Dicas de vestidos de noiva e agasalhos para os meses mais frios

Casar no Outono ou no Inverno pode ser uma opção excelente por vários motivos. Por um lado, há uma maior disponibilidade por parte dos diversos fornecedores e os preços dos serviços costumam ser bem mais baixos do que na Primavera ou no Verão. Isso permite que haja uma maior liberdade e uma maior facilidade de escolha e que as decisões possam ser tomadas com muito menor antecedência e maior descontracção.

Foto: Boutique Photography via ruffledblog.com

Para além disso, os próprios convidados podem estar mais disponíveis do que em alturas quentes, em que a probabilidade de marcarem férias ou de terem outras festas é maior. Um casamento numa época fria propicia ainda a criação de ambientes acolhedores, em que lareiras, velas, mantas, bebidas quentes e jogos de luzes podem ser alguns dos elementos principais.

Claro que a probabilidade de estar um dia cinzento ou chuvoso é maior, mas é algo com que se está a contar desde o início dos preparativos, pelo que cada detalhe pode ser pensado de modo a que a imprevisibilidade climatérica não interfira com a beleza da festa.

Um dos detalhes importantes a ter em conta é o vestido da noiva. Nas diversas colecções, a quantidade de vestidos sem mangas e mais decotados no peito (associados à Primavera e ao Verão) costuma ser bem maior que a quantidade de vestidos mais quentes.

Um vestido com mangas e decote mais fechado – adequado aos meses mais frios – tende a ser menos consensual, exigindo uma enorme preocupação quanto ao equilíbrio das formas e da quantidade de detalhes, quanto às proporções e quanto ao formato do corpo da noiva. Uma noiva com pescoço curto poderá não ficar bem com um vestido pouco decotado, assim como umas mangas demasiado rendadas chamarão a atenção para uns braços mais gordinhos. Para além disso, os tecidos (com grande destaque para a textura e para a leveza) são de extrema importância, e nem sempre são escolhidos com atenção.
Esses factores contribuíram para que, até há bem pouco tempo, houvesse um certo preconceito e os vestidos mais quentes fossem considerados mais antiquados, menos jovens e menos elegantes.

Felizmente, em Abril de 2011 aconteceu uma revolução a este nível. Catherine Middleton surgiu imponente num vestido de noiva com mangas de renda que encantou as pessoas um pouco por todo o mundo. Talvez por ser associada à beleza, ao bom gosto e à actualidade das escolhas, a Duquesa de Cambridge contribuiu para que uma tendência fosse lançada.

Agora, na passadeira vermelha é cada vez mais comum vermos vestidos com mangas, e nas colecções das diferentes marcas de várias gamas de preço já não é complicado encontrarmos exemplares bonitos, elegantes e originais.

Para além disso, é visível um aumento na quantidade de vestidos de noiva adequados ao clima mais frio, com modelos, tecidos e decotes bem variados.

Manuel Mota para Pronovias 2013. Fotos: Pronovias

 

Fotos: Aire (colecção 2013) à esq. e Pronovias (colecção 2013) à dir.
Fotos: Claire Pettibone (colecção 2013) à esq. e Jenny Packham (colecção 2013) à dir.
Fotos: Marchesa (colecção Out./Inv. 2012)
Fotos: Rosa Clará (colecção 2013)
Foto: Rosa Clará 2013

De qualquer forma, muitas noivas ainda preferem escolher um vestido que não seja específico das estações mais frias e utilizar um agasalho. Aqui há um detalhe importante: sabendo que o casamento será no Outono ou no Inverno, é importante escolher o modelo do vestido tendo em conta que durante grande parte do tempo da festa ele será usado em conjunto com um casaco ou uma estola.

Vestidos com uma só alça (“one-shoulder”), por exemplo, muito dificilmente ficarão harmoniosos quando combinados com um casaco, a não ser que esconda o próprio decote.

Para os vestidos com decote “halter neck” é também necessário ter cuidado para que haja uma continuidade em relação ao corte e às mangas do casaco. Este decote é, por si só, bastante distintivo, pelo que complementos simples são normalmente os mais indicados.

O decote “cai cai” é, de facto, o que permite ter uma maior liberdade na escolha dos agasalhos. Há vários modelos que se adequam, tal como podemos ver em imagens de diferentes marcas de vestidos de noiva.

Fotos: Rosa Clará (colecção 2013)
Fotos: Alma Novia (colecçaõ 2013)
Foto: Pronovias (colecção 2013)
Fotos: Rosa Clará (colecção 2013)
Fotos: Rosa Clará (colecção 2013)

Muito importante é também o corte do vestido e o modelo da saia. Uma saia mais volumosa à partida combinará melhor com um casaco justo ao corpo, ajudando a equilibrar as formas. Do mesmo modo, casacos soltos, como é o casaco de muitos em pêlo, adequar-se-ão a vestidos mais rectilíneos.

Foto: emilie inc. Photography via Style me Pretty

A variedade de tecidos e de texturas tem também uma grande influência.

Se o peito do vestido for muito trabalhado, convém que o casaco/bolero seja mais discreto, a não ser que seja possível combinar o tecido ou os detalhes de ambos de modo a criar um equilíbrio elegante.

Se o peito do vestido for simples, haverá uma maior liberdade na escolha dos complementos. Poderá utilizar-se rendas, bordados, crochet e tecidos com diferentes texturas. E, sendo assim, convém ter a noção de que o casaco terá um grande destaque no look final da noiva, não sendo visto como um mero acessório.

Fotos: BHLDN
fotos: BHLDN

Há também certos modelos de vestidos de noiva que combinam perfeitamente com casacos compridos criados especificamente para o efeito. Dependendo do estilo da noiva, podem ficar extremamente elegantes.

Em termos de oferta e de disponibilidade de modelos, felizmente é possível encontrar casacos em lojas de vestidos de noiva como a Pronovias, a Rosa Clará, a Aire e várias outras, assim como em sites como o Ebay, o Etsy ou o BHLDN.

Para além disso, a Rosa Clará distingue-se pela variedade de complementos que parecem parte do vestido mas que podem ser retirados a qualquer momento, permitindo à noiva ter looks diferentes ao longo da festa.

Foto: Rosa Clará (colecção 2013)

Em casamentos mais descontraídos ou mesmo em sessões fotográficas posteriores ao casamento, pode ser uma excelente opção usar agasalhos como casacos de malha, blazers curtos, blusões ou até mesmo camisas com padrões divertidos.

Fotos: Love Is a Big Deal Photography via Green Wedding Shoes (esq) e Katherine Elizabeth Photography via Green Wedding Shoes (dir)
Foto: Hair and Make-up by Steph

Independentemente do estilo, parece-me evidente que uma noiva que case no Inverno tem imensas opções à escolha e pode estar tão linda e glamorosa como se casasse noutra altura do ano. Claro que é preciso bom senso, mas não é esse o caso para os preparativos de qualquer casamento?!

 


Guest blogger: Patrícia Oliveira

Wedding planner, fashion adviser e produtora de eventos, Patrícia Oliveira criou o blogue Hoje Vou Casar Assim que, com milhares de visitas semanais, ajuda leitoras espalhadas pelo mundo a prepararem inúmeros detalhes do casamento e de dias de festa.

Acompanhe o seu trabalho através do blogue e da página no Facebook.

 

 

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

8 dicas para aparentar mais jovem com a maquilhagem de noiva
8 dicas para aparentar mais jovem com a maquilhagem de noiva
Para conseguir uma maquilhagem de noiva perfeita não é preciso aplicar uma máscara pesada de cores que escondam as ...
Tendências maquilhagem de noiva 2013: 6 dicas para brilhar no dia do seu casamento
Tendências maquilhagem de noiva 2013: 6 dicas para brilhar no dia do seu casamento
A maquilhagem da noiva é um dos factores mais determinantes para que esta se sinta confortável e confiante no dia d...
Dicas para escolher um vestido de noiva que disfarce a barriguinha
Dicas para escolher um vestido de noiva que disfarce a barriguinha
Como disfarçar os pneuzinhos sem perder a silhueta e o estilo? Não é tão difícil como possam pensar!
Noivas de ancas largas: dicas para escolher o vestido de noiva
Noivas de ancas largas: dicas para escolher o vestido de noiva
Se é daquelas noivas com a anca um pouquinho mais larga, continue a ler. Este é o artigo certo para a ajudar a encontrar o vestido de noiva perfeito!
10 dicas para criar o candy bar perfeito para o seu casamento
10 dicas para criar o candy bar perfeito para o seu casamento
Quer um candy bar perfeito para o seu banquete de casamento? 10 dicas a não perder!
Quinta do Hespanhol. Foto: Momento Cativo
20 das quintas para casamento em Lisboa mais recomendadas!
Descubra as melhores quintas de casamento em Lisboa para o seu dia de sonho! Solicite informação grátis e sem compromisso aqui!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação