5 Dicas para superar a tristeza da Blue Monday e ser feliz

Ontem, seguda-feira, foi Blue Monday, o dia mais triste do ano, segundo a ciência.

Em 2005, a agência de viagens Sky Travel publicou um comunicado de imprensa de Cliff Arnall, professor no Center for Lifelong Learning, onde se apresentaram os vários factores para estabelecer a teoria anteriormente referida. O fracasso das resoluções do ano novo, o mau tempo, as dificuldades económicas que Janeiro traz consigo, a falta de motivação e aparecimento de um novo panorama com decisões por tomar são algumas das razões e factores que explicam esta Blue Monday. No entanto, falta um: era Segunda-Feira, um dia que é provalvemente o mais “odiado” internacionalmente. O que fazer para ultrapassar isto? Fique atento!

file404
Foto vía Shutterstock: file404

Resoluções realistas

Se se auto-propôs perder mais quilos dos que aqueles que são realmente possíveis e aconselháveis, talvez tenha perdido ligeiramente a cabeça. Consequentemente, a sua desilusão será bastante perceptível. Tente que esse objectivo seja alcançável, mantendo uma vida mais ou menos normal sem a necessidade de ter de ir fazer uma visita ao hospital por excesso de exercício físico e falta de nutrientes.

A dificuldade económica associada a Janeiro

Janeiro é um mês complicado depois de todos os gastos do Natal e passagem de ano e ontem, na Blue Monday, provavelmente apercebeu-se deste facto mais do que em qualquer outro dia do mês. Não se preocupe: tudo passa! Mude a sua rotina neste período de “crise” e vai ver que no final compensou!

Em vez de sair tantas vezes, pode ficar em casa e trabalhar na relação familiar. Coloque de lado a sua vertente mais consumista por um dia e tire partido do conforto da sua casa e quem sabe daquele presente que recebeu no Natal, ao qual ainda não deu especial atenção e não descobriu as suas verdadeiras e interessantes funcionalidades?

Monkey Business Images
Foto vía Shutterstock: Monkey Business Images

Decisões importantes

Tomar decisões é aquele tipo de coisa que não gosta mesmo de fazer? Veja pelo lado positivo. Estes dilemas dão-nos a oportunidade de crescer, pois temos de avaliar bem os prós e contras de cada uma das opções. É o combustível para o nosso cerébro. Para além disso, o estabelecimento de metas e objectivos de grande dimensão é capaz de fazer uma mudança positiva no nosso mundo: quem sabe não apanhar aquele avião que deixou escapar há uns anos atrás ou aquele amor que deixou fugir por entre os seus dedos? Por vezes, as segundas oportunidades chegam quando menos esperamos e temos que as aproveitar! 

O Inverno pode ser mágico

Também deixa deprimido sair de casa para correr ou para ir às compras e gelar com o frio que se faz sentir nas ruas e não “poder” fazer demasiados planos ao ar livre? Asseguramos-lhe que não é o único ser humano a sofrer disso! A rotina com temperaturas baixas e invernais pode parecer dura, mas não é a pior. De facto, o Inverno sugere, também, algumas actividades e planos que podem ser bastante interessantes e agradáveis. Aproveite um passeio que termine com um chocolate bem quente; dilate a sua cultura indo ao cinema, a teatros ou a museus; descubra as melhores paisagens ricas em neve nos arredores da sua residência; alugue uma casa rural… Como pode ver, existem muitos planos que se tornam mais ricos e belos com a magia e tranquilidade do Inverno. Ler um livro junto à lareira é um prazer incomparável que pode ser, também, adicionado a esta lista de actividades invernais.

Dmitry Polonskiy
Foto vía Shutterstock: Dmitry Polonskiy
Dmitry Polonskiy
Foto vía Shuterstock: Dmitry Polonskiy

Sorria porque tem motivos para o fazer

Por fim, sorria!! Sorria para a vida e ela sorrirá para si de volta! Sorria para a vida e pense que este momento é éfemero. É passageiro. Se se focar nos aspectos positivos da vida, irá perceber que ela vale bem a pena: o projecto em que acaba de entrar vai correr bem; acabou de dar um passo sentimental e emocional importante; as metas que estabaleceu irão fazê-la feliz se se esforçar nesse sentindo; finalmente deu um passo em direcção seu trabalho de sonho… Temos a certeza que razões para sorrir não lhe hão-de faltar.

Ainda acredita que este é foi a pior segunda-feira do mundo? Mude a tendência e converta esta semana para a melhor, continuando a crescer. 

Dê-nos a sua opinião

Casamentos de Santo António: Equipar a casa: mimos para ser (ainda mais) feliz!
Casamentos de Santo António: Equipar a casa: mimos para ser (ainda mais) feliz!
Diz a sabedoria popular que quem casa, quer casa! Esqueceu-se o povo que tão bom como ter uma casa é tê-la equipada. Mas os profissionais que trabalham todos os anos nos casamentos de Santo António não caíram no mesmo erro.
Dois é melhor do que um: 5 provas que não precisa de ser solteira para ser bem-sucedida.
Dois é melhor do que um: 5 provas que não precisa de ser solteira para ser bem-sucedida.
Não pense que assim que dizer “O” sim a sua vida mudará radicalmente. Os seus hábitos e as suas rotinas vão mudar um bocadinho, claro, mas o essencial permanecerá o mesmo. Continuará tão genial, trabalhadora, criativa e inteligente casada quanto quando era solteira. Aliás, estar casada com uma pessoa que a ame e que a faça querer ser a melhor versão de si mesma até funcionará a seu favor. Damos-lhe 5 provas disso já de seguida.
Matilde Berk
Como ser a noiva mais feliz do Mundo? Nós contamo-vos tudo!
Cada uma das nossas dicas vai ajudar-vos a usufruir de cada segundo ao máximo e a viverem o vosso próprio conto de fadas em pleno... Venham espreitar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação