Dê mais elegância e descontração ao seu casamento ao som do ritmo da Bossa Nova e do Jazz

Dê mais elegância e descontração ao seu casamento ao som do ritmo da Bossa Nova e do Jazz

Se ainda não escolheu a música para o dia do seu casamento, mantenha o espírito atento e o coração exaltado e deixe-se contagiar pelo ritmo da Bossa Nova e do Jazz

Dê mais elegância e descontração ao seu casamento ao som do ritmo da Bossa Nova e do Jazz
Foto: Thrall Photography
  • Música e Animação
  • Conselhos
  • Tendências
  • Msn
  • Banda
  • Música da festa

Dos inúmeros aspetos a considerar na altura de organizar um casamento, a música e as animações são das coisas mais difíceis de escolher, ​sobretudo porque a música faz fluir as mais diversas emoções. É preciso, também, ter em conta o gosto dos noivos, para que cada detalhe reflita a sua personalidade, não só na escolha do tema do casamento, como também na escolha do local, na decoração e, claramente, na música escolhida.

A Bossa Nova e o Jazz são estilos musicais que proporcionam um ambiente requintado ao casamento, embora simultaneamente descontraído. E ouvir elogios dos convidados sobre a elegância do dia e os maravilhosos momentos de diversão que tiveram é o que os noivos mais desejam. É claro que todos os outros aspetos contribuem, e muito, para a satisfação e alegria de todos. Mas a música… Ah, a música! A música enche a alma e dá outro brilho ao olhar​, marcando para sempre este dia tão especial.

Sim, a música é que vai dar o tom da festa, é a trilha sonora que vai fazer todos se emocionarem ou dançarem durante horas. E muitos dos temas tocados no grande dia vão ficar para sempre na memória de todos. E se o seu noivo não quer dançar, conheça 7 dicas para o convencer! Há estilos mais animados, mais populares, mais românticos, mas quando se fala em elegância aliada à descontração, a Bossa Nova e o Jazz são o ritmo mais indicado.

Em Portugal, Luciana Araújo é o nome que surge quando se fala neste estilo musical. A artista, que tem dois discos gravados no género MPB, já atuou em mais de 300 casamentos entre o Brasil e Portugal. Para além da interpretação de músicas na cerimónia, a artista também anima o cocktail e/ou a refeição, apresentando-se desde o formato voz e piano até uma banda completa com 8 músicos. “Trabalhamos desde uma formação de banda composta por instrumentos mais comuns, como piano, baixo e bateria, até uma formação mais diferenciada com sax, harpa, violoncelo, e até Bossa Nova com guitarra portuguesa”, diz Luciana.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para quem não conhece a origem deste estilo, a Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 50. Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto são os seus maiores representantes. Com influência do jazz norte americano e do samba brasileiro, a Bossa Nova conquistou os quatro cantos do mundo com sua “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade” e “Corcovado”. Uma delícia para os nossos ouvidos!

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

De início, o termo Bossa Nova era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar o samba da época, correspondendo a uma reformulação dentro do moderno samba carioca urbano. Mas com o passar dos anos, conquistou adeptos e ficou conhecido em todo o mundo.

É reconhecida como o movimento cultural brasileiro de maior influência no estrangeiro e presença destacada no mercado mundial como referência de qualidade para os músicos mais respeitados da Europa, Estados Unidos e Japão. Já escolheu a melodia no seu casamento? Oiça, um dois… seis artistas e deixe a música entrar no coração!

guardar
Foto: Trouvaille Photography

A obra de Tom Jobim é considerada tão importante para a música popular, quanto a de Villa-Lobos foi para a música clássica. Autor das canções mais belas e originais desse novo estilo, como “Chega de Saudade”, “Desafinado” e “Samba de uma Nota Só”, Tom Jobim criou o modelo harmónico da bossa nova.

Do violão de João Gilberto nasceu a batida mais rítmica, leve e sincopada, traço de identidade mais característico dessa nova música, que se tornou a expressão elegante e descontraída no dia-a-dia dos brasileiros.

 

Já imaginou ter um quarteto a tocar Bossa Nova ou Jazz, ao vivo, no seu casamento? Quer opte por escolher este estilo para uma atuação ou como música ambiente do seu cocktail, temos a certeza que o seu casamento será recheado de requinte.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Trouvaille Photography Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Márcio Ribafeita Fotógrafo Fotógrafos e vídeo