Como decorar frascos de vidro para o seu casamento em cinco passos

Como decorar frascos de vidro para o seu casamento em cinco passos

Os frascos de vidro são um detalhe decorativo cada vez mais usado. Por que não inclui-los no seu casamento? Até pode ser você a decorá-los!

  • Decoração
  • Conselhos
  • Rústico
  • DIY - feito à mão

À primeira impressão, os frascos de vidro podem não dizer muito. No entanto, são fantásticos para a decoração, especialmente nos últimos anos em que a essência do passado e os objetos de toda uma vida foram resgatados. Neles pode introduzir qualquer coisa e elevar o charme do seu casamento a um nível desconhecido.

guardarIt's all about...
Foto: It’s all about…

Se ficou curiosa com a proposta de hoje, tome nota dos cinco passos para decorar frascos de vidro para o seu casamento.

Passo 1. Tenha em conta o conceito DIY e o estilo rústico

O DIY (Do it by yourself – Faça você mesmo) é uma moda que nunca desaparecerá, seja por falta de orçamento ou por mero amor à arte. Sem falar que é a ferramenta perfeita para a decoração de qualquer espaço, não apenas no universo nupcial. No caso do seu casamento, a arte feita por si própria ou pelas pessoas ao seu redor, como maneira de adicionar originalidade ao conjunto decorativo de seu casamento, é ainda de maior valor. Já pensou nisso?

O DIY está, por norma, relacionado com os casamentos de estilo rústico ou boho. Embora possa ser aplicada em qualquer âmbito, esse tipo de criatividade é usada em bodas de ambiente natural e que recorrem a elementos rurais como parte da decoração. Assim, os frascos de vidro que você escolher para dar estilo ao seu casamento vão realçar aquele toque romântico da noite e, depois, ainda podem ser usados em festas temáticas ou de época.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardarCréditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo
Créditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo

Passo 2. Decore o exterior dos frascos

Embora o interior dos jarros pareça ser a área a que se deva dar mais ênfase, graças a tudo o que lá se possa colocar, o exterior também é muito importante, porque serve para complementar e dar personalidade ao objeto.

Os brancos são fantásticos para enriquecer os frascos, de uma forma romântica, remetendo para a delicadeza e elegância do casamento. Seja com papel ou com bordados em tecido, o resultado é primoroso. Lembre-se dos casamentos de estilo vitoriano e de interior britânico, onde as cores claras e pastéis “inundaram” as decorações.

guardarGUIDA Design de Eventos ®
GUIDA Design de Eventos ®

A serapilheira é um dos tecidos que transmite aquela filosofia mais rústica aos frascos de vidro. Se os complementar com elementos campestres, como flores, o resultado pode ser muito mais interessante.

As fitas, em cores neutras ou marcantes, à volta do frasco, ficam muito bem, em especial, se combinarem com o material no interior do frasco. As fitas podem ser misturadas com outros elementos decorativos, como papéis ou tecidos.

As cordas também são uma excelente opção, se usadas com bom gosto. Você pode amarrá-las à volta do frasco, para pendurá-lo, ou dar-lhe uma forma, de modo a evocar o que você mais deseja. Com frascos de tamanhos diferentes e outros que recorram a outros materiais, você consegue chamar mais a atenção e dar um toque de elegância ao seu casamento, tal como sempre sonhou!

guardarLS Weddings – Planning | Styling | Design
LS Weddings – Planning | Styling | Design

Passo 3. Encha-os com vários tipos de materiais

Há total liberdade para decorar os potes de vidro, já que eles combinam com tudo. As flores, por exemplo, são o elemento mais recorrente e as grandes estrelas nas decorações de casamentos. Introduzi-las nos frascos e amarrá-las com fitas leves e delicadas dá aquele toque de romantismo que você tanto gosta.

guardarGUIDA Design de Eventos ®
GUIDA Design de Eventos ®

Você também pode introduzir ramos, frutas, como ananases, ou folhas secas, que emanam as good vibes da natureza, e combinam com estopa ou cordas, que remetem para o conceito rural.

O uso de alimentos também pode ajudar no aspeto decorativo. Sumos, biscoitos ou bijutarias, em potes de vidro, ficam mesmo bem. E a cor destes alimentos, dentro de frascos transparentes, é que vão ditar a “temperatura” da festa. Será “caliente” ou gelada?

guardarFotos vía: www.weddingsbylilly.com e www.georgouspins.com
Fotos via: www.weddingsbylilly.com e www.georgouspins.com

Passo 4. Avalie as opções de uso

A principal função deste acessório decorativo é de funcionar como peça central. Com os materiais certos, acompanhados de outros elementos, como flores ou troncos, esta solução é um sucesso.

Frascos de vidro grandes podem decorar todos os tipos de mesas, mas nem sempre funcionam como centros. Estes também podem decorar qualquer superfície, de mesas a prateleiras e pisos. No caso dos frascos pequenos, amarre-os em cortinas, colunas ou cadeiras.

guardarGUIDA Design de Eventos ®
GUIDA Design de Eventos ®

Esses frascos podem chegar aos convidados em forma de presente, uma lembrança económica e original. No interior, você pode colocar flores, doces caseiros, óleos ou cremes, para que você possa exercer uma função decorativa e culinária.

Finalmente, o uso de potes de vidro, como prevíamos anteriormente, pode ser estendido para a secção culinária e ao mesmo tempo decorar. Nos últimos anos, muitos estabelecimentos começaram a usar jarros e todos os tipos de recipientes para servir comida ou bebidas, especialmente aqueles que tentam estabelecer um cenário mais vintage. Assim, os frascos podem ser usados em cocktails, sumos, limonadas ou gelados e até mesmo em sopas frias.

guardarCréditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo
Créditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo

 

Passo 5. Decore os frascos de modo a poderem ser usados noutras situações

Uma das vantagens deste tipo de decoração é que, sendo DIY e com múltiplas funções, podem voltar para casa após o casamento. Ao contrário do que acontece com muitas lojas de decoração e planeamento de casamentos, que aproveitam tudo para o casamento seguinte, tudo o que é criado por si passa a fazer parte de sua vida, como um lembrete do grande dia.

E como o mais importante é aproveitar tudo o que é possível, esses frascos de vidro são perfeitos para usar em decorações futuras, algumas até permanentes, como é o caso da sua casa nova. Os produtos de bricolage valem por si em qualquer espaço que não seja nupcial. Mas também podem sofrer adaptações para decorar a sua casa. Concorda?

guardarIt's all about...
It’s all about…

Sente-se mais descansada agora que já sabe como decorar a festa do seu casamento? Então, fique com mais uma ideia: como decorar um casamento rústico em 5 passos: descubra os truques mais chiques. Afinal, o conceito DIY aproveita-se ao máximo neste estilo.

Veja também os 5 melhores conselhos para a decoração do seu casamento. Que estilo de decoração querem para o casamento? Como refletir a sua personalidade nos demais detalhes?

E como o casamento rústico, pede flores, fique com estes cinco tipos de pormenores florais que tem mesmo de ter no seu casamento. É o Flower Power!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Quinta do Hespanhol Quintas casamentos
GUIDA Design de Eventos ® Wedding planners

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!