Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar

Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar

À medida que o tempo passa a intimidade e cumplicidade aumentam e o desejo ardente e a luxúria diminuem. Mas há formas de manter a chama acesa...

Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar
Foto: White Valley
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Casal

A euforia que sentia no início da relação desvaneceu? As borboletas no estômago que sentia cada vez que a sua cara-metade chegava ou que o telefone tocava já eram? É normal e até frequente que isso aconteça. Cientistas explicam o que acontece ao nível hormonal: os níveis de testosterona descem nos homens à medida que a relação avança. E se no princípio os dois estão cheios de dopamina e norepinefrina, com o passar dos meses as hormonas passam a ser outras. Jargão à parte o que acontece é geralmente o mesmo: à medida que o tempo passa a intimidade e cumplicidade aumentam e o desejo ardente e a luxúria diminuem. A verdade é que a intensidade do desejo talvez não volte a ser a mesma (é o poder da novidade), mas há pequenas formas de manter a chama a flamejar. Cumplicidade e amor são ótimas, mas de vez em quando é bom deixar a paixão falar mais alto. Hoje damos-lhe cinco dicas que podem trazer de volta as borboletas no estômago!

1. Faça algo novo pelo menos uma vez por mês

Crie o hábito de pontualmente fazer alguma coisa nova que provoque uma disrupção da sua rotina de casal. Pode ser algo tão simples como uma escapadinha de fim de semana. Dois dias na serra da Estrela no pico do Inverno ou dois dias num turismo rural alentejano quando a primavera desponta servem para o efeito. Mas um jantar num restaurante uma vez por semana (ao invés de a correr, na mesa da cozinha e de pijama) também é um bom começo. Durante o resto do mês, você e a sua cara-metade estarão ansiosas por aquele fim de semana que planearam ou por aquele dia que vão sair juntos. E sabe o que é sinónimo dessa ansiedade boa? Isso mesmo, as borboletas no estômago.

Veja também: 8 dicas para que a rotina não durma com o vosso casamento: venham conhecê-las!

guardar
Foto: Pedro Filipe Fotografia

2. Use um pouco de criatividade no sexo

Família, trabalho e obrigações são sempre prioridade e muitas vezes a intimidade de um casal sofre com isso. Adiam-se as noites a dois um dia, uma semana, um mês e quando o casal dá por isso a relação esfriou. O amor está lá mas falta o desejo. Rompa já com esse padrão. Institua uma date night, por exemplo, e respeite o compromisso tanto quanto respeita todos os outros que tem na sua agenda. E no dia trate de apimentar um pouco as coisas. Pode inspirar-se no Kama Sutra, trazer adereços (alimentares ou não), enveredar pelo caminho fantasioso do role playing ou simplesmente comprar uma lingerie nova! O importante é usar a sua criatividade para que o sexo não seja sempre “mecanizado”. Tome nota: o sexo não é central, mas I-M-P-O-R-T-A! E fica a dica: não há nada mais entusiasmante do que sentirmo-nos desejados. Faça a sua cara-metade sentir-se assim: desejada.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Veja também: Como manter a chama acesa depois de vários anos enquanto casados? Uma séxologa dá-nos a receita!

guardar
Foto: nd3000

3. Ofereça prendas só porque sim

Não precisam de ser caras, nem precisam de ser megalómanas. Mas se tirar uns minutos do seu dia para levar consigo para casa um mimo que você sabe que vai fazer a sua cara-metade sorrir, faça-o! As pessoas tendem a demonstrar mais paixão quando se sentem valorizadas e apreciadas. Se a sua cara-metade se sentir valorizada, vai sentir-se bonita e confiante e, como consequência, mais disposta a reatar a paixão.

Veja também: 20 prendas que as mulheres desejam uma vez na vida

guardar
Foto: Manuel Oliveira Fotografia

4. Passe algum tempo longe

Lembra-se dos fins de semanas com amigas, das noitadas com as colegas da faculdade ou de trabalho? Das viagens impulsivas? Continue a fazê-las. A saudade tem um efeito poderoso. E um bocadinho de mistério nunca fez mal. Estar longe de vez em quando ajuda a lembrar a sua cara-metade do quanto você faz falta. Faça algumas coisas sozinha. Crie um mundo que é só seu e não sacrifique todo o seu tempo e energia na relação. Faça o que a faz feliz. A sua confiança, a sua felicidade e a sua atitude são o melhor afrodisíaco que pode haver. Quem não se apaixonaria por a sua melhor versão?

Veja também: O Amor à distância é algo para si? Saiba quais as vantagens e desvantagens e como sobreviver a este tipo de relação

guardar
Foto: The Chronicles Photography

5. Alimente o contacto físico

Dê as mãos com mais frequência. Prolongue um pouco mais os beijos rotineiros que trocam. Quando estiverem a ver um filme no sofá, aproximem-se. Passem algum tempo agarrados antes de dormir. Não deixe que a sua cara-metade se esqueça do seu cheiro e do seu toque. Há algo de estranhamente familiar nos aromas e são muitas vezes estes que ativam as suas hormonas.

Veja também: 6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!

guardar
Foto: Overall Studio

Parece fácil, certo? É porque é! Experimente e avalie os resultados.

Veja também o nosso vídeo onde partilhamos consigo algumas experiências que devem ter enquanto casal, para que tenham uma relação autêntica e plena!

 

E talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Overall Studio Fotógrafos e vídeo
Manuel Oliveira Fotografia Fotógrafos e vídeo
Pedro Filipe Fotografia Fotógrafos e vídeo
The Chronicles Photography Fotógrafos e vídeo
White Valley Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!