Publicidade

Confirmando e desmentindo mitos sobre o cabelo: 12 respostas que estava à espera

Apesar das lendas urbanas, os profissionais confirmam o que de verdade funciona para manter o cabelo suave, brilhante e, acima de tudo, saudável

Confirmando e desmentindo mitos sobre o cabelo: 12 respostas que estava à espera
  • Tratamentos e Bem-Estar
  • Conselhos
  • Penteado
  • Tratamentos de beleza
  • Noiva
Publicidade

A sociedade tem milhares de dúvidas sobre o que é ou não correcto para manter o cabelo perfeito. Além do mais, cada vez nascem mais mitos aos quais a sabedoria popular trata de dar respostas. Cortar as pontas faz com que o cabelo cresça mais rápido? Faz mal lavar o cabelo todos os dias? Desvendamos a solução sobre as 12 teorias básicas de cuidado de cabelo.

guardarAndré Dias HairstylistSolicite informação sobre “André Dias Hairstylist”
André Dias Hairstylist

1. Colocar a cabeça para baixo activa a circulação sanguínea da cabeça e é benéfico para o cabelo

Verdadeiro. Melhora a circulação do sangue e, por tanto, é oxigenado, mas não é recomendável fazê-lo mais de 2 ou 3 minutos seguidos, para evitar enjoos desnecessários.

2. Aplicar limão quando está húmido aclara o cabelo

Verdadeiro. No entanto há que ter cuidado, uma vez que ao mesmo tempo que aclara também o queima e seca muito. Tal como aplicar cerveja, a camomila, o vinagre, a canela e o bicarbonato de sódio.

3. Lavar o cabelo diariamente faz mal

Falso. O cabelo deve ser lavado assim que for necessário, mas há que ter em conta o champô que utiliza. Se prefere lavá-lo todos os dias utilize um neutro. Os profissionais não recomendam em nenhum caso lavar o cabelo só com água, bicarbonato e vinagre, uma vez que pode aumentar o risco de infecções no couro cabeludo. O champô ajuda a eliminar a gordura do cabelo e a mantê-lo limpo durante mais tempo.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

4. Deixar repousar a máscara mais tempo do que o indicado torna o cabelo oleoso

Verdadeiro e falso. Geralmente está descrito no rótulo o tempo de acção do produto. E chegar a este tempo médio não foi um acaso, quem o determinou sabe o tempo que os seus componentes levam a agir nos fios de cabelo. Por isso, o tempo de acção é sempre importante e deve ser seguido. O cabelo não ficará mais hidratado (ele cumpre o seu papel o tempo indicado) mas com um aspecto mais liso e sem volume. Ora, nos cabelos lisos, seja qual for a qualidade da máscara, o cabelo irá ficar, sim, com um aspecto mais opaco, mas já nos cabelos com caracóis e porosos, será mais fácil definir a ondulação, sobretudo durante o Verão, em que o cabelo fica mais ressequido devido à acção do sal do mar e do cloro das piscinas.

guardarEnigma CabeleireiroSolicite informação sobre “Enigma Cabeleireiro”
Enigma Cabeleireiro

5. Terminar a lavagem com água fria faz com que o cabelo fique mais brilhante

Verdadeiro. A água fria activa a circulação sanguínea do couro cabeludo e ajuda a fechar a cutícula.

6. Dormir com o cabelo húmido faz com que se estrague mais

Verdadeiro. Inclusivamente é prejudicial para a cutícula capilar. Isto porque, logo após a lavagem, os fios de cabelo ficam frágeis e qualquer atrito pode danificar a fibra capilar, até mesmo o contacto com a almofada. Deixar que o cabelo seque ao ar livre é o melhor que pode fazer, evitando assim utilizar o secador. Mas se na hora de ir dormir ainda tiver o cabelo molhado, deve usá-lo. Opte pela temperatura morna ou fria e não aproxime demasiado o equipamento dos fios.

guardarGolden LocksSolicite informação sobre “Golden Locks”
Golden Locks

7. Utilizar mascara todos os dias evita que tenha que cortar o cabelo

Falso. As pontas acabam sempre por abrir com o tempo e, para que fiquem perfeitas, a solução será cortá-las. Os profissionais recomendam que o faça a cada dois meses, aproximadamente. Agora, o corte de cabelo não irá fazer com que o cabelo cresça mais rápido nem que fique melhor, apesar de o sentir mais forte. A grossura e a textura do seu cabelo são características genéticas e cortar as pontas não tem impacto na raiz, embora deva ser feito para manter as pontas fechadas.

8. Começar a pentear o cabelo pelas pontas e terminar na raiz

Verdadeiro. Começar a pentear as pontas e só depois pentear desde a raiz ajuda a proteger o cabelo dos nós e mantém-no mais uniforme, evitando as temidas quebras de cabelo. Além do mais, na hora de o apanhar evite fazer pressão no folículo. Os ganchos e os elásticos de cabelo não são sempre prejudiciais, desde que sejam colocados com suavidade.

guardarDorota Santos HairstylistSolicite informação sobre “Dorota Santos Hairstylist”
Dorota Santos Hairstylist

9. Alternar água quente e fria durante a lavagem aumenta a descamação

Verdadeiro. Como resultado desta alternância de temperatura, acelera-se a degradação da membrana celular, o que acaba por despoletar a descamação do couro cabeludo.

10. O champô seco deixa o cabelo com aspecto esbranquiçado

Falso. O champô seco é a solução perfeita para evitar lavar o cabelo e mantê-lo limpo e brilhante. A chave está em aplicá-lo a uma distância de cerca de 30 centímetros do couro cabeludo para evitar o aspecto esbranquiçado.

guardarGoodhairday by Lilia CostaSolicite informação sobre “Goodhairday by Lilia Costa”
Goodhairday by Lilia Costa

11. Se lavar o cabelo todos os dias o cabelo irá cair mais

Verdadeiro e falso. O simples acto de lavar o cabelo não faz com que ele caia mais, as causas  da queda são os nós de cabelo que se formam e os produtos de calor. Confie em amaciadores e máscaras adaptadas ao seu tipo de cabelo para o ajudar a desembaraçar com maior facilidade.

12. Podem ser usadas pranchas e modeladores com o cabelo húmido caso se tenha aplicado protector de calor

Falso. É fundamental, para além de aplicar sempre um produto térmico específico de protecção, que o cabelo esteja completamente seco, assim evitará que sofra desnecessariamente.

guardarSara Costa Cabelos & Make upSolicite informação sobre “Sara Costa Cabelos & Make up”
Sara Costa Cabelos & Make up

Apesar das lendas urbanas em torno dos cuidados de cabelo não pararem de crescer, os profissionais confirmam o que funciona verdadeiramente para manter o cabelo suave, brilhante e, acima de tudo, saudável.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

P Regedor - Hair Style Cabeleireiros noivos
Dorota Santos Hairstylist Cabeleireiros noivos
Sara Costa Cabelos & Make up Cabeleireiros noivos
André Dias Hairstylist Cabeleireiros noivos
Publicidade

Dê-nos a sua opinião