Lingerie para vestidos de noiva impossíveis: como se adaptar ao corte e ao decote

Uma das coisas mais importantes para o dia do seu casamento, e que muitas vezes não se planeia com a devida antecedência, é a escolha da lingerie. Sabe qual é a mais apropriada para o seu vestido de noiva? É vital saber qual o tipo de roupa interior que o favorece, porque mesmo que o modelo por fora seja espectacular, se o conjunto interior não for adequado ao seu vestido, de pouco servirá.

O primordial é que a lingerie não seja transparente e que seja cómoda, sendo que tudo vai depender do tecido, cor e desenho do seu vestido. O mais recomendável é usar tons nude ou brancos, pois assim asseguramos-lhe de que não vai acontecer nada de mau.

Filipe Santos – Fotografiaá

Quando já tiver o vestido escolhido e começar com as provas, é fundamental que use a lingerie escolhida para o dia D. Desta forma poderá ver como fica realmente e pode fazer alterações, caso seja necessário, antes do grande dia. É importante para tirar as medidas do contorno e para se certificar que essa é a lingerie mais adequada. Estas são algumas recomendações de lingerie para o dia do seu casamento, segundo o vestido que escolheu.

1. Segundo o tipo de corte

Cai-cai: este tipo de vestido foi um dos preferidos durante muito tempo. No entanto, há que saber usá-lo e, para isso, é fundamental ter o sutiã adequado. Logicamente terá de procurar um sutiã sem alças e que fique na perfeição no seu peito, assim evitará estar todo o tempo preocupada que ele caia.

É importantíssimo que não se note, nem pela frente nem por trás. Para estes casos existe o sutiã tipo banda, de tecido e sem alças que todas conhecemos. Existem com renda, bordados e lisos, tudo dependerá do tipo de tecido que escolheu para o seu vestido.

À Noiva
EL Tocador de la Novia
Foto: El Tocador de la Novia

Corte sereia: são vestidos muito justos, que realçam bastante a silhueta, pelo que o mais importante será que não se note a roupa interior.

Para estes casos deve escolher lingerie sem costuras e preferencialmente em tons nude. Este tipo de peças costumam ser cortadas a laser e aderem muito bem ao corpo. O principal será escolher bem o tamanho para evitar que ocorram rugas.

Noivas Dom Dinis
La Perla
Foto: La Perla

Corte princesa: este modelo permite uma escolha mais alargada da lingerie, podendo escolher desde peças com renda até pedraria ou ainda de cor. Com efeito, ao ser um vestido com mais volume na parte inferior, há muito espaço entre o corpo e o tecido, pelo que será mais difícil que marque ou transpareça. Por isso, está à vontade!

Rosa Clará
La Perla
Foto: La Perla

2. Segundo o decote

Se o seu vestido tem um decote nas costas ou no peito,  há que prestar especial atenção a estes pontos:

Nas costas: se o seu vestido tem decote nas costa, mas não é muito pronunciado, pode usar um sutiã com alças com multi-posições, que pode mudar segundo a forma do seu vestido. Costumam ser alças muito finas e sem a parte de trás do sutiã, mas que se ajustam ao cruzarem entre si.

Atelier Gio Rodrigues
Oysho
Foto: Oysho

No caso de levar um decote nas costas bastante prenunciado, não poderá usar este tipo de sutiã. Para estes casos o melhor é um sutiã com adesivo. Cola perfeitamente à sua pele e ajuda-a a dar suporte, sem ter a necessidade de usar alças ou suporte de silicone nas costas.

Atelier Gio Rodrigue

À frente: se escolheu um vestido com decote no peito, o mais recomendável é usar um sutiã que siga a forma do desenho. Sabemos que nem sempre é fácil encontrá-lo, mas existem alguns sutiãs de corte muito baixo precisamente para este tipo de modelos.

Boüret
Foto: Boüret

Outra opção será sempre prescindir de sutiã, se o tecido do seu vestido o permitir e se sentir cómoda. A única coisa que lhe recomendamos é colar o vestido ao seu corpo com fita especial para roupa. Desta forma sentir-se-á mais segura.

3. E as cuecas?

Quanto à parte inferior da sua lingerie, é muito mais fácil a escolha, terá que escolher segundo a forma da saia do seu vestido:

Saia justa: dependendo se o tecido do vestido é mais ou menos grosso, deverá escolher umas ou outras cuecas. Mas regra geral, nestes casos o melhor é escolher as que são cortadas a layser ou sem costuras.

Sottero and Midgley

Foto: Hondo Weddings

Foto: River Island
Foto: River Island

Saia corte em A: o termo médio entre as saias muito justas e as volumosas. Neste caso em concreto, é uma questão de ir experimentando e jogando com a lingerie. Talvez não tenham de ser obrigatoriamente umas cuecas cortadas a layser, mas também com renda ou adornos excessivos.

Atelier Gio Rodrigues
Elma Shop
Foto: Elma Shop

Saia princesa: neste tipo de vestidos, pode usar qualquer tipo de roupa interior, já que a saia é bastante folgada e não se notará nada em nenhum momento.

Noivas Dom Dinis
Foto: websta.me
Foto: websta.me

Pode jogar com rendas, bordados, tecidos e cores. Pode escolher desde as cuecas mais clássicas, brasileira, tanga, culotte, cinta alta e até usar um cinto ou espartilho para a ajudar a reduzir o volume, afinar a figura e até realçar o peito. O importante, como sempre, será que a lingerie não marque nem transpareça.

A ideia aqui é que se sinta o mais cómoda, segura e bonita para esse dia tão importante. E você, já escolheu a sua lingerie?

Veja ainda:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Dicas práticas para escolher a lingerie perfeita!
Dicas práticas para escolher a lingerie perfeita!
Dúvidas na hora de escolher a lingerie perfeita para um dia que se espera perfeito? Aqui ficam algumas dicas práticas para ter em conta
Adrian. Credits: Rebecca Ingram
Vestidos de noiva Rebecca Ingram Outono-Inverno 2017: um mix de tendências surpreendentes!
Tendências recentes para noivas actuais! Conheça a nova colecção de vestidos de Noiva Rebecca Ingram Outono-Inverno 2017.
Rosa Clará. Credits: Barcelona Bridal Fashion Week
Vestidos de noiva Rosa Clará 2018: a colecção mais romântica que alguma vez viu
Descubra a nova colecção de Rosa Clará 2018: subtileza e elegância numa colecção romântica e sexy para brilhar no dia do seu casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação