No Dia das Mentiras desmascaramos 10 mentiras sobre o casamento

Neste dia 1 de Abril, dia das mentiras, não lhe vamos falar sobre galinhas com dentes ou invasões de marcianos! Vamos, ao contrário, desmascarar algumas mentiras que circulam sobre o casamento. Tudo para que o seu relacionamento seja saudável e feliz!

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

Mentira #1: Só precisamos de Amor & uma Cabana para sermos felizes para sempre

Pois é, a ideia do amor romântico é muito bonita, mas não se deixe enganar: a ideia de que encontramos a nossa alma gémea, que nos irá amar incondicionalmente até ao fim, independentemente de tudo o que fizermos ou de todas as outras condicionantes da vida, é mera ilusão. Calma, nós acreditamos no Amor e na sua força, mas neste dia das mentiras temos de lhe dizer que tem de ser realista: os problemas existem nos relacionamentos, há assuntos que podem provocar atritos, manias de cada um que podem deixar o outro com os nervos em franja. Solução: uma boa comunicação entre o casal é essencial para ultrapassar todas as barreiras que possam minar qualquer relacionamento.

Paper moons with Diana Nobre
Paper moons with Diana Nobre

Veja quais são os 10 maus hábitos que arruínam até o casamento mais sólido e, já agora, saiba quais são as 4 razões pelas quais uma mulher sabe que escolheu o amor da sua vida

Mentira #2: Os casais mais felizes estão sempre juntos e vivem só um para o outro

A ideia de não passar um minuto um sem o outro é pouco saudável. Cada um deve ter o seu espaço e individualidade, bem como tempo para si. E deve respeitar o espaço e tempo do outro.

Detail Life Photography
Detail Life Photography

Neste dia das mentiras, veja também No seu casamento e na sua vida: para ter sucesso seja você mesma!

Mentira #3: Quando casarmos vamos ter a nossa própria família

Sim, não deixa de ser verdade que irá construir a sua própria família, mas a sua família de origem irá sempre consigo para o seu casamento. A sua e a da sua cara-metade. Procure ter um bom relacionamento com os seus pais e sogros, mesmo que a influência da família seja muito complicada. Não precisam de ser os melhores amigos, basta que respeitem limites. Neste dia das mentiras temos de lhe dizer que a verdade é que não há volta a dar: os laços de sangue são para sempre!

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

Para ajudar, leia A relação com a sua sogra não é a melhor? Saiba o que fazer!

Mentira #4: Num casamento feliz não há discussões

Que grande mentira! Seria bom ter harmonia total num relacionamento, mas dizê-lo é irrealista. Neste dia das mentiras afirmamos: as crises, desentendimentos e os conflitos são inevitáveis. A diferença nos casais felizes é que estes sabem que isso é natural e pode acontecer, pois estão conscientes da sua individualidade e de que – por muito que partilhem interesses, preocupações e visão do mundo – terão sempre as suas diferenças. O importante é colocar sempre a sua relação à frente do motivo que levou à discussão.

Vitor Neves - Fotógrafos
Vitor Neves – Fotógrafos

Saiba, de qualquer forma, quais são as 10 coisas que NUNCA deve dizer numa discussão!

Mentira #5: Os filhos salvam casamentos

Outra grande mentira. Os filhos devem ser fruto do amor que existe entre o casal e ter um filho quando as coisas não estão bem é apenas prolongar o calvário em que estão já metidos e incluir nele um ser inocente que não pediu para nascer. Aliás, neste dia das mentiras dizemos-lhe a verdade: ter um filho – apesar de ser o melhor do mundo! – cria mais pressão emocional num casamento e acaba por destabilizar a rotina da vida do casal, que passa a ter novas prioridades, responsabilidades e preocupações, já para não falar da privação do sono que arrasa com o bom humor de qualquer um!

Your Story in Photos
Your Story in Photos

Já agora veja as 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos

Mentira #6: Casar significa ter menos sexo

Diz-se que depois do casamento o casal tende a vestir o pijama e instalar-se no sofá para o resto das suas vidas. Mas a verdade é que estudos indicam precisamente o contrário: as pessoas casadas têm mais sexo do que as que não são (apesar de o sexo se tornar mais previsível) e as pessoas casadas com vida sexual activa relataram níveis mais elevados de satisfação sexual. Para além disso, outro estudo mostra que os casais que estão mais juntos há mais tempo pensam mais no prazer do(a) parceiro(a).

João Almeida
João Almeida

Veja Como ter uma vida sexual feliz segundo a ciência?

Mentira #7: Demasiada intimidade pode conduzir ao divórcio

Quem o diz são as pessoas que preferem estar numa relação em que se mantém algum mistério, que permite uma eterna conquista entre o casal. No entanto, neste dia das mentiras contamos-lhe que os especialistas dizem que uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois cada casal é único, sendo possível encontrar satisfação sexual e sentimental com muita intimidade. O que estraga uma relação é a falta de respeito e não conseguir perceber os limites do que é aceite e do que incomoda o outro.

Momento Cativo
Momento Cativo

Mentira #8: Depois de casar, ele/ela muda

Desengane-se: ele ou ela não vai mudar assim que disser o “Sim, aceito”. Neste dia das mentiras revelemos-lhe que hábitos antigos, temperamentos, feitios e valores não são coisas fáceis de mudar em ninguém. É possível ajustar comportamentos que incomodam o outro, mas mudar a personalidade é outra conversa…

The Storytellers
The Storytellers

Mentira #9: É possível manter a chama da paixão acesa para sempre

Já que é dia das mentiras dizemos-lhe que manter o mesmo padrão de relacionamento das primeiras semanas, meses ou anos (dependendo do casal) é muito difícil (senão impossível). O que o casal pode fazer é manter a qualidade, a motivação e o equilíbrio da relação, que terá inevitavelmente altos e baixos. Tudo na vida atravessa mudanças, sobretudo no que respeita à vida sexual, pelo que o casal precisa de se concentrar em criar momentos para estimulá-la (correndo sempre o risco e tendo a consciência de que nem sempre pode resultar). Por isso, veja Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar.

João Almeida
João Almeida

Mentira #10: Os casamentos inevitavelmente decaem com o tempo

Apesar de muitos casais falarem de um declínio da satisfação matrimonial com o passar do tempo, há muitas descobertas interessantes em recentes pesquisas que demonstram que isso não é inevitável. Por isso, neste dia das mentiras, dizemos-lhe que sim, é possível que o casamento, tal como tantas outras coisas na vida, fique melhor com a prática. Sim, porque ainda existem casamentos para a vida! Ora espreitem estes 609 anos de histórias de amor!

Pedro Vilela
Pedro Vilela

E já que é Dia das Mentiras, veja também as 10 mentiras que TODAS as mulheres dizem, pelo menos, uma vez na vida! e as 12 mentiras piedosas que os convidados dizem nos casamentos

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação