Seda, tule ou mikado? Os 13 tecidos mais usados pelo estilistas

Cada tecido tem a sua textura, cor e personalidade. Conheça-os e descubra o que melhor condiz consigo!

Quando o assunto é o vestido de noiva, há dois 'tipos' de mulheres: as que sabem exatamente o que querem (a forma do vestido que querem, o corte que melhor as valoriza, o tecido perfeito para o design do modelo) e as que ainda estão indecisas em relação a todos os detalhes. Para ajudar as noivas que ainda não encontraram o vestido perfeito a tomar uma decisão mais informada, a Zankyou revela hoje os tecidos mais usados pelos estilistas mais criativos. Porque informação é poder! 1. Bambula: não tanto um tipo de tecido, mas mais um estilo de preparação que lhe dá um acabamento 'amassado'. 2. Brocado: tecido com relevo feito com fios de ouro ou prata, normalmente caracterizado por motivos florais ou motivos geométricos de inspiração oriental. 3. Crepe: tecido irregular de aparência granular ao toque, usado frequentemente em vestidos com aplicações de strass, rendas e bordados. 4. Dupion: seda natural de textura irregular na trama e com acabamento brilhante. 5. Renda 'encaje': tecido criado pela mistura de fios de seda, algodão ou linho, normalmente usado como um ornamento ou aplicados sobre outros tecidos. 6. Gaze:  tecido suave, leve e de muito baixa densidade, o que o torna quase transparente, com uma espécie de névoa. Leia também: Os diferentes cortes e modelos de vestidos de noiva
Guardar
Quinta da Quintã | Foto: João Almeida | Vestido: Gio Rodrigues 7. Mikado: tecido de seda que se caracteriza pela sua espessura. 8. Organza: em seda ou algodão, distingue-se pela sua rigidez. Para conseguir este efeito, durante o fabrico, recebe um tratamento químico que lhe confere espessura e nitidez, sem o tornar opaco. 9. Otomano: tecido espesso, forte, durável de seda corpórea e aparência listrada. 10. 'Piqué': prima pelo padrão característico de favo de mel conseguido através de uma malha subtil. A sua textura é um pouco áspera e tem um acabamento 'engomado'. 11. Tafetá: seda fina e compacta, com um toque de volume e muito brilho. 12. Tule: tecido rendado e transparente de textura áspera, mas muito leve. 13. Shantung: fio de seda selvagem feito de seda irregular, com uma textura crocante e áspero ao toque (muito mais do que qualquer outra seda).
Guardar
Quinta da Quintã | Foto: João Almeida | Vestido: Gio Rodrigues Cada tecido tem a sua textura, cor e personalidade. Conheça-os e descubra o que melhor condiz consigo. Talvez também lhe interesse:

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.