Vestidos de noiva com bordados minhotos

Vestidos de noiva com bordados minhotos

Escolher entre a tradição e as últimas tendências da moda não tem que ser radical.

  • Vestidos de Noiva
guardar
Vestido de noiva com bordado do Lenço dos Namorados

Escolher entre a tradição e as últimas tendências da moda não tem que ser radical. Existem várias soluções de compromisso e uma delas é a que propõe a Aliança Artesanal, em Vila Verde, uma associação minhota que se propõe a bordar o seu vestido de noiva ou véu de acordo com as suas preferências, para um resultado muito contemporâneo.

A Aliança Artesanal é uma Cooperativa de Interesse Pública e Responsabilidade Lda., com cerca de 100 associados, entre eles as Câmaras Municipais de Vila Verde e Terras de Bouro.

Actualmente, conta com 12 artesãos, 6 dos quais a tempo inteiro. Para além das peças culturalmente mais simbólicas, como os lenços típicos do Minho, esta cooperativa descobriu que, apesar de estar quase extinta a figura da tradicional “noiva do Minho“, existia um nicho de mercado composto por mulheres modernas, com gostos muito actuais e exigentes, mas com o Minho no coração e o desejo de poder levar consigo um elemento da cultura da sua terra, desde que perfeitamente adaptado ao seu vestido de noiva de eleição.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O resultado é um sucesso: vestidos de noiva de corte contemporâneo com apontamentos bordados estrategicamente, resultando em peças únicas, de muito bom gosto e indelevelmente ligadas às raízes da região. Os bordados podem constar no vestido de noiva, no véu ou apenas num lenço que envolva o bouquet, como na foto. Na verdade, o limite é a imaginação.

Associar o Lenço dos Namorados, por exemplo, à cerimónia, é fazer convergir séculos de crenças e de imaginário romântico colectivo num dos dias mais felizes da vida de um casal, o que transporta consigo uma aura muito positiva de esperança, de continuidade e de comunidade.

A Aliança Artesanal oferece, também, uma série de propostas para Homem, que podem até vir a enquadrar-se no vestuário do noivo, como, por exemplo, as camisas bordadas com assinatura do estilista Nuno Gama. E também as convidadas poderão aderir ao tema – adorámos as capas bordadas e o fato cache-coeur.

Noivas do Minho, digam-nos o que pensam desta ideia! E para as noivas das restantes regiões do país, aqui fica o nosso repto: o que sugerem para integrar a tradição da vossa região num vestido de noiva?