Como distribuir as tarefas de organização do casamento: 7 dicas essenciais!

Não sabe por onde começar? A Zankyou ajuda. Eis o nosso método em sete passos essenciais.

Um casamento é o princípio de uma vida a dois. E a base dessa relação é precisamente a ideia da partilha: a partilha do bom e do menos bom. Nos meses de preparação para o seu casamento, entre já no espírito da partilha e divida ‘irmãmente’ as tarefas de organização da cerimónia e festa. É importante que ambos se sintam envolvidos e comprometidos em todas as fases do processo. Por isso, aprenda a dividir tarefas. Não sabe por onde começar? A Zankyou ajuda. Eis o nosso método em sete passos essenciais:

Guardar
Marco Torre Beyhond Photography
Foto Marco Torre Beyhond Photography
Guardar
Marco Torre Beyhond Photography
Foto Marco Torre Beyhond Photography

1. Comecem por definir as tarefas que competem a cada um.

A comunicação é a base de uma relação feliz. E interessa que as duas partes estejam envolvidas no seu sucesso. Para isso, é preciso que ambos comuniquem as suas preocupações, as suas vontades e os seus medos. Antes de começar a planear o seu casamento, fale com a sua cara-metade. Perceba as tarefas que fazem mais sentido para si e as que fazem mais sentido para ele, as que lhe interessam mais a si e aquelas em que sente que será mais eficaz e aquelas que sente que a sua cara-metade poderá executar melhor. Definam um plano de acção juntos. Não se precipite.

2. Aprenda a importância de fazer cedências.

E aprenda também quando não as deve fazer. É natural que você prefira um tema de casamento e a sua cara-metade prefira outro. Ou que você prefira uma cor para a decoração e ele prefira outra. Aprenda a conversar com o intuito de chegar a um consenso em vez de discutir com o intuito de ganhar e mantenha esse espírito durante todos os meses de preparativos (e para o resto da vida…).

Guardar
135 milímetros
Foto 135 milímetros
Guardar
135 milímetros
Foto 135 milímetros

3. Respeite as opiniões contrárias à sua.

Até pode ser que tenha razão ou que acabe por conseguir fazer as coisas como idealizou, mas isso não significa que não deve estar aberta e receptiva a opiniões contrárias. Não corra o risco de alienar a sua cara-metade dando como garantido que a sua opinião é sempre a que prevalece. Ouça. Respeite. Compreenda. Faça o esforço.

4. Partilhe todas as informações.

Voltamos à importância do diálogo. Mesmo depois de definidas as tarefas, é importante que informe a sua cara-metade sobre o estado das coisas e sobre possíveis alterações ao plano.

Guardar
Rui Cardoso Photograhpy
Foto Rui Cardoso Photograhpy
Guardar
Rui Cardoso Photograhpy
Foto Rui Cardoso Photograhpy

5. Certifique-se que todos os fornecedores contactam consigo e com a sua cara-metade.

Deixe bem claro que os emails que forem enviados devem ser enviados para ambos, que as dúvidas são para ser esclarecidas consigo e com ele e que toda a comunicação deve ser o mais aberta possível.

6. Peça para ajuda.

Mesmo que seja para uma tarefa que quis assumir e que ficou definido desde o início que iria ser responsabilidade sua; peça ajuda quando precisar.

7. Não se esqueça do mais importante.

É lamechas, mas é verdade. O mais importante é o amor que o liga à pessoa com quem escolheu passar o resto da sua vida. O resto (os imprevistos, as indecisões, os erros, as pequenas discussões) faz parte, mas é ‘peaners’! E é importante que mantenha isso em mente em todas as fases dos preparativos do casamento, especialmente nos momentos mais stressantes (e vão se muitos).

Guardar
Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre Fotografia
Guardar
Diana Nobre Fotografia
Foto Diana Nobre Fotografia

Lembre-se ainda que é importante que aproveite todos os momentos de preparação da sua festa de casamento. São experiências únicas e fazem parte do processo. O seu casamento começa a partir do momento em que dizer que sim!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.