O Amor à distância é algo para si? Saiba quais as vantagens e desvantagens e como sobreviver a este tipo de relação

O Amor à distância é algo para si? Saiba quais as vantagens e desvantagens e como sobreviver a este tipo de relação

Se acha que uma relação à distância não é para si, conheça as vantagens e desvantagens deste tipo de relacionamento e saiba se é possível ter uma relação duradoura nessas condições.

O Amor à distância é algo para si? Saiba quais as vantagens e desvantagens e como sobreviver a este tipo de relação
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Amor
  • Casal

As relações à distância são cada vez mais comuns no meio globalizante em que vivemos. Dizemos muitas vezes “longe da vista, longe do coração”, mas na verdade manter um relacionamento à distância pode ser algo bem difícil. Há casais que conseguem manter um relacionamento nessas condições, enquanto que outros nem sequer tentam. Neste artigo explicamos-lhe como fazer com que resulte.

guardar
Foto: DOIS

As modernas ferramentas digitais permitem o encontro de pessoas que de outra forma nunca se encontrariam. A internet e as diversas plataformas de comunicação existentes dissolveram as barreiras geográficas e permitem-nos estar à distância de um clique, uma videochamada ou mensagem de voz. Mas será que isso é suficiente para manter uma relação?

guardar
Foto: Spatium Fotografia

No mundo em que vivemos atualmente, a necessidade de alcançar a realização pessoal que tanto desejamos pode fazer com a mobilidade seja uma hipótese de alavancar a vida profissional. Por isso, há diversos casais que acabam longe um do outro, quer seja por que um elemento do casal conseguiu um emprego melhor noutro local ou estão a planear mudar de país e estão a efetivar as mudanças, um de cada vez.

guardar
Foto: Fotoalmada

Este modelo de relação à distância é então facilitado pelos múltiplos canais de comunicação hoje disponíveis: Facebook, Whatsapp e chamadas ilimitadas. Os casais tendem a viver separados, em cidades diferentes, países diferentes ou mesmo em dois continentes, desafiando constantemente os limites da relação.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Saiba quais são as 5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento.

guardar
Foto: Nuno Vasconcelos Fotografia

As vantagens

As relações à distância não parecem nada fáceis, quer pelo desafio que apresentam, quer pelas ameaças inquestionáveis ao relacionamento. Mas, alguns casais tendem a encarar a situação como algo positivo, principalmente se se tratar de uma situação temporária. Vejamos algumas das vantagens apontadas:

  1. Sentir a falta um do outro estimula o desejo e pode ser um ingrediente muito interessante para apimentar a relação de alguns casais;
  2. O relacionamento à distância permite a possibilidade de realizar uma comunicação mais eficaz. Não havendo a presença física, a palavra é tudo o que têm para manter o contacto. Por isso, a comunicação pode tornar-se mais rica, mais profunda e mais cuidada. Ambos podem revelar-se mais um ao outro, falando do que realmente importa para ambos;
  3. Este modelo de relacionamento permite ainda mais qualidade no tempo que que partilham juntos. O encontro seguinte é idealizado e pode ser mais cuidadosamente planeado, dando lugar ao romantismo anteriormente esquecido por via da rotina;
  4. Por estarem separados, cada um pode ter mais tempo para as coisas de que gosta, para os seus próprios interesses, para partilhar momentos com os amigos. Os gostos de ambos não têm que coincidir, isto é, não têm que fazer tudo juntos. Estarem separados permite aos casais partilharem algo em comum, sem deixarem de lado a sua individualidade;
  5. Estarem separados fará com que sintam, inevitavelmente, mais saudades um do outro. E à boa maneira do fado português, não deve ser encarada como sendo algo negativo. A saudade pode ser boa para o casal. Se não for em demasia, ajuda a acender o desejo e ensina a partilharem os momentos em que estão juntos com maior intensidade.

Saiba mais sobre a fotografia artística para eternizar os momentos mais felizes da sua vida.

guardar
Foto: DUZZEMARTINS

As desvantagens

  1. A maior preocupação de quem vive ou está prestes a viver uma relação à distância é, sem dúvida, a questão da confiança, que é facilmente apontada como a grande ameaça nas relações à distância. Mas, o que é que estamos a pedir ao outro quando lhe dizemos “tens de confiar em mim”? Será que estamos à altura de poder prometer uma garantia total de fidelidade e exigi-la, em retorno? Talvez seja importante firmar as intenções no presente e não tentar prometer algo que não sabemos se vamos conseguir cumprir. Talvez o caminho certo seja o da comunicação e o da verdade, porque se se amam, ambos desejam a felicidade um do outro e devem estar preparados para a possibilidade de ambos decidirem tomar rumos diferentes;
  2. Outra questão está relacionada com os aspetos financeiros e de disponibilidade. Se vivem em cidades ou países diferentes terão certamente maiores despesas de deslocação e terão que equacionar quando é que ambos terão oportunidade para viajarem para se encontrarem;
  3. O relacionamento à distância incita a um tipo de relacionamento mais aberto. Uma vez que não estarão juntos todos os dias e não vão partilhar o mesmo espaço, é particularmente complicado assumir determinados compromissos à distância.
  4. A constituição da família pode ter que ser adiada. Se vão ou estão a viver em locais diferentes torna-se complicado pensar em ter filhos, uma vez que não lhes conseguirão proporcionar a estabilidade idealmente desejada;
  5. A falta de contacto físico é outra das preocupações dos casais que vivem ou pensam iniciar um relacionamento à distância. Estarem longos períodos separados pode implicar terem de estar mais conectados virtualmente, o que embora permita manter um contacto, não é a mesma coisa.

Saiba quais são as 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos.

guardar
Foto: José Novais Fotografia

O que fazer para que resulte?

1. Tirem partido da tecnologia

Hoje em dia, a comunicação faz-se, em grande parte, devido aos avanços tecnológicos. Basta investir em uma boa conexão à internet e num bom smartphone para se manter sempre em contato com seu amor. Se no séc. XVIII os casais sobreviviam à base de cartas, porque é que vocês não sobreviverão com a tecnologia que têm ao dispor? Adaptem-se da melhor forma e comuniquem.

2. Estabeleçam prazos para se voltarem a encontrar

Ainda que o cenário seja incerto e a distância seja grande, é saudável sonhar com o reencontro e estabelecer um prazo para isso. Não saber quando é que se vão voltar a ver só cria sentimentos de dor e profunda tristeza. Definam uma data e foquem-se nisso, para conseguirem sobreviver à distância.

guardar
Foto: Estúdios Santa Cruz

3. Determinem objetivos claros

É importante que ambos se sintam tranquilos e confiantes para dizer o que esperam um do outro no período de tempos em estarão afastados, e o que estão dispostos a fazer para que a relação resulte. Em muitos casos, acontecem rupturas ou grandes discussões porque uma das partes não está alinhada com a outra. Estabeleçam se existe ou não um pacto de fidelidade e mantenham uma comunicação eficaz.

4. Explorem novas alternativas rumo à paixão

É evidente que um dos aspectos que mais se vai alterar com a distância será a vida sexual do casal. Esta é uma oportunidade para colocar a criatividade à prova e deixar o pudor de lado, encontrando novas maneiras de estimular a paixão do casal. Se confiam um no outro, podem usar o recurso às mensagens, videochamada, fotos, entre outros.

guardar
Foto: André Roque

5. Mantenham a chama da paixão acesa

É claro que devido à distância torna-se complicado fazerem surpresas um ao outro, mas não é impossível. Rendam-se aos serviços de entrega de flores, comida ou presentes e peçam a um estabelecimento local que faça uma entrega. Também vale enviarem presentes pelo correio e cartas de amor com fotografias tiradas num momento particularmente especial.

6. Façam planos a longo prazo

O desejo de um futuro em conjunto é um grande incentivo para seguir em frente com o amor que vos une. Falem abertamente sobre as coisas que querem para quando os dois se voltarem a reencontrar, e façam o máximo de planos que puderem.

guardar
Foto: José Novais Fotografia

7. Aproveitem o tempo a sós para se conhecerem melhor

A distância, se vista do ângulo certo, pode ser uma ferramenta de auto-conhecimento extremamente importante. Aproveitem para dedicar espaço e tempo a vocês mesmos e cultivar vossos próprios interesses, dando-se ao luxo de conhecerem melhor o vosso interior.

8. Aceitem a mudança

É normal que ambos mudem a vossa forma de pensar e de encarar as coisas com a distância e com o passar do tempo. Não se assustem com isso. Isso não significa que vocês deixaram de se amar. O vosso relacionamento será outro quando se voltarem a reencontrar, é certo, por isso encarem-no pela positiva e aproveitem o que o amadurecimento de ambos tem para oferecer à relação.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

9. Mantenham a noção do que têm em comum

Ainda que seja inevitável que cada um comece a trilhar o seu próprio caminho, é possível manter objetivos em conjunto. Fixem metas que possam concretizar, desde aprender a cozinhar um determinado tipo de prato a ver um filme ou a ler  livro de que ambos gostem. Apesar da distância, façam-no e m conjunto;

10. Cultivem a confiança

Permitam-se conhecer o mundo e aquilo que está ao vosso redor. Se ambos fizerem novos amigos, isso não tem que ser negativo. Mais uma vez, a comunicação é a chave. Falem sobre as novas amizades, partilhem e conversem muito, alimentando a confiança entre os dois.

guardar
Foto: Love Couple

11. Marquem a data do reencontro um calendário

Se tiver uma data fixa para o vosso reencontro, marquem os dias que faltam num calendário. Isso pode dar ainda mais motivação para continuarem o vosso dia-a-dia com boa disposição até que esse momento chegue.

12. Criem um momento especial para o dia do reencontro

Pode ser uma mudança no seu look ou um presente, um jantar romântico ou um fim de semana a dois. Criem um jogo de pistas e brinquem com o fator surpresa, apimentando a relação.

Saiba porque deve confiar no amor. A resposta está no “O Amor Acontece”!

guardar
Foto: Estúdios Santa Cruz

Influência astrológica

Mas, porque é que algumas pessoas conseguem aguentar tudo e outras desesperam longe da pessoa amada? Será que o signo astrológico tem influência na forma como cada um encara uma relação à distância? Saiba que o signo astrológico influencia diversos aspectos da personalidade e, como tal, também a forma como as pessoas encaram os relacionamentos à distância:

  • Signos de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Poderão adaptar-se, pois são pacientes e racionais. Contudo, se notarem que a pessoa amada não se esforça para manter a relação, deixarão facilmente de tomar a iniciativa, acabando o relacionamento por esfriar.

guardar
Foto: Fotoalmada
  • Signos de Ar: Gémeos, Balança, Aquário

Aceitarão bem a distância, pois são extremamente compreensivos e possuem uma mentalidade mais aberta para este tipo de situações. Uma vez que adoram viajar e conhecer ouras culturas, será fácil para eles manterem-se próximos da pessoa amada através das novas tecnologias, sem desanimar.

  • Signos de Fogo: Carneiro, Leão, Sagitário

As relações à distância são algo impossível para os nativos destes signos. São muito impacientes e apaixonados para aguentarem a distância. Mesmo que estejam apaixonados, o mais provável é que rejeitem este tipo de relação.

  • Signos de Água: Caranguejo, Escorpião, Peixes

Estes nativos serão capazes de aceitar uma relação, mas sofrerão imenso, pois precisam da pessoa amada ao seu lado e de se sentirem amados no dia-a-dia.

Saiba como ama a sua cara metade em 12 dicas, 12 signos.

guardar
Foto: Spatium Fotografia

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens de um relacionamento à distância, conte-nos tudo! Arriscaria viver uma relação assim? Não deixe de saber quais são as quatro crenças falsas sobre os ciúmes para serem banidas JÁ! Saiba ainda de está pronta para casar? Faça uma autoanálise e conheça os truques para construir uma relação saudável e duradoura.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

DUZZEMARTINS FOTOGRAFIA Fotógrafos e vídeo
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
José Novais Fotografia Fotógrafos e vídeo
Fotalmada Fotógrafos e vídeo
André Roque Fotógrafos e vídeo
DOIS Fotógrafos e vídeo
Nuno Vasconcelos Fotografia Fotógrafos e vídeo
Spatium Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!