Porque é que o vestido de noiva é branco?

Há muitas histórias em torno da cor do vestido de noiva. A última diz que é graças à rainha Vitória de Inglaterra que hoje as noivas vestem branco. Mas a escolha da cor alva nunca foi unânime. Por exemplo, na Idade Média, o que importava era o luxo dos vestidos, não a cor. Como os casamentos eram celebrados para fazer alianças comerciais, as vestes eram usadas para demonstrar as posses da família. Curioso é que até o preto esteve na moda. Na Renascença, representava a religiosidade e a obediência à igreja, por isso as noivas nem pensavam duas vezes na altura de escolher a cor das suas roupas.

Fique para ler Os 10 erros que as noivas cometem ao escolher o vestido de noiva.

Solicite informações sobre Maxima BridalSolicite informação sobre “Solicite informações sobre Maxima Bridal”
Créditos: Maxima Bridal

Uma predilecção relativamente recente

Apesar de o branco só se ter imposto firmemente há cerca de dois séculos, já tinha sido moda noutras fases da História. Durante o Império Romano, as mulheres casavam com uma túnica branca e uma coroa de flores de laranjeira. No Egipto, também havia o mesmo costume. “Não pela cor em si, mas por causa do tecido: o linho (cru). Também na Idade Média se chegou a usar branco no grande dia, mas logo depois foi substituído por algo mais colorido, como o vermelho e o preto, porque assim era mais fácil trabalhar com os tintureiros.

Depois disso, vestir de branco era impensável. Esta tradição só se fixou ininterruptamente há 170 anos, quando a rainha Victória decidiu chocar tudo e todos aparecendo de branco na sua cerimónia de casamento com o príncipe Alberto. Para desaprovação geral, a monarca ainda trocou a sua coroa real por uma de flores de laranjeira.

Solicite informações sobre Glória Aguiam FotografasSolicite informação sobre “Solicite informações sobre Glória Aguiam Fotografas”
Créditos: Gloria Aguiam Fotografas

Uma cor com forte simbologia

Há uma forte simbologia em torno do vestido branco. “O branco representa, como sabemos, a pureza e a inocência”, afirmou Peggy, uma representante da casa de vestidos de noiva Evénement. “Nos 90-2000 anos, observou-se a tentativa de jogar com outras cores nos vestidos de noiva, mas o branco acabou por se impor. Há cerca de duzentos anos que o casamento mantém as suas tradições, os seus códigos e valores”, frisou a profissional.

Para alguns, o branco também tem um simbolismo religioso, afirmou Danielle da empresa Jessica Martin Création. “A minha mãe dizia-me sempre que casar de branco significa a pureza e que, se por acaso, a mulher estiver grávida no dia da cerimónia, deve optar por um apontamento rosa. No cinto por exemplo”, acrescentou.

Solicite informações sobre AlfazemaSolicite informação sobre “Solicite informações sobre Alfazema”
Créditos: Alfazema

Uma preocupação estética evidente

“Se muitas das minhas noivas escolhem branco por causa da tradição, há outras que o escolhem por razões estéticas”, disse Danielle. Segundo a profissional, o branco é a escolha preferida por razões puramente práticas: fácil de jogar com os acessórios, combina com tudo e promove uma pele bonita! Além disso, a complexidade e sofisticação de alguns modelos exigem uma cor refinada – como o branco – sob pena de cair no mau gosto na versão colorida.

Solicite informações sobre FotolíderSolicite informação sobre “Solicite informações sobre Fotolíder”
Créditos: Fotolíder

Agora que já sabe um pouco mais da história do vestido de noiva, faça a sua escolha. Se a tradição não é o que procura, pode sempre ousar por outra cor. Por outro lado, se ainda não conhece os vestidos de noiva tie dye? Junte-se à tendência que esbanja cor.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Jóias de Sofia Tregeira | Foto: Rui Teixeira Wedding Photography
9 Sinais claros que lhe dizem quando o vestido de noiva não é o vestido certo para si! Anote!
Nem sempre é fácil saber quando temos em mãos o vestido certo, mas é mais fácil reconhecer se é o vestido errado. Hoje, a Zankyou vai ajudá-la a tomar essa decisão de uma forma mais segura.
Baby shower: o que é, quem faz, onde e quando é feito e porque você também tem de fazer um!
Baby shower: o que é, quem faz, onde e quando é feito e porque você também tem de fazer um!
Muito popular no Brasil, Estados Unidos e uma mãe cheia de países europeus, o baby shower só agora começa a tornar-se um fenómeno em Portugal. A ideia é celebrar o bebé e encher a mãe de mimos e prendas. E há lá melhor coisa para se celebrar?
O mistério do beijo... Porque será que nos beijamos?
O mistério do beijo... Porque será que nos beijamos?
O primeiro beijo... Lembram-se do vosso? Claro que sim! Eu sei que sim! Não há prazer maior que beijar e ser beijado!.. Um dos elementos-chave de qualquer relação, de a manter feliz e saudável e o expoente máximo do amor e das suas formas de expressão. Mas, perguntaram-se alguma vez pelos motivos que nos levam a beijar? Porque nos beijamos? Se querem saber a resposta, esta matéria é para vocês!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação