Como sobreviver à derradeira semana - experiências e conselhos

Luís Louro

Pessoalmente, a semana que antecedeu o dia do casamento, foi uma absurda e completa loucura.

Todos os esforços para fazer com que essa semana fosse simplesmente uma semana de descanso, foram literalmente em vão e quando dei por mim, estava a “mandar e a desmandar” e a reorganizar uma agenda preparada com meses – meses! – de antecedência.

Estive à conversa com três noivas, agora esposas como eu, todas recém-casadas, que passaram por uma situação muito similar à minha e com isto espero eu, e esperam elas, ajudar-vos a respirar fundo e a sobreviver, porque o culminar dessa semana de arrancar cabelos, é o dia de ser feliz.

Para a Vera Carvalho, a semana anterior ao casamento implicou uma mudança completamente radical. Hoje, acredita que estava simplesmente destinado. Mas a chamada que recebeu no dia 9 de Outubro, gelou-lhe o coração: ficaria sem espaço para realizar a boda. Chorou. Mas a dada altura, prática, decidiu respirar fundo e colocar “mãos à obra”. A motivação, segundo as suas próprias palavras foi: “O nosso dia, marcado com um ano de antecedência, iria acontecer, desse por onde desse” e aconselha: “São necessárias muita calma e muita cabeça fria”.

Para a Paula Santos, a semana pré-casamento trouxe com ela, duas pequenas cirurgias, perda de peso e consequente alteração no vestido de noiva – que como é lógico ficou largo – alterações nas mesas por desistência e atrasos, por exemplo, na entrega do suporte da marcação de mesas e das ementas. Confidenciou-me que: “Sempre pensei que tinha tudo controlado e viu-se que não. As coisas só me começaram a correr bem quando aliviei e desvalorizei a situação”. Quando lhe perguntei se deixava assim, alguns conselhos para as futuras noivas, respondeu-me: “Imprevistos acontecem, não só nesta semana, mas na vida, e aprendi que encará-los com um sorriso e arregaçar as mangas é o melhor. Não vale a pena pensar «Porquê eu?» como eu fiz. Perdi tempo, perdi lágrimas e ganhei uma ruga. Devemos pensar que a nós também nos acontece porque apesar de pensarmos que está tudo organizado nem sempre depende de nós”.

A Vânia Fonseca também não teve uma semana fácil. Além de um problema capilar, decorrente de uma coloração, a ele se juntaram 160 quilómetros que teve de fazer em virtude de uma troca de sapatos – os sapatos da menina das alianças!.. Mas esperem… Quando decidiu fazer uma chamada para o celebrante, a certificar-se se era necessário mais alguma coisa, imagine-se o espanto, quando do outro lado recebe a seguinte resposta: “Minha filha, não tenho nenhum casamento marcado na tua terra. Tenho sim, um outro marcado, à mesma hora, mas noutra freguesia!”. Disse-me: “Fiquei para morrer! Felizmente, tudo se resolveu, ainda que no dia anterior. Fui a primeira a fazer a marcação e o Padre, teve de encontrar um substituto para o outro casal. “. Quando lhe perguntei se queria deixar algumas palavras para vocês, respondeu: “Não deixar tudo para a última da hora. Começamos a preparação com bastante antecedência mas tudo se foi acumulando!”.

Em conclusão, como conseguem perceber, inesperados acontecimentos vos esperam na derradeira semana. Isso não quer dizer que o vosso dia de casamento seja também uma sequência de situações não planeadas ou previstas – embora possa acontecer. Aproveitem o tempo e quando alguma coisa simplesmente sair do vosso controlo, lembrem-se de mim e dos conselhos destas três meninas que tão gentilmente disponibilizaram a sua experiência.

Nós passamos por isso. E sobrevivemos.

Sweet Life Photo / Rebekah J. Murray

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

A rebolar depois do Natal e da Passagem de Ano? Os melhores conselhos para perder peso!
A rebolar depois do Natal e da Passagem de Ano? Os melhores conselhos para perder peso!
Aletria, rabanadas, sonhos, bolo-rei - entre muitas outras tradições apetitosas claro, que enchem a mesa das Consoadas e a nossa barriguinha - são o mote para hoje!.. Sentem-se a rebolar depois das festividades natalícias? Bem, não se acanhem! Eu também! Terminados que estão os festejos de 2014, o que nos resta? O peso a mais! O do corpo e o da consciência! E só há uma forma de resolver isso: procurar os melhores conselhos para perder peso, de forma rápida, eficaz e saudável! E eu, como sou muito vossa amiga, e vocês sabem, fui à procura da voz da experiência. Curiosos? Venham espreitar!
5 conselhos para criar a sua lista de casamento
5 conselhos para criar a sua lista de casamento
5 conselhos para criar a sua lista de casamento perfeita!
Descubra os conselhos de beleza para uma maquilhagem tendência 2015
Descubra os conselhos de beleza para uma maquilhagem tendência 2015
Truques e dicas de Audrey Brown para a sua maquilhagem!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação