Para os melhores vídeos, os melhores profissionais: dicas para uma escolha certeira

Com o passar dos anos, a escolha do fotógrafo e do videógrafo para o casamento tem vindo a ganhar maior importância, pois cada vez mais os noivos têm a noção de que serão estes os profissionais a registar em imagens eternas os momentos de um dia que lhes é tão especial. E não podem ser umas imagens quaisquer, tiradas pelo melhor amigo com o telemóvel da última geração: a qualidade, a beleza e genuinidade das imagens são as características que irão fazer com que queiram recordar vezes e vezes sem conta o dia em que juraram amor eterno um ao outro, revivendo emoções que só um bom profissional consegue transmitir.

Pesquisa de mercado

Em relação aos vídeos em particular, existem videógrafos com estilos muito diferentes, sendo que a experiência conta muito para uma escolha certeira, bem como a postura profissional. Por isso, a primeira coisa a fazer é uma boa pesquisa da oferta existente no mercado, nomeadamente através da Internet, não só nos sites oficiais de cada um dos profissionais, como também em sites dedicados a casamentos, como a Zankyou, onde poderá encontrar num só sítio e à distância de um clique os melhores profissionais de todo o país.

Tenha em mente uma coisa: um bom videógrafo tem o seu melhor trabalho exposto. E o melhor trabalho deve ter sempre um elemento como base: a emoção. Para o conseguir, é preciso que exista uma combinação perfeita entre a música e imagens excecionais, só possível quando se tem uma equipa profissional experiente e dedicada.

24 Frames Cinematography

Uma equipa como a 24 Frames Cinematography um projeto audiovisual cujo intuito é criar filmes únicos e autênticos, através da inovação e espontaneidade, com uma identidade bem vincada e tendo sempre presente a perspetiva e a essência do casal. “Contamos a vossa história de forma objetiva e real conferindo-lhe um aspeto artístico e cinematográfico que irá realçar os pormenores e os melhores momentos”, explicam.

Também a Sublime Films é de mencionar não só pelo seu trabalho de excelência, como por causa da emoção e sentimento que colocam em cada frame dos seus filmes de amor. Sim, de amor, esse sentimento maior que enche o coração daqueles que se preparam para dar o “sim”, numa cerimónia única, rodeados dos que mais amam. A Marta e o Rui são os elementos que compõem esta empresa. Eles gostam de música, de luz e de abraços. Eles são muito diferentes um do outro e, por isso, complementam-se. Só que há um aspeto em que são iguais… Nutrem uma imensa paixão pelo vídeo. “Damos valor aos pormenores, à música, ao som. Sabemos que são elementos essenciais para contar a vossa história”, afirmam. Por isso, já sabe, se pretende que a sua cerimónia seja rica em fotos eternas e sons idílicos, contacte a Marta e o Rui da Sublime Films.

Tipos de vídeo

O que fica do dia do casamento são, efetivamente, as memórias das emoções vividas, as fotografias e o filme! Por isso, quem decide casar aposta cada vez mais nos melhores profissionais e na originalidade de estilos. A oferta, atualmente, é vasta, pelo que os noivos dispõem de vários estilos de vídeos de casamento para registarem os momentos marcantes de um dia que irá ser certamente um dos melhores das suas vidas: vídeos de casamento em Stop Motion, estilo vintage, estilo videoclipe, em forma de documentário, slideshow, Slow Motion Both ou até mesmo Mixed – Media Wedding Vídeo, que consiste em combinar diferentes estilos de vídeo, entre muitos outros.

Tenha apenas atenção a experiências pouco convincentes, mas que ainda assim vendem por terem um custo muito inferior ao suposto. Lembre-se que a qualidade tem preço e que está a investir num dia que não se repete, que vai gostar de recordar com boas imagens.

… E, por falar em boas imagens, nada como apostar numa equipa de de fotógrafos e cineastas especializada na arte de contar histórias de amor, como a sua. A Fine´Art`Studio :: estudiodellas é perita nisso mesmo. Num estilo contemporâneo e inovador de criar filmes e fotos, este atelier dá primazia ao detalhe, o que lhe permite criar um estilo único, captando cada momento íntimo e espontâneo do Grande Dia, ao mesmo tempo que conta a história íntima e pessoal dos noivos. “Procuramos sempre captar a emoção, a intensidade e a energia do vosso dia. Somos motivados pela paixão de contar histórias”, enfatizam estes profissionais.

Primeira abordagem

Assim que fizerem a vossa escolha façam uma primeira reunião, que será muito importante pois não só terão a oportunidade de conhecer pessoalmente os profissionais, como também poderão conhecer mais trabalhos e abordagens diferentes. Peça-lhes para lhe mostrarem um trabalho completo, evite ver só trailers e highlights, pois estes têm as imagens muito bem escolhidas e podem ser enganadores. O que verdadeiramente interessa é o trabalho na sua totalidade.

Com efeito, não basta apaixonar-se por maravilhosas apresentações, pois, às vezes, elas não retratam o real perfil da empresa. É fundamental que também procure referencias e saiba exatamente que profissionais vão estar ao seu lado durante as filmagens.

Por seu turno, informar-se sobre a qualidade e a manutenção dos equipamentos também é primordial, pois é isso que garante a qualidade técnica da captura de imagens, pois sem um bom material bruto será difícil conseguir a edição e o resultado final desejados. Aliás, não se esqueça de verificar como será feita a manipulação e a finalização dos arquivos. O momento da edição é um momento decisivo, que deve ser sempre acompanhado. Por isso, 15 dias após o casamento peça para vos mostrarem o que já foi feito para perceberem se o estilo que vos foi vendido está, de facto, a ser concretizado.

Da XPTO Cinematografia só terá as melhores referências, pois o Profissionalismo, Rigor e Seriedade são valores de que não abrem mão. Esta empresa, que nasceu há 3 anos pelas mãos de um casal apaixonado e amante do cinema, procura evitar o vulgar, diferenciando-se do já realizado e distanciando-se do cliché e do tradicional. Através do seu trabalho artístico, procuram captar aqueles o que passa despercebido aos olhos de muitos, pois acreditam “que a beleza está nas coisas simples” e que filmar um casamento não será exceção.

Assim, num dia repleto de momentos preciosos, emotivos e significantes protagonizados pelos demais presentes, a XPTO Cinematografia compromete-se a proporcionar aos noivos um registo que reflete a atenção aos mais ínfimos detalhes!

Questões nem sempre faladas, com a maior importância

Perceba desde logo se o profissional faz um contrato, se passa fatura e recibo. Não se trata de mais ou menos confiança, trata-se sim de ter uma segurança para ambas as partes, pois se tudo estiver bem explicado e as regras bem definidas, não haverá espaço para surpresas menos simpáticas caso algo corra mal. Existem sempre advogados e, em última instância, os tribunais, que decidem o que houve para decidir, mas o principal tem de estar feito.

Atenção também aos direitos de imagem. Todos os noivos têm direito à sua imagem. É verdade que os profissionais também querem ter trabalhos para o seu portefólio e promoção, mas tem de haver consenso. Certifique-se que fica descrito no contrato a vossa decisão em ceder ou não os direitos.

Por fim, é preciso saber que alguns profissionais cobram horas extra, por isso coordenem tudo isto com eles na vossa reunião. Um bom operador de câmara saberá qual a quantidade de imagens necessária para uma boa edição e construção da história, organizando-se de forma a não gravar horas de imagens repetidas.

Preparação para o grande dia

Toda a preparação do evento deve ser feita com antecedência. Não é no dia do seu casamento que os profissionais vão adivinhar o que vai acontecer. É claro que, no momento, eles vão procurar adaptar-se, mas se já estiver tudo previsto é bem mais fácil. Assim, parte importante do trabalho de um profissional de vídeo é conhecer o casal. Para saber quais são as suas preferências, referências e expectativas, já que são estes tipos de informações que permitem a criação do filme perfeito.

Editorial Farewell | Fotografia João Almeida | Vídeo: 24 Frames Cinematography

É precisamente isto que faz a 24 Frames Cinematography, pois “desde o primeiro contacto procuramos estabelecer uma relação de proximidade para que naturalmente transpareçam os sentimentos e emoções que desejam ver retratadas”. Uma abordagem essencial para um resultado irrepreensível.

Deixamos-lhe aqui mais um dos seus trabalhos realizado para um apaixonante editorial, fotografado pelo também talentoso João Almeida.

Tamanho da equipa

Outro aspeto muito importante a considerar é o tamanho da equipa: quantos profissionais serão necessários para fazer a correta reportagem do seu casamento? Idealmente, serão dois profissionais, pois para uma boa edição serão necessários planos diferentes. No entanto, tudo dependerá do local e do número de convidados, já que demasiadas câmaras podem atrapalhar, caso não exista uma direção bem definida. E ninguém vai querer que um profissional apareça na imagem do outro, por exemplo.

Mais uma vez, é essencial a confiança. A confiança em profissionais como os que encontra na equipa da XPTO Cinematografia, para quem o objetivo é surpreender e captar de forma sóbria os momentos que passam despercebidos a grande parte das pessoas, num dia tão agitado e importante como o dia de casamento.

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Rui Teixeira Photography
Fotografias que captam a magia do seu casamento
A fotografia é só um dos detalhes a ter em conta para o seu casamento. Mas como é aquele que vai eternizar o dia, convém que não se precipite na hora de escolher o fotógrafo. No fundo, o importante é que ele capte a magia do dia!
Retractus
5 conselhos a ter em conta antes da sua reportagem de casamento
5 conselhos que farão toda a diferença no seu álbum de casamento! Para que mais tarde continue a adorar rever alguns dos momentos mais felizes da sua vida.
Truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas
Truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas
A Zankyou fez uma pergunta a vários profissionais: como conseguir a fotografia de casamento perfeita? Venham espreitar e saibam a resposta!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação