X

As flores da primavera: dos jardins para o seu buquê

Quando pensamos na primavera, ocorre-nos imediatamente o clima ameno onde tudo à nossa volta floresce, e é neste ambiente romântico que muitas noivas escolhem a data do seu enlace.

Solicite informação sobre “Foto: João Almeida”
Foto: João Almeida.

Uma das principais preocupações no que respeita à decoração são as flores. Dão vida à decoração do espaço e estão presentes no amado buquê, transmitindo, como explica a Xara Casamentos, “beleza, alegria, cor, felicidade“.

Buquê colorido e primaveril. Foto: Efeito Espontâneo.

Tal como expõe a Happy Day Eventos “tradicionalmente as flores eram seleccionadas pelo seu significado simbólico, mais tarde também pelo significado das suas cores. Actualmente são escolhidas de acordo com a sua época, textura, adaptadas ao estilo da festa, dos noivos e cores predominantes.”

Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Buquê para noiva arrojada, pela Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Buquê em tons de rosa e lilás, pela Happy Day Eventos.

Como acrescenta a Cereja, estas devem “refletir a personalidade dos noivos” e adequar-se ao tipo de ambiente e local do evento, de modo a “reforçar a beleza” do mesmo.

Utilização do vivaz para ramo de noiva. Foto: Efeito Espontâneo.

Mas então, que flores escolher na primavera? As nossas convidadas, peritas em decoração floral, clarificam.

A Xara Casamentos aponta que a primavera traz consigo flores de cores e aromas específicos, na sua maioria flores de “pequeno porte” que permitirá uma diversificação de formas e tamanhos no buquê e a criação de ramos “românticos e muito delicados”.

Buquê de noiva etéreo. Foto: Efeito Espontâneo.
Solicite informação sobre “Flores: Xara Casamentos”
Buquê para uma noiva arrojada, pela Xara Casamentos.

Segundo a Happy Day Eventos “a seleção deverá ser criteriosa, de flores muito frescas e disponíveis naquela época do ano”, uma vez que são flores mais resistentes, especialmente para o buquê que “que andará todo o dia no calor das mãos e fora de água”. Recomenda as peónias que “pela sua beleza e tamanho, mais fechadas ou mais abertas conseguem encantar quase toda a gente”, as rosas pelas “cores, texturas e tamanhos” variados, as frésias pela sua fragrância pois “as memórias também se constroem de cheiros” e por fim as hortências pelas cores disponíveis e características que permitem “um sem número de soluções diferentes”.

Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramo de flores com várias texturas pela Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramos monocromáticos pela Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramo de noiva campestre pela Happy Day Eventos.

A Cereja aponta que esta época pede flores “flores elegantes, com cor e romantismo”. Sugere “para um estilo mais clássico passa pelas túlipas, ranúnculos, peónias, hortênsias e os lírios” e  para um efeito campestregeribérias, margaridas, girassol e dente de leão“. Ainda o vivaz (gypsophila) é um “excelente acessório na decoração floral”.

Solicite informação sobre “Foto: João Almeida”
Ramo e coroa, para efeito campestre. Foto: João Almeida.

Quanto às cores, a Xara Casamentos propõe para a noiva mais tradicional o branco e cores pastel como o rosa e lilás.  Já para uma noiva arrojada a sugestão recai sobre cores vivas e para a romântica a mistura do branco com o verde “para trazer mais a natureza para o seu ramo de noiva”.

Solicite informação sobre “Foto: Catrina Zimbarra Photography”
Ramo branco para uma noiva tradicional. Foto: Catarina Zimbarra Phtography.
Solicite informação sobre “Flores: Xara Casamentos”
Buquê em tons suaves pela Xara Casamentos.

A Happy Day Eventos explica que os tons pastel são os mais solicitados, embora dependa muito do estilo da noiva. Para quem opta por um estilo romântico e clássico, “o rosa, branco, azul, verde ou bege” imperam em buquês redondos. Já as noivas mais arrojadas preferem cores vivas, com diferentes combinações de texturas e cores juntamente com outros elementos como penas, brilhantes e rendas em “buquês redondos muito naturais ou em cascata“.

Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramo redondo com flores vermelhas pela Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramo de noiva em tons de rosa por Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Foto: Catarina Zimbarra Phtography”
Buquê de noiva em tons de lilás e rosa. Foto: Catarina Zimbarra Phtography.

Para a Cereja, uma noiva jovem e romântica com estilo clássico e clean, opta por cores suaves: rosa, pastel, lilás. Para um noiva sofisticada e arrojada opta por cores “fortes como o rosa pink, o laranja, vermelhos e amarelo”. Já para quem é ” ‘out of the box’ optará por flores e plantas, pela mistura de cores, através da utilização de flores, verdes e cactos, por exemplo”.

Solicite informação sobre “Foto: Efeito Espontâneo”
Ramo com flores vermelhas, para uma noiva arrojada. Foto: Efeito Espontâneo.

 Na hora de se selecionar o ramo, a Xara Casamentos conta que o gosto pessoal da noiva prevalece. A Cereja complementa que a escolha deve estar “alinhada com o mood do evento, época do ano e vestido da noiva“, de modo que todo o evento tenha o mesmo conceito. Pode-se ainda brincar com variadas flores, caso o buquê seja monocromático. A Happy Day Eventos acrescenta que a estrutura física e o tom de pele da noiva poderão auxiliar a escolha, bem como o vestido utilizado no dia: “se se tratar se um vestido com muita renda, pedraria ou bordados, propomos um bouquet de textura mais lisa, mais discreto. Se o vestido for liso, então o bouquet poderá ser mais texturado e elaborado.”

Solicite informação sobre “Flores: Happy Day Eventos”
Ramo de noiva com diferentes texturas, pela Happy Day Eventos.
Solicite informação sobre “Foto: João Almeida”
Ramo de noiva com textura. Foto: João Almeida.

E para que tudo saia perfeito, para se poder ensaiar o ramo no caso de noivas mais indecisas como refere a Cereja, para garantir a disponibilidade profissional, como aponta a Happy Day Eventos, pois, tal como explica a Xara Casamentos o ramo é feito no dia e para estar “fresco e intocável na hora de ser utilizado e fotografado”, é necessário reservar com a antecedência de, pelo menos, 1 a 2 meses, para que não coincida com outros trabalhos.

Já escolheram o vosso ramo favorito? Bons preparativos!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação