Saber escolher o videógrafo para o seu casamento: algumas dicas...

Solicite informação sobre “Nuno Palha”
Para mais tarde recordar. Foto: Nuno Palha

A escolha do videógrafo para o casamento, com o passar dos anos, tem vindo ganhar importância, a escolha dos profissionais é essencial porque são eles que vão registar aquilo que vai ficar dum dia tão especial.

Existem estilos diferentes, a experiência conta muito e a postura profissional ainda mais. A a primeira coisa a fazer será uma boa procura na net, o bom videógrafo tem o seu melhor trabalho exposto.

Actualmente os estilos (em Portugal) vão desde a abordagem cinematográfica, com as fantásticas câmaras de cinema digital, à reportagem simples com as câmaras convencionais HD. Tudo o resto são experiências pouco convincentes para os clientes mas que ainda assim vendem por terem um custo muito inferior ao suposto. Lembre-se que a qualidade tem preço e que está a investir num dia que não se repete e que vai gostar de recordar com boas imagens.

O videógrafo em acção. Foto: Vip Weddings films

Assim que fazem a vossa escolha façam uma primeira abordagem, uma reunião é muito importante pois não só vão conhecer os profissionais, como também vão ter a possibilidade de conhecer mais trabalhos e abordagens diferentes. Assim, não só podem optar por um serviço mais económico como por um mais complexo. Peçam-lhes para mostrar um trabalho completo, evitem ver só os trailers e hightlights pois estes têm as imagens muito bem escolhidas e podem ser enganadores. O que verdadeiramente interessa é o trabalho na sua totalidade.

Percebam se este profissional passa factura e recibo, se tem contrato. Isto é uma defesa para ambas as partes, não adianta protestar no final se as coisas correrem mal, existem advogados e em última instância os tribunais decidem o que houver a decidir mas o principal tem de estar feito, têm de haver regras e tudo tem de estar bem explicado e sem surpresas.

Atenção aos direitos de imagem. Todos os noivos têm direito à sua imagem, os profissionais também querem para portefólio e promoção, mas tem de haver consenso. Certifiquem-se que fica descrito no contrato a vossa decisão em ceder ou não os direitos.

Solicite informação sobre “Nuno Palha”
Momentos inesquecíveis. Foto: Nuno Palha

Toda a preparação do evento deve ser feita antes, não é no dia que o(s) operador(es) vão adivinhar o que vai acontecer, normalmente eles vão tentar adaptar-se mas se já estiver tudo previsto é bem mais fácil.

Alguns profissionais cobram horas extra, coordenem isso com eles na reunião, o bom operador de câmera sabe a quantidade de imagens que precisa para uma boa edição e contrução da história. Normalmente, o lançamento do bouquet conclui o seu trabalho e não se justifica continuar a captar imagens na pista de dança quando já tem material que chegue. Um bom profissional consegue organizar-se de forma a não gravar horas de imagens repetidas, sabe o que quer e só está à espera do momento certo.

O momento da edição é um momento decisivo, peçam para vos mostrarem o que já foi feito ao final de 15 dias, percebam se o estilo que vos foi vendido está de facto a ser concretizado e nunca deixem de acompanhar a edição.


Guest blogger: João Santos

Editor de imagem na SIC e sócio, com Diogo Athouguia e Isabel Santos, da VIP Weddings Film, uma produtora exclusivamente dedicada a filmes de casamento. Conheça o seu trabalho também no facebook e siga-o no twitter.

 

 

É especialista numa área associada à temática do casamento e gostava de escrever na Zankyou Magazine? Contacte-nos.

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Dicas práticas para escolher a lingerie perfeita!
Dicas práticas para escolher a lingerie perfeita!
Dúvidas na hora de eleger a lingerie perfeita para um dia que se espera perfeito? Damo-vos algumas dicas práticas, ...
5 dicas para economizar na lua de mel e escolher o destino dos seus sonhos
5 dicas para economizar na lua de mel e escolher o destino dos seus sonhos
Há alguns truques de que pode valer-se para garantir que tem uma lua-de-mel económica e maravilhosa. A Zankyou este...
Escolher um mau profissional para o seu casamento: como o evitar
Escolher um mau profissional para o seu casamento: como o evitar
Ter a certeza que foi feita uma óptima escolha, implica um longo caminho... Hoje, o tema é esse: como, num futuro p...
10 dicas para criar o candy bar perfeito para o seu casamento
10 dicas para criar o candy bar perfeito para o seu casamento
Quer um candy bar perfeito para o seu banquete de casamento? 10 dicas a não perder!
Dicas para escolher um vestido de noiva que disfarce a barriguinha
Dicas para escolher um vestido de noiva que disfarce a barriguinha
Como disfarçar os pneuzinhos sem perder a silhueta e o estilo? Não é tão difícil como possam pensar!
Noivas de ancas largas: dicas para escolher o vestido de noiva
Noivas de ancas largas: dicas para escolher o vestido de noiva
Se é daquelas noivas com a anca um pouquinho mais larga, continue a ler. Este é o artigo certo para a ajudar a encontrar o vestido de noiva perfeito!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação