Um momento marcante do casamento: "os noivos vão partir o bolo!"

Existem momentos especialmente marcantes nos casamentos. A entrada da noiva na igreja, a troca das alianças, o banho de arroz, a primeira dança, etc. Há um momento em especial que resiste às tradições, ao tempo, e é um ícone em qualquer casamento: o momento de partir o bolo dos noivos. Pode parecer simples, mas estes instantes têm muito que se lhe diga. É dos poucos acontecimentos nos casamentos que tem resistido às tradições e aos casamentos mais modernos e irreverentes e são raros (muito até) os noivos que não celebram o partir do bolo. Também tem o seu significado especial e neste artigo vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre partir o bolo dos noivos: tchim tchim e saúde a todos!

135 milímetros
135 milímetros

Um pouco de história 

Este costume nasceu na antiga Grécia, em que os convidados deveriam comer uma fatia do bolo como símbolo de felicidade. Também era tradição os convidados comerem biscoitos de mel e sésamo, que por serem salgados e doces simbolizavam os altos e baixos da vida a dois.

Posteriormente, na Idade Média, os convidados levavam pequenos bolos que punham todos juntos em cima da mesa. Quanto mais alto fosse o monte de bolos, mais prosperidade teria o casal. Em seguida, os noivos punham-se um em cada lado da mesa e teriam que dar um beijo sobre a mesa.

Já na França do século XVII a forma era mais parecida com a de hoje. Os bolos tinham vários andares com diferentes recheios e coberturas, por isso suspeita-se que vem daqui a tradição dos bolos com vários andares. Estes bolos eram feitos de maçapão, que naquela altura era bastante dura, fazendo com que a noiva não conseguisse partir sozinha e tivesse que ser ajudada pelo noivo. Daí nasce a tradição de partirem os dois o bolo, a agarrar na faca, num momento que se tornou símbolo da união do casal.  E que belas fotografias dão este momento!

Aguiam Wedding Photography

Existe um protocolo para cortar o bolo?

Claro que sim, tudo no casamento tem protocolo. Agora podem decidir se o querem seguir ou não, mas há certos aspetos que se mantêm igual em todos os casamentos. Este ritual marca o fim da refeição e o início do baile. Nos casamentos mais tardios é também a deixa para as pessoas mais de idade regressarem às suas casas. É também uma altura em que todos os convidados, juntamente com os noivos, brindam a saúde e à vida em conjunto dos mesmos. É também onde os noivos dão a honra de provar o bolo.

Nos casamentos formais deve ser servido sempre depois do jantar principal, como se fosse a sobremesa, mas atenção: o bolo não invalida uma mesa cheia de sobremesas deliciosas! É de bom-tom anunciarem a todos os convidados que vão cortar o bolo, não só para os mesmos se poderem deslocar ao local e se organizarem, mas também para que possam desfrutar tranquilamente do momento.

Veja também: Quando se deve fazer o corte do bolo de casamento?

A noiva deve segurar a faca com a mão direita e o noivo deve estar um pouco atrás dela com a mão direita a cobrir a da noiva para poderem cortar. A primeira fatia é dos noivos, sendo que a noiva a oferece ao noivo e vice-versa. De seguida, a sua equipa responsável pela festa deve distribuir as restantes fatias pelos convidados. Em conclusão: ainda bem que os bolos hoje em dia são bem mais fofinhos e fáceis de cortar, e ainda bem também que esta tradição se manteve!

Acordeon-Actividades Hoteleiras é o espaço ideal para fazer a sua festa num estilo moderno, irreverente e ao mesmo tempo muito íntimo. Não tem limite de horário, por isso aqui pode escolher a que horas quer cortar o seu bolo e onde, isto porque tem a opção de ser no interior ou no exterior. O espaço dispõe de todas as infraestruturas e equipamentos necessários para garantir que o seu dia corresponde ao que sonhou.

Conselho Zankyou

Quantos vídeos já viu na internet de bolos a desfazerem-se em cima dos noivos quando o partem? Muitos, imagino. A verdade é que este tipo de imprevistos pode acontecer e, embora no final até sejam engraçados, podem ser evitados. Se não se quiser preocupar com este tipo de aspetos ou simplesmente não acha graça, faça um fake cake (bolo falso).

Um fake cake, como o próprio nome indica, é um bolo que aparenta ser verdadeiro, mas não o é. Esta técnica é utilizada para os bolos terem bom aspeto durante todo o dia e, quando chega a hora de o partir, estão impecáveis. Mas como é que se come um bolo falso? Muito simples. Estes bolos falsos são na realidade muitos cupcakes ou bolos mais pequeninos todos juntos. Assim será mais fácil dividir por todos os convidados e vai acabar por os surpreender com esta técnica pasteleira.

Se quer um casamento diferente de tudo o que já viu ou tem um tema especial, há também uma opção para estes casos. Para casamentos minimalistas ou personalizados pode fazer mil bolos pequenos, cupcakes, doces e, de uma maneira original, organizar de forma a que seja o seu bolo de noivos.

Por outro lado, pode optar por inúmeras decorações, num true cake (bolo verdadeiro): com flores, fruta e/ou até dizeres românticos. A Bolinhos à Medida é especialista nisso, como pode ver nos exemplos abaixo. Esta cake store (pastelaria) tem ainda a particularidade de personalizar os bolos ao gosto dos noivos, confecionando-os com ingredientes de elevada qualidade, criativos e de excelente paladar.

Mas há mais, a Bolinhos à Medida junta o sabor ao design e faz autênticas obras de arte, oferecendo assim um produto exclusivo. Ou seja, cada cliente tem direito a um bolo único. Os noivos só têm de selecionar o recheio e a decoração, dando origem ao tal bolo exclusivo.

Por sua vez, a Once Upon a Cake elabora os bolos mais especiais para o seu dia, com as melhores combinações entre design criativo e elegância. E o sabor? Esse é mesmo uma delícia! Nestes bolos, os mais pequenos detalhes dão origem a verdadeiras obras de arte. A Once Upon a Cake preocupa-se tanto com o exterior como com o interior do bolo, por isso aposta nas novas tendências internacionais de decoração dos mesmos. Além disso, faz questão de utilizar produtos de qualidade. Por isso, não é de estranhar que o recheio saia sempre maravilhoso. Você só terá que explicar à Once Upon a Cake como é o bolo dos seus sonhos e, claro, do seu noivo: pode ser um bolo temático, com uma decoração vintage, por exemplo. E não julgue que a criatividade fica só no design.  O sabor também pode ser deveras surpreendente. Atreva-se!

O registo para a vida

É neste momento que conseguirá também das melhores fotografias do casamento.  Para além dos momentos íntimos dos noivos, é também quando pode tirar uma fotografia com todos os convidados. E quem percebe bem do tema é SLCasamentos. Um fotógrafo experiente no mundo dos casamentos, que sabe quais os momentos mais especiais e emotivos a captar. Com este profissional seguramente ficará com as melhores recordações deste dia tão feliz.

A Just Frame It conta com uma equipa experiente e bastante empenhada em captar olhares, sorrisos e lágrimas de felicidade, no dia de qualquer casamento. Esta empresa tem a capacidade especial de materializar a felicidade, num dia que vai com certeza marcar o resto da sua vida. Então, do que espera? Convém que contacte esta equipa seis meses antes da boda. Depois, é só aguardar que se faça história: em imagens belas e esclarecedoras da alegria vivida na sua boda.

Para tornar este momento ainda mais mágico,

deixamos-lhe as seguintes ideas de acompanhamento:

  • Músicos ao vivo que toquem algo romântico ou a vossa musica. Neste caso, sugerimos o DJ Manuel Vaz. Este é perfeito para os noivos que procurem apenas um DJ referenciado em estilos vintage 70’s, 80’s, 90’s, Funk, Soul, R&B, Latin and Brasilien, Lounge, Deep Jazz, Deep House. Contudo, este ano há uma novidade: já faz espetáculo de saxofone, durante os aperitivos. E este serviço já virá incluído no pack de DJ. Manuel Vaz passará assim a ter um só pack e fará parceria com outros colegas para noivos que pretendam musica ao vivo, na igreja e outros tipos de animação. Ele próprio dedicar-se-á apenas ao ofício de DJ e saxofonista, para poder focar-se na melhor música com o melhor material de som e luz, para que o seu casamento seja musicalmente grande.
  • Fogo de artificio ao mesmo tempo do corte do bolo
  • Acompanhe o corte com uma música que faça parte da vossa história e que não tenha tido oportunidade de usar noutro momento do casamento
  • Apresente um vídeo com fotografias ou momentos vossos
  • Pode cortar o bolo com talheres que sejam de família ou um faqueiro que tenha um gosto especial, pode ser até com as vossas iniciais

No fundo, e em como todos os momentos deste dia, não pense demasiado, limite-se a vive-lo intensamente e com tudo a que tem direito. Se tudo for planeado com o devido tempo certamente que correrá como esperado e verá o seu sonho tornado realidade.

Se gostou deste artigo leia também 9 acessórios (até 35 euros) para ficar deslumbrante no seu casamento. 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Bakewell | Foto: João Almeida
16 alternativas perfeitas para destronar o clássico bolo de casamento
Inove no seu casamento e aposte numa destas alternativas e sobremesas originais, substitutos do bolo nupcial. Vai adorar!
Foto André Tavares Wedding Photographer via a pajarita
Quando se deve fazer o corte do bolo de casamento?
Sim, esta pode ser uma dúvida válida para um dos momentos mais esperados por todos os que partilham o grande dia com os noivos. Será que existe uma hora certa para o corte do bolo de casamento?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação