4 fenómenos astronómicos muito românticos que tem de ver com a sua cara-metade este Verão

Quando pensa numa noite de Verão, não lhe vem à cabeça a seguinte imagem: um prado, o silêncio, o perfume do campo nocturno, uma brisa suave e o céu escuro cheio de estrelas? Ali em cima, no céu, o cosmos agrupa-se, molda-se e transforma-se para deleitar a humanidade, que espera cá em baixo. O que se passa a anos luz do nosso planeta é extraordinário e costumamos ignorá-lo com muitas coisas tontas que se passam na terra firme.

Para desfrutar de uma noite mágica, única e interestelar, o Verão é a chave. Por sorte, Agosto finalmente chegou e, aqui na Zankyou, contamos-lhe os grandes fenómenos astronómicos que têm lugar durante o oitavo mês do ano, com uma surpresa para meio de Setembro.

Eclipse parcial de Lua

Antes de mais, o que é um eclipse da Lua? É o fenómeno pelo qual a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios que o Sol projecta sobre o nosso amado satélite. Os três corpos celestes têm de estar alinhados total ou parcialmente e, desta forma, provocar que um cone de sombra banhe a Lua e que, inclusivamente, esta adquira um tom avermelhado. E, muito importante: só acontece durante a fase de Lua Cheia.

O evento astronómico acontece hoje, dia 7 de Agosto, e vão poder desfrutar dele, sobretudo, os países do centro da Ásia e aqueles banhados pelo Oceano Índico, ainda que também boa parte da Europa possa assistir ao espectáculo.

James.Pintar
Foto vía Shutterstock: James.Pintar

Lágrimas de San Lorenzo

Também conhecidas como perseidas, esta chuva de meteoros assolará o céu de forma ininterrupta durante toda a noite do dia 12 ao dia 13 de Agosto. Ainda que o seu ponto forte seja às 18 horas (hora peninsular), quando ainda não tenha anoitecido, com o avançar das horas continuar-se-á a ver como este festival de lágrimas chora de uma forma tão bela.

Esta chuva de estrelas é um evento repetido anualmente e ideal para descobrir como a beleza do mundo escapa muitas vezes ao entendimento humano. Falamos de 100 meteoros por hora, que desenham o céu com feixes de luzes incríveis ainda que efémeros, visíveis desde qualquer ponto do nosso planeta. Assim, escolha um espaço claro, sem contaminação ambiental ou luminosa e sintonize-se com a natureza em todas as suas formas.

My Life Graphic
Foto via Shutterstock: My Life Graphic

Eclipse total do Sol

Para continuar com a nossa aula de Astronomia, o que é um eclipse solar? Neste caso, a Lua coloca-se à frente do Sol e, em perspectiva, acaba por tapar todos os seus raios, que não podem seguir o seu caminho até à Terra. Atenção: só acontece durante a fase de Lua Nova.

Este eclipse solar é um dos acontecimentos astronómicos do ano, pois não costuma acontecer com muita frequência. Em concreto, o fenómeno plasmar-se-á no nosso céu no dia 21 de Agosto, uma data que já deve marcar na sua agenda se quer degustar uma das grandes delicattesen do universo. E serão os cidadãos dos Estados Unidos e América Central os que terão melhor visão, ainda que o resto dos lugares, incluindo a Península Ibérica, poderão observar o parcial ocultar do Sol por parte da Lua. Será por volta das 20:45 (hora peninsular), mesmo quando a noite começa a “comer” os raios de luz.

Para poder observar perfeitamente e sem problemas este fenómeno, lembre-se de o fazer com óculos adequados. O uso incorrecto de prismáticos ou telescópios pode causar danos nos olhos, inclusive a cegueira! Não é difícil encontrar uma solução para observar este eclipse solar.

Kiki Dohmeier
Foto vía Shutterstock: Kiki Dohmeier

Conjunção planetária de Marte e Mercúrio

Outro acontecimento incrível e pouco habitual será a conjunção de Marte e Mercúrio  que presenciaremos no dia 16 de Setembro. Ambos os planetas unir-se-ão praticamente e se apreciarão como dois pontos de luz mais luminosos que as estrelas. Também, ao coincidir com o fim da madrugada, quando o amanhecer está prestes a nascer e começam a desaparecer as estrelas, a sua presença será mais evidente. Ainda que a hora não seja a melhor para estar acordado, o fenómeno astronómico merece tanto a pena que quem sabe não se importe de abrir uma excepção e acordar mais cedo. Será um momento único!

Vadim Sadovski
Foto vía Shutterstock: Vadim Sadovski

Use o telescópio para alguns destes eventos célebres e use apenas os seus olhos para muitos dos outros. Mas, o importante é estar bem acompanhado e sentir que, efectivamente, o universo tem muitas surpresas com as quais nos deixam sem palavras. O céu está ao nosso serviço para que possamos desfrutar dele.

Dê-nos a sua opinião

Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!
Foto Diana Nobre
9 coisas que só vai descobrir depois de viver com a sua cara-metade há já algum tempo
O amor tem várias expressões diferentes e cada história de amor tem os seus contornos únicos, mas somar tempo de convivência ao amor, acaba sempre por trazer algumas conquistas
Férias em casal + festival? Viva o amor... e a música!
Férias em casal + festival? Viva o amor... e a música!
Desfrute de umas férias ou lua-de-mel diferente com o seu parceiro, com amigos e uma boa dose de loucura. Há festivais para todos os gostos, onde se pode deixar levar...!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação