Publicidade
Tendências de decoração e organização de casamentos para 2021

Tendências de decoração e organização de casamentos para 2021

Partilhamos algumas das tendências de decoração de casamento para 2021, partilhadas por duas Wedding Planners!

Tendências de decoração e organização de casamentos para 2021
  • Decoração
  • Tendências
  • Guest-blogger
O ano começou de uma forma diferente do habitual, como consequência do ano anterior vivido e, por este motivo, não podemos pensar que isso não influenciará o ano corrente. Até mesmo no mundo dos casamentos.
Falar em tendências e não considerar este fator (Covid-19) é arriscado, por todos as razões inerentes, seja no distanciamento social, seja nas regras de saneamento incutidas pela Direção Geral de Saúde.
Falámos com duas Wedding Planners para percebermos melhor como prevêem o 2021 em termos de tendências de casamentos.

Mary Me – Eventos

Mary Me eventos - Noivos a andar abraçados no meio de uma vinha

@Mary Me – Eventos
Ao vermo-nos perante uma pandemia mundial que nos fez repensar tudo o que, até então, tínhamos como certo, todos os conceitos e a nossa própria criatividade acabaram por se desafiar e reinventar, e não podemos, hoje, falar sobre nenhum tema sem que este acontecimento o tenha influenciado, direta ou indiretamente. Diz-nos Maria Luís, da Mary Me – Eventos , que nos vem falar da sua experiência enquanto Wedding Planner baseada no Norte/região do Douro.
Antes de “tendências” – palavra que tenta sempre fugir – devemos falar de “necessidades” (procuram colmatar a falta de segurança ou a presença de medo) e “prioridades”  (valorizaram-se e reorganizaram-se, sendo que o convívio e o tempo de qualidade é o top um destas prioridades) e estas sim, nos levarão às tendências 2021.
Segundo Maria Luís, as tendências de decoração de casamento passam por cinco pontos:
  1. Seleção do espaço: por um lado, os casais procuram contacto com a natureza e que essa faça parte da decoração, servindo de pano de fundo e de complemento a qualquer elemento decorativo. Por outro, prevalece a preocupação de grande parte do evento ser ao ar livre, daí que esse contacto com a decoração proveniente da natureza seja um plus.
  2. Escolha de flores: as flores nobres como as peónias e os ranúnculos continuam a ser as preferidas mas, tendenciosamente, tem havido um despertar pelas flores nacionais, no sentido de incentivar a produção nacional.
  3. Escolha do estilo: há anos que falamos de um conceito “boho chic”, que acaba por se encontrar no gosto pela conforto e informal por um lado, e elementos clássicos por outro. Esse boho chic, tem-se demonstrado mais chic que boho nos últimos anos e, verdadeiramente, ganha mais força este e o próximo ano.
  4. Seleção da paleta de cores: Este ponto continua díspar. Se, por um lado temos o branco e dourado sempre atual, requintado e clássico, por outro, vemos introduções de verde garrafa ou até de amarelo e cinzento, como sugere a Pantone este ano.
  5. A comida: biológica, bonita, 100% natural e saudável. (E sim, também estamos a falar de decoração aqui!)

 

Bolo de noivos com frutas tropicais

@Mary Me – Eventos

BC Planning & Rentals | Decoração

BC Planning & Rentals | Decoração - mesa de casamento decorada

@BC Planning & Rentals | Decoração

 

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Maria Beirão do Carmo, da BC Planning & Rentals | Decoração , em Lisboa, também não se arrisca a falar muito de tendências, uma vez que Um casamento não são apenas tendências, mas emoções de uma vida já vivida a dois que agora querem partilhar e oficializar junto com os seus amigos e familiares.

 

Com uma posição “céptica”, afirma que a decoração do casamento é, obviamente, influenciada pela tal “tendência” mas também tem de ter a personalização da vida de cada casal, para que se reconheçam nessa decoração.

  • Apesar de todos os anos sair a cor pantone desse ano, que é definida segundo análises das tendências, da presença dessa mesma cor no mercado e da forma como essa cor nos transmite determinadas emoções, que são característica das necessidades do ano que vem, refere que nem sempre sento que será essa a “tendência, o estilo”.  No entanto, diz que sente que as emoções transmitidas pelo pantone do ano são as que a geralmente as pessoas desejam para esse ano.
  • Volta a referir as cores pantone para 2021: Ultimate Gray e a Illuminating, que transmitem resiliência e esperança, que no ano que temos vivido, não poderiam ter maior significado para nós todos.
  • Para além de todos estes pontos, Maria Beirão do Carmo refere existem elementos cada vez mais presentes na decoração,  como a madeira, a natureza, que evocam diferentes estilos, o campestre, o rústico, o boho.
  • Estes 3 estilos que conseguem estar interligados entre si demonstram o quanto os noivos se querem muitas vezes distanciar do tradicional, do convencional e procurar o minimalismo e informalidade na decoração. Obviamente que estes estilos poderão ser luxury dentro das suas capacidades.
  • Além destes estilos, a palete de cores mais pedida são cores neutras, verde pastel e os terracota.

Decoração de mesa de casamento com fruta e cactos

@BC Planning & Rentals | Decoração

Conclusões finais

As duas posições expostas conjugam-se em alguns pontos, como o forte posicionamento da natureza, do boho chic, e da presença (ainda que não seja fundamental) das cores pantone 2021.

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, especialmente para o setor dos casamentos, ambas prevêem um aumento do número de casamentos para 2021, ainda que alguns possam ser o adiamento de datas do ano anterior, e outros sejam marcações novas.

Temos, também, vindo a notar um crescente aumento de datas “fora do normal” – diga-se, fins-de-semana, especialmente os Sábados – para casar. Hoje em dia, como consequência de tudo o que temos vivido, casar num dia da semana já não é estranho e é, ainda por cima, mais barato (e tem muitas outras vantagens)!

Noivos no dia do Casamento

@Unsplash – Nathan Dumlao

É possível concluir que, apesar de haver “uma linha de tendências”, o que importa acima de tudo, são os gostos de cada casal e que a personalização é, cada vez mais, o elemento chave para um dia único e inesquecível. Os ideais de cada um, alinhados com o budget disponível, é sempre possível arriscar mais um bocado e ser “arrojado” como refere Maria Luís, da Mary Me – Eventos , que termina a lançar um desafio a todos os noivos: “criarmos a nossa tendência. A tendência que só vamos usar no nosso casamento.”

Para mais dicas de tendências, veja o vídeo até ao fim, não perca nada!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
BC Planning & Rentals | Decoração Decoradores casamentos