«Envelhecer ao teu lado»: 609 anos de histórias de amor

Preparados para uma grande dose de amor? Então venham daí conhecer um projecto maravilhoso que reúne 12 retratos reais de 609 anos de felicidade conjugal.

Acreditam no verdadeiro amor? Então deixem-se levar por estes 12 retratos de amores reais assinados pela fotógrafa Stephanie Jarstad, de casais que juntos totalizam 609 anos de felicidade conjugal.

O casamento é uma verdadeira promessa. A promessa de ficarem juntos para sempre aconteça o que acontecer, nos bons e nos maus momentos. Mas para alguns dos casais que decidiram dar este grande passo o futuro pode parecer um pouco assustador. “O que irá acontecer quando o meu rosto se encher de rugas? O amor pode desaparecer? E, se um dia, tu deixares de me amar?” São tudo questões pertinentes, que inclusivamente fazem parte das etapas que acabamos por ter de ultrapassar até ao momento em que podemos dizer “estou pronto/a”.

Mas se ainda têm dúvidas e acham que o verdadeiro amor só existe nas telas do cinema, vamos mostra-lhes que estão errados. Sim, quem pensa que é impossível envelhecer ao lado da mesma pessoa deve olhar para este projeto maravilhoso de Stephanie Jarstad.

Esta fotógrafa americana especializada em casamentos teve a brilhante ideia de reunir 12 casais casados há mais de uma década e perguntar-lhes qual a receita para a felicidade. O resultado? Felicidade aos magotes! “Como fotógrafa de casamentos eu adoro falar das primeiras vezes”, escreve no seu blogue. “Como é que se conheceram. Como se apaixonaram. Como é que ele fez o pedido de casamento. Eu sinto-me abençoada por poder documentar o amor. O puro, o genuíno, do tipo que brilha nos olhos”, continua.

Stephanie deu a palavra a 12 casais extraordinários, apaixonados desde o primeiro dia. E assim conheceu Doug & Fran, com 55 anos de casados, que namoraram durante oito anos e separaram-se seis vezes antes de chegarem à conclusão de que tinham sido feitos um para o outro. “Nós simplesmente não conseguíamos comunicar”, contam, “mas as estrelas continuaram a juntar-nos. Ainda estamos a trabalhar na questão da comunicação, mas o nosso amor é cada vez mais profundo”.

Conheceu também Steve & Cherly, que há 49 anos decidiram juntar-se contra a vontade da família dela e Ray & Tess, numa relação de 54 anos que não deixa o Alzheimer ganhar a batalha contra o amor. “Até hoje, se perguntarem o que é que ele quer fazer ele responde sempre ‘o que a Tess quiser’”, conta Tess, “Parece que é a única coisa que ele nunca se esquece.

Nestas histórias de amor há também Richard & Jan, que se conheceram ainda na escola e estão juntos há 65 anos, bem como Lloyd e Helen, que se apaixonaram no autocarro e hoje têm 30 netos e 32 bisnetos!

Robert & Patricia conheceram-se num “encontro às cegas”, não simpatizaram logo um com o outro, mas estão juntos há 23 anos. Hoje o conselho dele é dizer amo-te todos os dias”.

Chauncey & Bertha estão juntos há 71 anos. Casaram seis meses depois de se conhecerem e têm trabalhado arduamente juntos para criarem os seus 13 filhos.

Larry & Darylnn têm 44 anos de união e a sua história começou numa festa que nenhum deles queria ir. “Ele na realidade namorava com a minha prima”, conta Darylnn, “e a minha tia gostava mesmo dele. Por isso decidiu organizar uma festa para os juntar”. Escusado será dizer que o namoro terminou!“Mas não se preocupem que a minha prima casou com a sua eterna companhia também”, esclarece Darylnn.

Mas há mais casais felizes: Andrew & Norma, que se apaixonaram há 57 anos num passeio perto dos seus locais de trabalho; Alan & Melanie, que aconselham os futuros noivos a serem “humildes e generosos”; George & Diane, que se conheceram numa livraria e que ainda “estão a tentar aprender a envelhecer juntos”, dizendo que o melhor conselho que receberam foi Não tentem mudar um ao outro, habituem-se um ao outro e valorizem o que têm de bom”.

Por fim, Mervin & Caloryn, que têm 56 anos de união e dizem que “estão mais próximos agora do que nunca”.

Preparados para uma grande dose de amor? Então venham daí!

Podem encontrar Stephanie no seu blogue e na sua página de Facebook.

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.