Vestidos de noiva com bordados minhotos

Vestido de noiva com bordado do Lenço dos Namorados

Escolher entre a tradição e as últimas tendências da moda não tem que ser radical. Existem várias soluções de compromisso e uma delas é a que propõe a Aliança Artesanal, em Vila Verde, uma associação minhota que se propõe a bordar o seu vestido de noiva ou véu de acordo com as suas preferências, para um resultado muito contemporâneo.

A Aliança Artesanal é uma Cooperativa de Interesse Pública e Responsabilidade Lda., com cerca de 100 associados, entre eles as Câmaras Municipais de Vila Verde e Terras de Bouro.

Actualmente, conta com 12 artesãos, 6 dos quais a tempo inteiro. Para além das peças culturalmente mais simbólicas, como os lenços típicos do Minho, esta cooperativa descobriu que, apesar de estar quase extinta a figura da tradicional “noiva do Minho“, existia um nicho de mercado composto por mulheres modernas, com gostos muito actuais e exigentes, mas com o Minho no coração e o desejo de poder levar consigo um elemento da cultura da sua terra, desde que perfeitamente adaptado ao seu vestido de noiva de eleição.

O resultado é um sucesso: vestidos de noiva de corte contemporâneo com apontamentos bordados estrategicamente, resultando em peças únicas, de muito bom gosto e indelevelmente ligadas às raízes da região. Os bordados podem constar no vestido de noiva, no véu ou apenas num lenço que envolva o bouquet, como na foto. Na verdade, o limite é a imaginação.

Associar o Lenço dos Namorados, por exemplo, à cerimónia, é fazer convergir séculos de crenças e de imaginário romântico colectivo num dos dias mais felizes da vida de um casal, o que transporta consigo uma aura muito positiva de esperança, de continuidade e de comunidade.

A Aliança Artesanal oferece, também, uma série de propostas para Homem, que podem até vir a enquadrar-se no vestuário do noivo, como, por exemplo, as camisas bordadas com assinatura do estilista Nuno Gama. E também as convidadas poderão aderir ao tema – adorámos as capas bordadas e o fato cache-coeur.

Noivas do Minho, digam-nos o que pensam desta ideia! E para as noivas das restantes regiões do país, aqui fica o nosso repto: o que sugerem para integrar a tradição da vossa região num vestido de noiva?

Mais informação sobre

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Credits: Renato Ribeiro Photography
Vestidos de noiva marfim para iluminar os casamentos de 2018
Escolha um vestido de noiva em marfim para arrasar no dia em que fizer as juras de amor à pessoa que o seu coração escolheu para amar.
Rosa Clará. Credits: Barcelona Bridal Fashion Week
Vestidos de noiva Rosa Clará 2018: a colecção mais romântica que alguma vez viu
Descubra a nova colecção de Rosa Clará 2018: subtileza e elegância numa colecção romântica e sexy para brilhar no dia do seu casamento.
Fotografia: Como Branco Wedding Concept. Vestido de Noiva: Gio Rodrigues
A noiva vestida de rosa: os mais belos vestidos para 2018
Para um look natural e simples, no qual o romântico e o feminino se complementem de forma perfeita, o seu vestido de casamento cor-de-rosa é o ideal!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação