20 coisas que pode fazer para que a sua cara-metade seja também o seu melhor amigo.

A paixão é óptima. São boas as borboletas no estômago, os nós na garganta, a felicidade instintiva e irracional que sentimos quando vemos a pessoa por quem estamos apaixonadas. Mas a verdadeira base de uma relação duradoura está na amizade, cumplicidade e companheirismo entre duas pessoas. Já o dizemos antes mas nunca é demais repetir, o amor é uma escolha que fazemos todos os dias, uma decisão que tomamos de trabalhar para manter viva uma relação e fazemo-lo pelo amor e carinho que nutrimos pela outra pessoa. A pessoa com quem escolhemos dividir a nossa vida tem de ser o nosso melhor amigo. Eis 20 coisas que pode fazer para conseguir isso mesmo.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

1. Apresente-o sempre como seu namorado

E faça-o mesmo depois de serem casados! Alimente a cumplicidade que há entre vocês, recordando-o da vossa história, apelando ao início de tudo, quando começaram a namorar.

2. Passe tempo com  ele.

Cultive o tempo que passam juntos, sem que para isso precise de estar sempre com ele. Incentive as saídas juntos e os hobbies em comum e trate os momentos do quotidiano que tem com ele como momentos especiais. Mas faça uma gestão saudável do tempo que passa com ele, dando-lhe também a ele (e a si) tempo para estarem separados.

12805941_1096412757060092_124623058010171707_n

3. Seja compreensiva com ele (até com os seus pequenos irritantes mas enternecedores defeitos).

Aprenda a relativizar as frustrações e preocupações e seja tão compreensiva com ele como espera que ele seja consigo.

4. Seja espontânea.

Não sempre, mas de vez em quando… A rotina embrutece e cansa e por vezes cria moças grandes nas relações. Tenha o cuidado de a quebrar de vez em quando com um jantar surpresa, uma viagem inesperada, uma escapadinha de fim de semana. E incentive-o a fazer o mesmo.

The Quiet WolfSolicite informação sobre “The Quiet Wolf”
The Quiet Wolf

5. Confie nele. 

Diga o que sente e o que pensa. Comunique e confie nele e no que ele lhe diz. Não esteja sempre a duvidar ou a questionar tudo. Doseie o ciúme e não deixe que esse sentimento corrosivo a torne irracional. Confie no amor que ele lhe tem e confie que ele não a quer magoar. Porque quem ama, cuida.

6. Cozinhe e incentive-o a cozinhar boas refeições.

Sim, os dias de trabalho são longos e cansativos e são muitas as vezes em que apetece jantar qualquer coisa rápida (tirada directamente do congelados) sem qualquer pudor ou cerimónia. Sim, às vezes será assim. Mas na maioria das vezes faça o esforço de tornar essa refeição diária num momento de partilha e comunicação entre os dois, acompanhada de boa comida, claro!

7. Prepare e incentive as escapadinhas de fim de semana.

Faça tantas quanto o seu orçamento lhe permitir. Assim se quebra a rotina. Mime-se a si e à sua cara-metade com dois dias de descanso num cenário diferente daquele que marca o vosso dia a dia. Aproveite para conhecer melhor Portugal, viajando por todos os seus românticos recantos. Explore os hotéis mais bonitos, passe pelos melhores spa, coma nos melhores restaurantes. Trate-se bem. A si e a ele!

8. Cresça com ele (e ele consigo)

A mudança é constante, mesmo que seja imperceptível. A nossa personalidade não é estática, muda connosco à medida que vamos acumulando novas experiências e lidando com novas situações. Alguém que está sempre presente em todas as fases da nossa vida é alguém que cresce connosco, alguém com quem criamos uma cumplicidade muito específica. Faça isso com a sua cara-metade.

Its all aboutSolicite informação sobre “Its all about”
Foto Its all about

9. Não se esqueça de detalhes.

Quando a rotina se instala,e complicado ter atenção aos detalhes. E é neles que está todo o romantismo da relação. Nem precisam de ser gestos grandes, basta que sejam pequenas atitudes de cuidado e de mimo como trazer um ramo de flores por nenhuma razão, cozinhar o prato preferido dele num dia de semana e de surpresa, escrever uma carta, email ou sms ternurenta sem motivo aparente. Detalhes, lá está!

10. De vez em quando encha-o de mensagens de amor.

Em vez de comunicar por email ou telefone com o seu marido apenas para questões logísticas, tenha o cuidado de esporadicamente usar as novas tecnologias para enviar também mensagens de amor.

The Quiet WolfSolicite informação sobre “The Quiet Wolf”
The Quiet Wolf

11. Cultive os momentos lúdicos a dois.

Pode simplesmente fazê-lo ao desafiá-lo para um jogo que os dois gostam, para uma noite de cinema em casa com exibição dos vossos filmes preferidos ou uma saída para beber e dançar no vosso bar de eleição. O importante é que sejam momentos a dois e momentos cheios de diversão. Todos gostamos de quem nos faz rir, n

12. Cuide dele.

Quando ele estiver doente, encha-o de mimo. Cuide com cuidado, carinho e paciência, até quando ele estiver irritadiço, cheio de pena de si mesmo e até um bocadinho cómico com tanta comiseração!

Its all aboutSolicite informação sobre “Its all about”
Foto Its all about

13. Procurem e encontrem uma série que os dois gostem. 

E todas as semanas vejam os episódios juntos, debatam os temas mais controversos, partilhem opiniões sobre as personagens. Isto é válido para um livro, um CD ou até mesmo um campeonato de futebol. A ideia é que tenham gostos em comum e que possam debatê-los.

14. Convivam com outras pessoas.

Não se feche com ele numa bolha. Alimente a interacção com outros casais, com amigos dele e com amigos seus. Inclua a família dele e a sua em todas as celebrações e crie u bom grupo de contactos. Estas pessoas serão o suporte dos dois e é importante cultivar essas amizades também.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
Foto João Almeida

15. Presentei-o!

Quando for a uma maratona de compras, não se esqueça de lhe trazer um miminho. Eles podem não gostar de ‘bater perna’ de loja em loja, mas gostam sempre de receber presentes. Quem não gosta?

16. Explorem juntos os melhores restaurantes.

Não são só os homens que se conquistam pelo estômago! O prazer de comer é comum a todos. Por isso, de vez em quando leve-o a jantar fora.

João AlmeidaSolicite informação sobre “João Almeida”
Foto João Almeida

17. Cultive a atitude de solucionarem os problemas juntos.

Seja o apoio dele e confie nele para ser o seu. Envolva-o nas suas preocupações e faça com que ele se sinta como uma parte importante no processo de resolução dos seus problemas. E deixe-o à vontade para que ele faça o mesmo consigo e por si, como aliás os amigos fazem.

18. Celebre as diferenças e ria-se dos defeitos.

Quantas vezes o viu sorrir com as suas imperfeições, como se achasse os seus defeitos enternecedores? Faça o mesmo. Não esteja sempre a evidenciar o que está errado, aceite as diferenças e os defeitos. Não repreenda. Pelo contrário, celebre. Celebre porque eles também são parte da pessoa que você ama.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

19. Seja fiel. 

Ele é a sua prioridade. Você é a dele. Mais do que fiéis, sejam leais a isso!

20. Viva cada dia com ele como se fosse o último.

Como? Grata por o ter consigo na sua vida, grata por poder partilhar tudo com ele, grata pela relação que têm. Não o tome como garantido, mostre todos os dias que se preocupa com ele e com a relação e procure viver todos os momentos juntos com a intensidade e felicidade que eles merecem.

Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

Porque quando há amor há amizade e quando há amizade todas estas 20 coisas não vão parecer-lhe uma lista de tarefas mas sim atitudes naturais.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação