12 livros de amor que todos devemos ler antes de casar!

O amor é uma das principais fontes de criação para os artistas. A literatura distingue-se como um dos veículos do amor a longo prazo, desvendando o seu poder e transportando o mesmo através das muitas páginas que constroem a nossa cultura. Aprender deles e cegar-se com o seu encanto pode servir para enfrentar relações sentimentais com novas expectativas. Por isso, hoje apresentamos-lhe 15 livros de vários estilos e de épocas diferentes, para todos os gostos e personalidades, especializados em roubar corações e potenciar o carácter sensível e romântico que muitas vezes adormece dentro de nós.

Marco Torre, beyond photography
Marco Torre, beyond photography

1. Orgulho e Preconceito (Jane Austen, 1813)

Material romântico por excelência a cargo de uma das mulheres mais sensíveis e inteligentes da nossa história, Jane Austen. A loucura entre Elizabeth Bennet, símbolo da literatura mundial e Fitzwilliam Darcy, galã rompe-corações geração, trás geração (nenhuma escapa a este homem) é a trama principal da história escrita com mão de cirurgião e localizada na transição do século XVIII ao XIX. Questões como o elitismo, a diferença de classes e os valores mais íntimos são falados em destaque numa das novelas mais importantes dos nossos tempos, com um humor britânico e onde o amor e o desejo proibido lutam contra as normas estabelecidas e o protocolo de aquele então.

2. Como água para chocolate (Laura Esquivel, 1989)

Laura Esquivel relata as complicadas andanças de Tita no terreno amoroso, uma miúda de família mexicana que apaixona-se por Pedro Muzquiz, para desgosto da sua família. A jovem, está proibida de casar-se porque tem que cuidar dos seus pais, procura desesperadamente acabar com este amor impossível. O livro que está imerso na fantasia do realismo mágico e  no uso da metáfora gastronómica como veículo sentimental, com cebolas e codornizes a pular como armas literárias. O mundo da cozinha mexicana contextualiza a história e serve para dar sentido a todos os tórridos eventos acontecidos. Uma leitura deliciosa que irá despertar todos os seus sentidos!

3. O amor nos tempos do cólera (Gabriel Garcia Márquez, 1985) 

É um livro escrito por Gabriel Garcia Márquez, que trata de um triângulo amoroso que durou mais de cinquenta anos. Do Gênero realismo fantástico passado no século XIX na América Latina, é uma verdadeira obra de arte, com uma leitura agradável. Descubra o romance de Florentino e Fermina e entre na romântica história deste casal.

4. Romeu e Julieta (William Shakespeare, 1597). 

Uma das tragédias românticas mais conhecidas a nível mundial. Conta a história de amor entre Romeu e Julieta, que acaba com umas das provas de amor mais comentadas de todos os tempos, o suicídio de Romeu ao pensar que a sua amada está morta, não quer continuar a sua vida sem ela. Uma história que não deixa ninguém indiferente, um verdadeira clássico da literatura.

5. Tokio Blues (Haruki Murakami, 2010)

Especialista nas aventuras e histórias intimistas, Haruki Murakami centra o argumento da sua obra mais conhecida no período universitário de Toru Watanabe, uma das épocas da vida que tem por hábito desenvolver. Os seus amores com Naoko e Midori, duas meninas totalmente opostas, centram o livro coberto por  um fino surrealismo que identifica o autor por completo. O conceito do amor é único em cada ser humado e Murakami narra-o de uma forma muito pessoal.

6. Um longo caminho a casa (Danielle Steel, 1998)

O amor proibido é um dos mais apetecidos, principalmente se é impossível e deixa vitimas pelo caminho – normalmente, o próprio amante. é o que acontece a Gabriella, uma jovem abandonada num convento, depois de muitos anos de maltrato e desprezo na casa dos seus pais. É recebida ali com todo o carinho das freiras, e finalmente, desfruta de uma vida agradável, sem golpes físicos nem emocionais. No entanto, o amor acontece no seu anterior, apaixonando-se por um jovem sacerdote. Descubra todas as provas de amor às que se irá submeter Gabriella neste maravilhoso livro!

 7. Fortunata e Jacinta (Benito Pérez Galdós, 1887)

O amor, às vezes, leva-nos a assumir comportamento inesperados, a cometer erros e, definitivamente, a tomar decisões que escapam ao nosso controlo, Juanito Santa Cruz não pode evitar ter relações com duas mulheres. Fortunata e Jacinta. Amante e esposa, respectivamente, têm que suportar a forte personalidade de Juanito, um homem que obriga às suas amadas a escolher certos caminhos nas suas vidas.

8. La pasión turca (Antonio Gala, 1993)

Desideria Oliván é a protagonista e vítima do doce e agro amor. Numa viagem turística por Turquía com o seu marido e os seus amigos, a vida desta mulher dá um salto ao vazio. As diferenças culturais e o ardor de um pais tão exótico irão levá-la até aos braços de Yamam, um comerciante que incendiará o seu interior de uma forma descontrolada. A dupla vida do comerciante, que combina uma vida vida lícita com a de traficante, será um dos problemas que dificultam a viabilidade da relação. Que não se imaginou alguma vez a encontrar o amor em terras desconhecidas? Cuidado, pode queimar-se.

9. Breakfast at Tiffany’s (Truman Capote, 1958) 

Esta novela curta do grande escritor americano tornou-se num símbolo da cultura contemporânea, tanto pelo próprio livro como pelo filme de Audrey Hepburn. Comédia sofisticada e romântica, onde o argumento revela como a amizade entre homens e mulheres pode ser que, em certas ocasiões, passe a outras vertentes emocionais. Holly Golightly e um narrador anónimo iniciam uma relação de amizade entre 1943 e 1944, com um fundo mágico, com as cores de um Outono nova-iorquino.

10. Três Metros Acima do Céu (Federico Moccia, 1992/2004)

Como o sentimentalismo não escapa a nenhum âmbito social, não podia faltar um dos maiores êxito de amor adolescente, de Step e Babi. Ele, motard e salvagem, conhece a Babi, uma menina exemplar, responsável e brilhante nos seus estudos e surge o amor. Um romance entre duas pessoas totalmente opostas que mudará para sempre as suas vidas. Quer viajar nesta história de amor?

11. E o vento levou (Margaret Mitchell, 1936)

Victor Fleming transformou este maravilhoso livro num dos filmes mais vistos a nível mundial, mas a obra base para toda a história foi escrita por Margaret Michell e é também um dos livros mais lidos de todos os tempos. Escarlata O’Hara, uma menina mimada da alta sociedade, caprichosa até dizer chega, irá ter constante conflitos dilemas mentais e amorosos protagonizados por Ashley Wilkes e Rhett Butler, dois homens que, de alguma maneira, marcaram a sua vida. No decorrer da história, a protagonista lidará com este quebra-cabeças e as consequências da guerra, que mudam não só o futuro americano.

12. Palmeiras na neve (Luz Gabás, 2012) 

Uma das novelas mais contemporâneas da literatura espanhola é um exemplo incrível da história de amor passional. A mistura de culturas torna alguns indivíduos mais fortes, por isso o amor de Kilian e Bisilia tem tudo para funcionar, ou não? As investigações de Clarence no presente, levam ao descobrimento desta história de amor que surge em Guiné Equatorial a mediados do século XX. A viagem de Kilian à quinta de Sampaka de Fernando Poo criará uma fascinante história de leitura obrigatória!

Helder Couto Photographer
Helder Couto Photographer

Escolha uma destas novelas – ou todas – para desfrutar em frente a uma lareira, com manta e chá quente, calma no silêncio de uma tarde de Domingo! E se já está casada ou tem namorado… aproveite a oportunidade para realizar uma das actividades que todos os casais devem fazer juntos, ao menos uma vez na vida! 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
7 coisas que nunca lhe disseram sobre a noite de núpcias (atenção, depois de ler isto não será a mesma)!
O momento pelo qual tanto ansiava chegou! A festa acabou. Os convidados foram embora. Só ficaram você e a sua cara-metade, finalmente casados. É o vosso momento, a vossa intimidade, a vossa noite de núpcias. Acha que tudo será perfeito, mas a verdade é que nem sempre as coisas se passam assim! Hoje revelamos-lhe 7 segredos que nunca lhe disseram sobre esta noite.
15 alternativas originais para livros de honra
15 alternativas originais para livros de honra
15 alternativas originais para livros de honra
Decoração por Lisbon Wedding Planners. Foto: 1 Love4Ever
Um detalhe muito especial para a decoração do seu casamento: livros!
Para celebrar o Dia Internacional do Livro, contamos-lhe como incorporar este elemento na decoração do seu casamento de forma elegante e com bom gosto!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação