WEDDING LAB by Rui Mota Pinto: a renovação de um projeto que veio revolucionar o mercado nupcial português

WEDDING LAB by Rui Mota Pinto: a renovação de um projeto que veio revolucionar o mercado nupcial português

Rui Mota Pinto está de volta com projeto inovador que promete dinamizar o mercado dos casamentos. Trata-se do WEDDING LAB by Rui Mota Pinto, um LAB BrideToBe de "cara lavada" com novidades e muita garra

WEDDING LAB by Rui Mota Pinto: a renovação de um projeto que veio revolucionar o mercado nupcial português
  • Wedding Planner
  • Sponsored

Com o intuito de mexer com o mercado nupcial português, Rui Mota Pinto surge com o WEDDING LAB by Rui Mota Pinto. Trata-se da redefinição do LAB BrideToBe by Rui Mota Pinto criado, há pouco mais de um ano, com o intuito de promover a especialização e profissionalização do mercado através de consultoria, formação, coaching, mentoring e branding. A vasta experiência e know-how dos seus formadores é garantia de qualidade. Fica a promessa de workshops e formações ministrados de forma dinâmica, quebrando a barreira do “normal” e da monotonia. O resultado ficará à vista quando os formandos saírem de cada sessão como profissionais especializados e capazes de inovar e surpreender na sua área. O novo projeto foca-se ainda em desenvolver a imagem das marcas  e dar um real apoio aos casais.

O LAB BrideToBe by Rui Mota Pinto, agora WEDDING LAB by Rui Mota Pinto, torna-se assim no primeiro laboratório de formação de profissionais para todas as áreas  de casamentos e de noivos em Portugal. Sem dúvida uma inspiração para outros projetos que começam a surgir no mercado. O próximo passo será criar uma plataforma para esclarecimento de duvidas através de um serviço de consultoria.

guardarWEDDING LAB by Rui Mota PintoSolicite mais informações ao Rui Mota Pinto
Rui Mota Pinto | Foto: Divulgação

Wedding Talk Bussiness

O WEDDING LAB by Rui Mota Pinto está a desenvolver um sub projecto, o Wedding Talk Bussiness, direcionado para o branding, desenvolvimento de negócios e reuniões de trabalho entre profissionais e setores da industria. O objetivo é gerar ideias, conteúdos e trajetos comuns, com vista ao desenvolvimento mais sustentado da industria de casamentos em Portugal.

guardarwedding lab by Rui Mota PintoSolicite mais informações ao Rui Mota Pinto
Rui Mota Pinto | Foto: Divulgação

Formação

Em todas estas áreas, a formação é dada através de sessões online ou presencialmente, com a duração máxima de 1h30 a 2h. Segundo Rui Mota Pinto, o importante é garantir a máxima concentração do formando e do formador. “Criámos uma formação assente na personalização das necessidades de cada profissional e não em formações generalistas e ‘old school’, dadas indiscriminadamente a 20 ou 30 profissionais, sem qualquer preocupação sobre as reais necessidades do formando e nas áreas onde realmente este pretende fazer evoluir o seu conhecimento”, explica.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Trata-se de formações “one on one” totalmente focadas nos temas e nas áreas que cada aluno pretende e nas necessidades especificas de cada um. Tanto pode ser uma formação geral e inicial para o desenvolvimento da profissão especifica, como sobre a parte organizacional, o conceito de trabalho, o branding, o aperfeiçoamento de negócio, a gestão de negociação, a criação de modelos de trabalho e de organização do mesmo, o entendimento e criação de nichos de mercado, a forma de comunicação, a apresentação de propostas, e todos os fatores e elementos inerentes não só à atividade em si mas também ao desenvolvimento da marca e do negócio.

guardarWEDDING LAB by Rui Mota PintoSolicite mais informações ao Rui Mota Pinto
Rui Mota Pinto | Foto: Divulgação

Como se processa

Antes do formando aderir às sessões de formação do WEDDING LAB by Rui Mota Pinto, é feita uma primeira reunião, sem custos, onde se fala sobre as necessidades do interessado (pode ser na figura de empresa), sobre o que procura na formação e sobre que temas ou área deve focar a formação. A ideia é dar uma formação moderna, adaptada a cada necessidade e que seja mais eficaz no desenvolvimento do profissional e negócio. “Isto porque na nossa ótica não faz sentido dar a mesma formação a uma pessoa que quer entrar no mercado e a alguém que tenha um ano de experiência ou já tenha dez, por exemplo”, esclarece Rui Mota Pinto. O profissional sublinha que as necessidades de aprendizagem são totalmente diferentes e por isso quis criar algo personalizado. A seu ver, os cursos generalistas, na maioria das vezes, limitam-se a passar detalhes técnicos que se podem adquirir em qualquer livro. “A ideia é dar uma formação baseada em  conhecimento mas também em experiência”, enfatiza.

Após a  reunião, o premiado wedding planner explica que é acordado um plano de formação que pode ser uma só sessão de trabalho, focada num tema especifico, ou um número definido de sessões, abrangendo as diversas temáticas a desenvolver. Também pode ser um workshop ou um curso direcionado em função das necessidades identificadas.

guardarWEDDING LAB by Rui Mota PintoSolicite mais informações ao Rui Mota Pinto
Rui Mota Pinto | Foto: Divulgação

Formadores

Os formadores do WEDDING LAB by Rui Mota Pinto são pessoas realmente especializadas e certificadas nas suas profissões e com um mínimo de anos de experiência. “A ideia é garantir uma formação de valor, eficaz e dada por profissionais com mais know- how do que os formandos”, explica o nosso entrevistado. Rui Mota Pinto ainda vai mais longe no seu raciocínio ao acrescentar que não faz sentido colocarem-se formadores com quatro ou cinco anos de mercado a darem formação, porque não atingiram ainda know-how e maturidade profissional suficiente para poderem transmitir real conhecimento. Até porque, como faz questão de lembrar, na área da mentoria, a experiência é indispensável porque a definição de “mentoria” é de um profissional de referência e experiente acompanhar e apoiar a carreira de um mais jovem. “Não se deve simplesmente chamar “mentoria” a consultoria como tem sido recorrente nos últimos tempos”, ressalva Rui Mota Pinto.

O WEDDING LAB by Rui Mota Pinto junta profissionais de todas as áreas para oferecer uma formação especifica e especializada. Desde fotógrafos, make up artists, cake designers, designers florais, a hair stylist…

“Para nós, a maior prioridade é garantir que os nossos formadores tenham real valor a transmitir e a ensinar”, conclui.

guardarwedding planner Rui Mota PintoSolicite mais informações ao Rui Mota Pinto
Rui Mota Pinto | Foto: Divulgação

Rui Mota Pinto, o mentor do WEDDING LAB by Rui Mota Pinto

Rui Mota Pinto iniciou a carreira aos 19 anos, mas a sua história como wedding planner, certificado internacionalmente, inicia aos 26, altura em que fundou a sua primeira empresa de eventos e publicidade, começando a organizar casamentos. Hoje é certificado internacionalmente por quatro instituições, conta com 18 prémios internacionais e é um dos seis únicos Impact Creators, o maior grau de membro da Comunidade Internacional de Wedding Planners – Belief Wedding Creators. É inclusive o Embaixador em Portugal do projeto internacional de casamentos de solidariedade Two + Us desta comunidade, desde 2017.

Rui Mota Pinto vê-se como um “wedding activist”. De tal forma, que lançou nos últimos anos lançou vários projetos ligados à indústria de casamentos: Trendy Wedding Planners by Rui Mota Pinto, Tejo Weddings e Pop Up Weddings Destinations. Hoje, o seu trabalho é hoje divulgado em televisões, revistas, jornais e blogs de referencia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo