Confirmando e desmentindo mitos sobre o cabelo: 12 respostas que estava à espera

A sociedade tem milhares de dúvidas sobre o que é ou não correcto para manter o cabelo perfeito. Além do mais, cada vez nascem mais mitos aos quais a sabedoria popular trata de dar respostas. Cortar as pontas faz com que o cabelo cresça mais rápido? Faz mal lavar o cabelo todos os dias? Desvendamos a solução sobre as 12 teorias básicas de cuidado de cabelo.

1. Colocar a cabeça para baixo activa a circulação sanguínea da cabeça e é benéfico para o cabelo

Verdadeiro. Melhora a circulação do sangue e, por tanto, é oxigenado, mas não é recomendável fazê-lo mais de 2 ou 3 minutos seguidos, para evitar enjoos desnecessários.

2. Aplicar limão quando está húmido aclara o cabelo

Verdadeiro. No entanto há que ter cuidado, uma vez que ao mesmo tempo que aclara também o queima e seca muito. Tal como aplicar cerveja, a camomila, o vinagre, a canela e o bicarbonato de sódio.

3. Lavar o cabelo diariamente faz mal

Falso. O cabelo deve ser lavado assim que for necessário, mas há que ter em conta o champô que utiliza. Se prefere lavá-lo todos os dias utilize um neutro. Os profissionais não recomendam em nenhum caso lavar o cabelo só com água, bicarbonato e vinagre, uma vez que pode aumentar o risco de infecções no couro cabeludo. O champô ajuda a eliminar a gordura do cabelo e a mantê-lo limpo durante mais tempo.

4. Deixar repousar a máscara mais tempo do que o indicado torna o cabelo oleoso

Verdadeiro e falso. Geralmente está descrito no rótulo o tempo de acção do produto. E chegar a este tempo médio não foi um acaso, quem o determinou sabe o tempo que os seus componentes levam a agir nos fios de cabelo. Por isso, o tempo de acção é sempre importante e deve ser seguido. O cabelo não ficará mais hidratado (ele cumpre o seu papel o tempo indicado) mas com um aspecto mais liso e sem volume. Ora, nos cabelos lisos, seja qual for a qualidade da máscara, o cabelo irá ficar, sim, com um aspecto mais opaco, mas já nos cabelos com caracóis e porosos, será mais fácil definir a ondulação, sobretudo durante o Verão, em que o cabelo fica mais ressequido devido à acção do sal do mar e do cloro das piscinas.

5. Terminar a lavagem com água fria faz com que o cabelo fique mais brilhante

Verdadeiro. A água fria activa a circulação sanguínea do couro cabeludo e ajuda a fechar a cutícula.

6. Dormir com o cabelo húmido faz com que se estrague mais

Verdadeiro. Inclusivamente é prejudicial para a cutícula capilar. Isto porque, logo após a lavagem, os fios de cabelo ficam frágeis e qualquer atrito pode danificar a fibra capilar, até mesmo o contacto com a almofada. Deixar que o cabelo seque ao ar livre é o melhor que pode fazer, evitando assim utilizar o secador. Mas se na hora de ir dormir ainda tiver o cabelo molhado, deve usá-lo. Opte pela temperatura morna ou fria e não aproxime demasiado o equipamento dos fios.

7. Utilizar mascara todos os dias evita que tenha que cortar o cabelo

Falso. As pontas acabam sempre por abrir com o tempo e, para que fiquem perfeitas, a solução será cortá-las. Os profissionais recomendam que o faça a cada dois meses, aproximadamente. Agora, o corte de cabelo não irá fazer com que o cabelo cresça mais rápido nem que fique melhor, apesar de o sentir mais forte. A grossura e a textura do seu cabelo são características genéticas e cortar as pontas não tem impacto na raiz, embora deva ser feito para manter as pontas fechadas.

8. Começar a pentear o cabelo pelas pontas e terminar na raiz

Verdadeiro. Começar a pentear as pontas e só depois pentear desde a raiz ajuda a proteger o cabelo dos nós e mantém-no mais uniforme, evitando as temidas quebras de cabelo. Além do mais, na hora de o apanhar evite fazer pressão no folículo. Os ganchos e os elásticos de cabelo não são sempre prejudiciais, desde que sejam colocados com suavidade.

9. Alternar água quente e fria durante a lavagem aumenta a descamação

Verdadeiro. Como resultado desta alternância de temperatura, acelera-se a degradação da membrana celular, o que acaba por despoletar a descamação do couro cabeludo.

10. O champô seco deixa o cabelo com aspecto esbranquiçado

Falso. O champô seco é a solução perfeita para evitar lavar o cabelo e mantê-lo limpo e brilhante. A chave está em aplicá-lo a uma distância de cerca de 30 centímetros do couro cabeludo para evitar o aspecto esbranquiçado.

11. Se lavar o cabelo todos os dias o cabelo irá cair mais

Verdadeiro e falso. O simples acto de lavar o cabelo não faz com que ele caia mais, as causas  da queda são os nós de cabelo que se formam e os produtos de calor. Confie em amaciadores e máscaras adaptadas ao seu tipo de cabelo para o ajudar a desembaraçar com maior facilidade.

12. Podem ser usadas pranchas e modeladores com o cabelo húmido caso se tenha aplicado protector de calor

Falso. É fundamental, para além de aplicar sempre um produto térmico específico de protecção, que o cabelo esteja completamente seco, assim evitará que sofra desnecessariamente.

Apesar das lendas urbanas em torno dos cuidados de cabelo não pararem de crescer, os profissionais confirmam o que funciona verdadeiramente para manter o cabelo suave, brilhante e, acima de tudo, saudável.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Trança bolha: o penteado que promete arrasar nos casamentos de 2018
Trança bolha: o penteado que promete arrasar nos casamentos de 2018
A trança está na moda. Há de todos os tipos, maneiras e feitios. Se lhe disséssemos que existem umas que parecem umas bolhas, uns sinos e até espinhas de peixe, acreditaria? Então, fique para ler este artigo e depois diga-nos se finalmente escolheu o penteado que vai levar para o seu casamento
4 cortes de cabelo que fazem sucesso em todas as temporadas
4 cortes de cabelo que fazem sucesso em todas as temporadas
O 'lob', 'bob', 'pixie' e o cabelo comprido são penteados de sempre que nunca morrem. Porque não os experimentar no dia do seu casamento?
Aguiam Wedding Photogrphy
Conhece os benefícios do peeling capilar? Arrase com um cabelo perfeito no dia do seu casamento!
Diga "Sim" ao peeling capilar e brilhe no dia do seu casamento com um cabelo saudável, hidratado, forte e flexível.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação