Véus birdcage ou voilette: uma alternativa ao véu tradicional

Certamente já conhece. Chamam-lhe birdcage (em inglês), voilette (em francês) e “véus gaiola” em português. O que é? Uma versão curta do véu da noiva, que pode cobrir o rosto, parte dele ou apenas os olhos da noiva, podendo ainda ser um detalhe que envolva uma pequena parte da cabeça. Uma tendência verdadeiramente fascinante que poderá marcar a diferença no dia do seu casamento. Já ponderou usar este tipo de véu?

Comum nas décadas de 1910 a 1940, em que era usado como protecção contra a poeira e o sol, o birdcage ou voilette tanto combina com casamentos mais alternativos como também com enlaces muito românticos e até mais tradicionais, dando um toque mais retro ou vintage ao look da noiva.

Geralmente são em tule ou numa rede macia, podendo ser adornados por pequenos bordados, flores em tecido, aplicações de penas e demais acessórios, incluindo pequenos chapéus. Pode ainda ficar mais sofisticado com brilhos, pérolas ou pedrinhas brilhantes, tudo irá depender do seu estilo.

Atelier Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues

É também um tipo de véu muito versátil, que combina com vários estilos de noiva: da moderna à mais clássica; da mais descontraída à mais sofisticada; da romântica à mais sensual. Pode ainda ser usado com diferentes tipos de penteados, sejam de cabelos presos ou soltos, e inclusivamente com cabelos curtos. E acaba por ser mais prático, pois a noiva pode continuar com ele durante toda a festa.

Atelier Gio Rodrigues
Atelier Gio Rodrigues

Apesar de estar geralmente mais associado a casamentos diurnos ou ao ar livre, o birdcage ou voilette é um véu de noiva perfeitamente adequado à noite, para um casamento mais requintado.

Qual o vestido que combina melhor com o birdcage ou voilette?

Por ser mais discreto, o bom deste tipo de véu é que pode ser combinado com diferentes estilos de vestido, sejam com renda ou sem renda, longo ou curto, rodado ou justo.

Tenha apenas atenção à harmonia do conjunto e evite os excessos, em termos de acessórios. Já sabe: menos é sempre mais. Assim, se o véu birdcage ou voilette for simples, pode ousar nos detalhes, mas se optar por um véu curto com uma flor ou um arranjo mais elaborado será mais bonito usar com um vestido mais simples. Olhe-se ao espelho: se a produção lhe parecer exagerada, retire o acessório – seja ele qual for – ou substitua-o por algo mais discreto.

E então, convencida?

Se ainda tem dúvidas, leia também Véu, sim ou não? e inspire-se nos Véus de noiva que a tornarão ainda mais especial no dia do seu casamento. Conheça ainda a colecção de véus personalizáveis e ffeitos à mão Serendipity by Vestidus

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Gio Rodrigues
24 horas para a apresentação da nova colecção Gio Rodrigues
A um dia do desfile contamos-lhe alguns dos mimos que o estilista preparou para a apresentação da sua colecção!
Foto: Thrall Photography
Como escolher o seu vestido de noiva para uma cerimónia civil em 5 passos
Se estava na dúvida se os casamentos civis obrigavam a um protocolo de vestimenta especial, leia este post e acalme-se! Damos-lhe cinco ajudinhas...
Os sapatos inspirados na Minnie da Primark já estão disponíveis em Portugal: elegância divertida para o seu grande dia!
Os sapatos inspirados na Minnie da Primark já estão disponíveis em Portugal: elegância divertida para o seu grande dia!
Um must-have para os fãs da Minne, que são já favoritos de diversas estrelas de street style do mundo inteiro e fazem as delícias dos fotógrafos.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação