Como combinar a indumentária dos noivos homossexuais e arrasar no Grande Dia!

Como combinar a indumentária dos noivos homossexuais e arrasar no Grande Dia!

Há 10 nos que o casamento homossexual é legal em Portugal. Chegou então o momento de arrasar com um look de cair para o lado, no dia mais importante da sua vida. Arrisque! Do clássico ao mais extravagante, é só escolher

Como combinar a indumentária dos noivos homossexuais e arrasar no Grande Dia!
Foto: Marcia Raposo Photography
  • Moda Nupcial
  • Conselhos
  • Tendências
  • Msn
  • Homossexual

Há dez anos que os casais do mesmo sexo se podem casar em Portugal. Entre 2010 e 2020 foram celebrados 4296 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, sendo que a tendência é para aumentar, já que 2019 foi o ano que registou mais uniões, com mais de 700 registos. Por isso, faz todo o sentido dedicar um texto a eles e à melhor forma de se apresentarem, com estilo, na sua boda.

Entre casais homossexuais, é muito comum que se combinem peças de roupa, seja no estilo, cor ou modelo. A roupa é um dos elementos que mais transparece a personalidade de quem a enverga. Mas não só. Esta até pode dar o mote ao tema do casamento ou ao tipo de cerimónia que noivos e convidados vão viver. Portanto, continue connosco e tome nota de algumas dicas sobre como combinar a roupa que vai vestir com a da sua cara-metade, no dia mais importante da vossa vida.

guardarcasamento homossexual
Fotografia: Gabriell Vieira. Fashion Stylist e Design: Gio Rodrigues. Conceito e Wedding Planner: Apoema Events. Espaço: Quinta do Casalinho.

Na verdade, independentemente de o casamento ser homossexual ou heterossexual, e dos géneros envolvidos, é importante considerar o todo da cerimónia: data, estação do ano, local (praia, serra ou salão de festas), horário, decoração, número de convidados, tudo. Todas estas informações dão o tom ao evento. É também por isso que a roupa que cada um usar (incluindo convidados), deve estar inserida num determinado contexto. Concorda?

Leia também: Como ser a convidada perfeita num casamento

guardarcasamento homossexual com fumo de cores e convidados
Foto: Marcia Raposo Photography

Casamento diurno/noturno

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Se o casamento for de dia, as noivas não deverão escolher o mesmo tipo de peças que usariam à noite. De manhã ou um pouco a seguir ao almoço, sugerimos vestidos de noiva curtos, pelos joelhos. Os muito compridos ficarão melhor nas cerimónias noturnas. Se o destino for uma praia, com o por do sol como cenário, opte por tecidos leves e detalhes que combinam com o ambiente. Assim, você e a sua noiva ficarão com um ar mais descontraído, tal como a cerimónia pede.

Leia também: Como escolher o vestido de noiva para um casamento na praia

guardarvestidos de noiva pendurados num armário vintage
Foto: Marcia Raposo Photography

No caso dos homens, arriscamo-nos a dizer que se a boda for de manhã ou à tarde, devem apostar em cores mais claras, sem terem receio de ficar mal. Os casamentos à noite já pedem cores mais escuras e alguns toques de requinte mais aprimorados.

Leia também: Conheça a diferença entre fato, smoking e fraque

guardarNoivos fatos de noivo no carro
Fotografia: Gabriell Vieira. Fashion Stylist e Design: Gio Rodrigues. Conceito e Wedding Planner: Apoema Events. Espaço: Quinta do Casalinho.

O clássico

O clássico nunca sai de moda. É sempre uma aposta ganha por quem não gosta de arriscar. Nos homens, o fato preto transmite elegância e tradição. É perfeito para os casamentos que gostam de seguir as normas da tradição. Pode ser usado em ambientes clássicos, como buffets fechados e, surpreenda-se, até em casamentos no campo. Preto é preto, por isso fica sempre bem!

guardarnoivo de fato preto e gravata borboleta
Fotografia: Gabriell Vieira. Fashion Stylist e Design: Gio Rodrigues. Conceito e Wedding Planner: Apoema Events. Espaço: Quinta do Casalinho.

Claro que nas mulheres, teremos de trocar a cor preta por algo mais tradicional, como o branco (o oposto). Ou, já que a tradição não é o que era, para o champanhe. Depois, é só escolher o corte. O estilo princesa fica sempre lindo e tem tudo a ver com quem sempre sonhou em casar, como via nas fábulas de encantar. É o caso das mulheres homossexuais que, antigamente, só podiam isso mesmo: sonhar. Mas já que os tempos mudaram e com eles as mentalidades, apresentamos-lhe saias volumosas, como é o caso das de tule, rendas magníficas, véus e acessórios mais ousados. Tudo isto pode compor o look das duas.

Leia também: Mais de 80 vestidos de noiva com renda: um desenho refinado para o dia mais especial

guardarNoiva sentada à janela
Vestido de Noiva coleção Gio Rodrigues 2020

Você e a sua futura mulher até podem levar vestidos com tecidos diferentes em zonas diferentes da peça. Imagine: você leva as mangas com rendas e a sua noiva, o mesmo tipo de renda, mas nas ancas. Também podem ir de igual, claro. Na verdade, há um mundo de opções que servirão para que ambas brilhem. Por exemplo, uma pode ir bem tapada, com um vestido bege em pedraria e mangas curtas. A outra com um decote proeminente e mangas compridas. Esse vestido ficaria lindo na mais alva das cores! Os vestidos mais trabalhados, ricos em detalhes e exuberantes devem fazer parte da composição do vosso visual. Concorda?

Leia também: Vestidos de noiva de manga comprida: apaixone-se à primeira vista!

guardarNelson Marques + Andreia Torres Photography
Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Casamentos temáticos

Os casamentos temáticos, como é o caso do retro estão na moda. Tendo em conta a personalidade dos noivos, a decoração, os convite, o bolo, a iluminação têm de ser pensados de acordo. O mesmo se deve dizer em relação à indumentária. Até os sapatos podem ser combinados, assim como outros acessórios. É o caso das gravatas, suspensórios (no caso dos homens) e das tiaras, toucados, pochettes e, claro, sapatos, no caso das mulheres.

Sabia que o retro encaixa que nem luva nos casamentos ao ar livre?

Leia também: 100 sapatos de noiva que não vai querer deixar escapar!

guardarnoivas a abraçarem-se
Foto: Edgar Dias Photography
guardarnoiva estilo retro com capa de pelo e labios vermelhos
Foto: Edgar Dias Photography

Aposte na cor

Seguindo a linha do out of the box (fora da caixa), fuja das já mencionadas cores clássicas. O importante é apostar numa paleta de cores harmónica, apostando no ton sur ton ou em cores complementares. As noivas mais românticas podem optar por cores rosa, azul claro, nude e bege. As cores mais delicadas, com elementos clássicos, como a renda e a cauda sereia são um must nas peças mais femininas das noivas que apostam no amor, carinho e, ao mesmo tempo, desejo.

guardarvestido de noiva rendado com transparências
Fotografia: João Almeida | Vestido: Gio Rodrigues

No caso dos homens, sugerimos estampas delicadas, um mix de tons, mas sempre com equilíbrio. A dica é combinar o tom e diferenciar-se nos detalhes. Gravata, casaco e calças podem (e devem!) ser diferentes, trazendo ao de cima a personalidade de cada um, mas as cores têm de combinar.

Leia também: Acessórios do noivo: o guia para fazer as escolhas certas!

guardarSLCasamentos
SLCasamentos

Para que não haja confusões e mal entendidos, noivos e noivas devem conversar muito bem antes de decidir o que vestir. Mas nunca se podem esquecer de pedir ajuda profissional. Nada como um bom stylist adviser para dar luz e brilho ao look dos noivos e noivas do nosso país, que já venceram mais uma barreira do preconceito… Ou, pelo menos, para lá se caminha. Pode ser devagar, mas há-de chegar o dia em que seremos todos vistos com os mesmos olhos.

Leia também: O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!

guardarcasamento gay
Foto: Marcia Raposo Photography

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
SLcasamentos Fotógrafos e vídeo
Gabriell Vieira Photography Fotógrafos e vídeo
Atelier Gio Rodrigues Estilistas noiva
Marcia Raposo Photography Fotógrafos e vídeo