Diferente e a sua aplicação em elementos decorativos.
Solicite informação sobre “Decoração: Maria Pipa”
Decoração com apontamentos rústicos, pela Maria Pipa. Foto: Arte Magna Fotografia.

Quanto às cores tendencialmente usadas por estações do ano, a Maria Pipa sugere tons suaves como o verde água, rosa claro e amarelo clarinho para a primavera, tons mais garridos para o verão, enquanto que o outono pede cores quentes como o bordeaux, beringela e tijolo e para o inverno o branco gelo.

Já a Diferente aponta o rosa forte, tangerina, pêssego e marfim para a época primaveril, as cores azul marinho, verde seco, amarelo e branco como as mais veranis, o verde lago, verde seco, coral e branco como as mais outonais e cinza, verde aqua e nude para uma decoração invernal.

Solicite informação sobre “Decoração: Maria Pipa”
Seleção de cores/elementos que apelam ao verão. Decoração: Maria Pipa.
Solicite informação sobre “Topo de bolo: Diferente”
Topo de bolo branco pela Diferente.

É importante o cuidado na correlação da escolha da cor com a estação associada, de modo a evitar constrangimentos pois “um casamento de verão, com uma forte presença das tonalidades vermelha, branca e prata, poderá resultar num ambiente natalício, típico de inverno, que em nada se adequa à frescura e à vitalidade de um evento de verão.” (Diferente)

Solicite informação sobre “Foto: Maria Pipa”
Elemento decorativo para noivas românticas. Foto: Maria Pipa.

A Diferente aponta ainda um equilíbrio das cores, propondo uma cor base neutra como o branco e o nude, utilizando a cor em apontamentos ou numa seleção de vários tons da mesma cor, tornando por certo um resultado elegante, chaves para evitar uma “uma combinação de cores extremamente saturadas poderá resultar num “quadro” caótico e sem coerência”.

Quanto ao estilo das noivas propriamente dito, uma noiva romântica opta por “tons mais suaves e dentro dos brancos, rosas… Enquanto que uma noiva mais moderna/irreverente, é capaz de apostar em tons mais fortes”. (Maria Pipa)

Solicite informação sobre “Convite: Maria Pipa”
Detalhe de convite romântico feito por Maria Pipa.
Solicite informação sobre “Convite: Maria Pipa”
Convite da casamento em tons claros por Maria Pipa.

Já para uma noiva clássica que prefere combinações intemporais “as combinações azul marinho/dourado ou branco/dourado” são uma boa aposta. Também a “crescente opção pelo estilo vintage elevou o interesse pelas tonalidades verde menta e pêssego, mas que agora dá lugar às tendências bucólicas que abraçam uma palete mais rica de verdes com apontamentos de cores frutadas ou amadeiradas.” (Diferente)

Solicite informação sobre “Foto: Diferente”
Elementos de inspiração vintage, pela Diferente.

Além de tudo isto, a cor escolhida pode estar relacionada com o espaço da Recepção, onde a vertente arquitectónica de um determinado espaço, poderá limitar ou condicionar a abordagem cromática, como “perante um edifício palaciano com uma forte presença de dourados será fácil combinar tonalidades pastel como o rosa ou pêssego, ou mesmo tonalidades mais sóbrias como o azul  real ou o verde esmeralda”.(Diferente)

Assim, é uma ajuda fundamental a escolha de profissionais que melhor vos poderão acompanhar e aconselhar durante todo o processo, escolhendo uma palete de cores de acordo com os vossos gostos, estação do ano e local da Recepção.

Bons preparativos!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação