Sabe a diferença entre o sitting e o seating plan? As 3 dicas para escolhê-los correctamente

Actualmente, seating plan e sitting plan são duas das expressões que mais se ouvem no mundo nupcial e que se usam, de uma forma não diferenciada, para nos referirmos a uma mesma coisa. Mas na realidade, e apesar de terem significados muito idênticos, estas duas expressões correspondem a conceitos distintos.

Por um lado, o seating plan está relacionado com o lugar onde se encontra o protocolo das mesas ou a distribuição geral dos convidados pelas mesas.

Amor e Lima
Amor e Lima
Amor e Lima
Amor e Lima

Por sua vez, o sitting é conhecido como os pequenos marcadores que se encontram nas mesas e que visam ajudar os convidados a descobrir qual a posição que vão ocupar na mesa e qual a cadeira que lhes pertence.

In Love | Wedding Stationery & Styling
In Love | Wedding Stationery & Styling

Ambos os conceitos acabam por se converter numa grande ajuda para os convidados, uma vez que lhes fornecem a informação que necessitam sobre onde se vão sentar ao longo do banquete. De qualquer forma, têm vindo a adquirir uma relevância cada vez maior nos casamentos, pelas seguintes razões:

1. Decoração 

Ambos os elementos permitem dar asas à imaginação dos noivos, pois podem ser decorados da forma que desejarem, apostando nas ideias mais originais e criativas. De facto, tratam-se de aspectos que os convidados vão procurar, imperativamente, pelo que a ideia será sempre surpreendê-los!

Por Magia é uma das empresas de wedding planning que se dedica aos demais elementos decorativos do seu casamento, nomeadamente todo o grafismo, incluindo os seating plan sitting. Assim, em conjunto com os noivos, estes profissionais vão transmitir a sua essência e as emoções através destes elementos, que farão toda a diferença num dos dias mais especiais das sua vida.

Por MagiaAgende uma reunião com Por Magia
Por Magia
Por Magia Agende uma reunião com Por Magia
Por Magia

2. Personalização 

Para além de servirem como objectos decorativos, vão, também, oferecer a oportunidade aos noivos de criarem cantos e detalhes que transmitam a sua personalidade, história e gostos. Paralelamente, o seating plan sitting são elementos que facilmente reforçam o fio condutor do seu casamento, ou seja, vão conferir ainda mais coerência à forma como o seu dia irá decorrer.

Love Stories Weddings
Love Stories Weddings
Love Stories Weddings
Love Stories Weddings
Love Stories Weddings
Love Stories Weddings

3. Originalidade

Desde sempre que o seating plan sitting de casamento são realizados. Portanto, neste post não abordamos nada de novo, mas sim a forma como estes elementos têm vindo a sofrer evoluções com o passar dos anos, uma vez que saltámos dos modelos mais clássicos, nos quais se colocavam uns simples papéis em cavaletes, para criações mais originais, criativas e divertidas que conseguem colocar um sorriso de surpresa em todos os convidados.

É importante que ambos os modelos estejam relacionados e correspondam à mesma temática ou ao fio condutor que escolheu para o seu casamento. Paralelamente, não vale a pena fazer um seating plan em grande se depois não tem em conta o sitting dentro do salão, onde vai realizar o banquete.

Casa Stop Eventos
Casa Stop Eventos
Casa Stop Eventos
Casa Stop Eventos

De que forma pode inseri-lo no seu casamento?

Casamentos temáticos: tente encontrar uma relação com estes elementos e com o estilo do seu casamento. Alguns exemplos:

  • Se o seu casamento está relacionado com viagens, o seating plan pode ser o mapa do mundo e o sitting corresponder a pequenos aviões de papel com os respectivos nomes.
  • Se vai realizar o seu casamento numa quinta vinícola, o seating plan poderá ser garrafas de água, enquanto o sitting podem ser as rolhas de cortiça.
  • Se o seu casamento tem como temática o mar, o seating plan pode ir ao encontro de um belo toque marinheiro e fazer o seating com estrelas-do-mar.
In Love | Wedding Stationery & Styling
In Love | Wedding Stationery & Styling

Estilo do casamento: se não tem um tema em concreto, existem, também, formas de garantir um fio condutor no dia do seu casamento e, consequentemente, uma harmonia notável. O seu maior aliado será jogar com os designs e grafismos que escolheu para a sua cerimónia. É importante que siga com o mesmo estilo rústico, vintage, romântico… bem como as mesmas cores.

In Love | Wedding Stationery & Styling
In Love | Wedding Stationery & Styling

Para além disto, o seating plan nem sempre tem que se apresentar sob o formato de painel com uma decoração à sua volta. De facto, os casais podem converte-lo num elemento principal de decoração de um pequeno recanto e até nos próprios detalhes que caracterizarão o seu casamento. Por exemplo, podem colocar pequenas plantas ou cactos com o nome de cada um dos seus convidados nos seus respectivos lugares em ordem alfabética, para que possam, facilmente, a sua “correspondência”.

Amor e Lima
Amor e Lima
Amor e Lima
Amor e Lima

Também, o sitting pode oferecer-lhe a oportunidade de apostar em formas muito originais de o colocar, por exemplo, em pequenas borboletas nos copos, etiquetas que saiam de um laço que que dê a volta aos guardanapos, placas com mensagens personalizadas ou até pode tornar o próprio sitting de um pormenor do casamento. Esta é uma prática que lhe permite fazer coisas muito criativas e repletas de detalhes…

In Love | Wedding Stationery & Styling
In Love | Wedding Stationery & Styling

Portanto, basicamente, tudo o que precisa é de um pouco de criatividade e imaginação para criar coisas verdadeiramente surpreendentes e fabulosos.

Conheça, ainda, as 10 formas de surpreender a sua cara-metade antes de chegar ao altar, as 15 maneiras originais de dar o presente em forma de dinheiro para os noivos

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Eddie Zaratsian
Trend Alert: efeito mármore na decoração do seu casamento!
Para dar aquele toque de sofisticação e elegância ao seu casamento, aposte no efeito marmorizado e arrase na sua decoração!
Credits: Aguiam Wedding Photographers
Decoração de casamento rosa PINK: ousadia pura!
A maioria das mulheres adora a cor rosa. Por isso, saiba que o rosa pink é combinável com qualquer estilo de casamento, quer do vintage ao mais clássico! Confirme.
Quinta D'Azenha. Créditos Helder Couto Photo
Decoração de interiores vs decoração de exteriores
Na decoração de um casamento vale-nos a capacidade artística dos profissionais da área. Em casamentos outdoor ou indoor, o importante é a originalidade e a promessa de um cenário idílico para dar o "sim"

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação