Aprenda a pensar na sua sessão de fotos de casamento (rapidamente) com estas 6 dicas

As fotos de casamento são realmente importantes! Não é à toa que são o principal meio de construção de memórias para o futuro. Mas como tirá-las sem dar cabo dos nervos? Como obtê-las de forma eficiente e em tempo recorde? Parece mentira, mas as sessões de fotografia num casamento podem provocar stress nos noivos, sim senhora! Basta falhar qualquer coisa, como a própria câmara, os convidados comportarem-se como crianças desobedientes, ou a noiva sentir-se mal… Entre outras coisas. Para evitar ser uma daquelas noivas, à beira de um ataque de nervos, tome nota destas diretrizes, especialmente se houver parentes envolvidos.

Renato Ribeiro Photography
Renato Ribeiro Photography

Ajude o fotógrafo a estabelecer prioridades

É importante que o fotógrafo aja livremente e seja fiel ao seu estilo. É essa a chave para que as fotos sejam originais e de acordo com a personalidade dele e, já agora, sua. Foi por isso que você o escolheu. Tendo em conta que, no fundo, vocês estarão a trabalhar em conjunto, informe-o das suas preferências, das fotografias a que dá prioridade, daquelas que podem permanecer no quarto, por via das dúvidas, ou aquelas que apenas quer ver como ficam. Assim, será mais fácil para o fotógrafo organizar o seu trabalho no dia D. Lembre-se que ele será como o realizador de um filme. Confie no seu talento!

Não beba antes da sessão fotográfica

Ok, uma taça de champanhe é viável para acalmar os nervos, desde que isso não a afete. O resto é estritamente proibido, até as bebidas servidas durante o cocktail e banquete. Este conselho vale para si e para os seus convidados. E normalmente eles é que são o principal problema. Tente que as pessoas que forem posar para as fotos não excedam a dose de álcool que conseguirem aguentar, pelo menos, até terminarem a sua vez. Lembre-se que o álcool reduz a responsabilidade e a recetividade a qualquer indicação do fotógrafo, arruinando completamente a sessão fotográfica.

drunk real housewives of new york GIF

Não pressione o fotógrafo com milhares de exemplos

“Está-se” mesmo a ver que você passou horas a fio a olhar para o Pinterest, Instagram e Flickr para se inspirar. Certamente que também construiu uma enorme base de dados com milhões de fotos e artigos. Não se preocupe, fez bem! Mas tente acalmar-se! Fale com o fotógrafo e explique-lhe exatamente como quer a sessão. Dê-lhes exemplos do que você quer para que ele fique com uma ideia, mas não exagere. Isso pode ser contraproducente, porque pode baralhá-lo. Ele sentir-se-á sobrecarregado e pressionado, acabando até por se recusar a prejudicar o seu trabalho e estilo em favor dos seus desejos. Não é saudável que você imponha um estilo diferente do dele. Você já conhecia o seu “toque” pessoal, quando o contratou! Por isso, já sabe, nada de pressionar, mas sim de dar-lhe uma ideia do que pensou e sempre sonhou. Depois, deixe o artista criar!

Importante: comunicação!

A comunicação deve começar dias antes do casamento. As pessoas que vão posar consigo nas fotos têm que ser informadas disso com antecedência, para evitar confusão durante o grande dia. O fotógrafo também deve saber organizar pequenos e grandes grupos. Porquê? Porque há pessoas que não se preocupam nada se estão na sessão no momento exato, se se afastaram do local indevidamente ou se já não são precisas. O ideal é pedir-lhes para, a partir do momento que forem chamadas, que sigam as instruções do fotógrafo e que não desmobilizem, sem autorização.

1947 GIF

Seja recetiva

Na hora da verdade, você deve prestar atenção ao fotógrafo e fazer com que os restantes participantes da sessão também prestem. Não é hora de se tornar desagradável! Se você contratou aquele fotógrafo, foi porque gostou dele. Mas para evitar contratempos, o ideal seria fazer uma sessão de fotos pré-casamento para conhecer o modus operandi do profissional. Só a partir daí é que o deve contratar (se gostou dele, claro!). Se a comunicação fluir e você obedecer às orientações do fotógrafo, os instantâneos acontecerão com uma incrível fluência, como premeditado.

Divirta-se!

O mais importante é que se divirta, porque o prazer é um reflexo de tudo, e acrescenta uma alegria especial às fotos, facilitando muito o trabalho. Esse “relaxamento” é vital para que a sessão saia o mais natural possível e para que a sua personalidade salte ao de cima. Todo o processo sairá facilitado, sendo você mesma!

photoshoot GIF

Siga estas dicas básicas para que a sua sessão de fotos de casamento corra bem. Por que ficar stressada se você pode divertir-se imenso, em cada clique tirado?

Se se interessou por este artigo, também vai querer ler estes:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Herói inesperado: um noivo salvou uma criança de se afogar durante a sessão de fotos do seu casamento!
Herói inesperado: um noivo salvou uma criança de se afogar durante a sessão de fotos do seu casamento!
Este noivo abandonou a sessão fotográfica para ser um Super-Herói na vida de um pequeno que jamais irá esquecer este dia
Foto: Helder Couto
Mantenha as boas vibes com o seu fotógrafo com estas dicas
É o fotógrafo que escolher, que vai acompanhar os noivos e convidados desde o primeiro minuto, até ao final do casamento. Por esse motivo, é fundamental estabelecer uma relação de empatia com esse profissional, porque, dessa forma, a única coisa que terá que recordar, serão aquelas memórias captadas pela objetiva e que ficarão para sempre na memória de todos.
Arteimagem
5 conselhos para uma sessão de fotos pré-nupcial fantástica
Saiba quais são os segredos para uma sessão pré-nupcial e guarde para sempre os seus últimos momentos de solteira com a sua cara-metade.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação