De pai para filha: a carta que ELE escreveu no dia de casamento DELA!

Todos sabemos que o amor de um pai ou de uma mãe… É um amor incondicional! No entanto, não é por isso que nos deixamos de emocionar quando nos deparámos com verdadeiras manifestações desse mesmo amor…

Jillian Daugherty nasceu no dia 17 de Outubro de 1989 com Síndrome de Down – algo que aqui, na Zankyou Magazine, nunca nos foi indiferente: lembram-se da Beauty Party que dedicamos a grupo de meninas muito especial? –  mas foi amada, claro, muito antes disso!.. Paul e Kerry, os pais, no dia em que a levaram para casa, do hospital, tinham o coração inundado de preocupações e incertezas. Sabiam que a filha tinha necessidades especiais mas recusaram-se a ceder ao preconceito e às limitações, tantas vezes, impostas pela sociedade.

Foto via An Uncomplicated LifeSolicite informação sobre “Foto via An Uncomplicated Life”
Foto via An Uncomplicated Life

A história de Jillian é, verdadeiramente, inspiradora e deu até, já, origem a um livro: “An Uncomplicated Life”! E talvez por isso, este pai, lhe tenha escrito esta carta, no dia do casamento dela:

“Querida Jillian,

Esta é a tarde do teu casamento. 27 de Junho de 2015. Daqui a duas horas, começarás a estrada de uma vida toda, um percurso ainda mais memorável do que aquele que trilhaste até chegares a este dia. Eu não sei quais são as probabilidades de uma mulher nascida com Síndrome de Down casar com o amor da sua vida. Só sei que tu conseguiste!

Estás no andar de cima, envolta nos últimos preparativos, com a tua mãe e com as tuas damas de honor. Os teus cabelos serão adornados de forma perfeita sobre o teu pescoço esguio. O teu vestido, a tua jóia, como o definiste, atrai cada raio do sol da tarde, que entra pela janela. A tua maquilhagem, com aquele batom vermelho, realça, de algum modo, uma beleza que só aumentou desde o dia em que nasceste. O teu sorriso é radiante… E eterno!

Debaixo da janela, eu olho para cima. Vivemos às vezes, momentos como este, em que as esperanças e os sonhos se misturam com doçura; quando tudo o que sempre imaginamos se realiza. A felicidade é possível. Agora, aqui, debaixo desta janela, eu sei disso.

Tenho tudo e nada para te dizer. Quando nasceste, e nos anos seguintes, nunca me preocupei com o que irias alcançar academicamente. A tua mãe e eu iríamos, simplesmente, fazer acontecer. Usaríamos a lei como um açoite, se fosse preciso. Os professores iam cumprir o dever deles para contigo e nós, sabíamos que tu conquistarias o respeito dos teus colegas.

Foto via An Uncomplicated LifeSolicite informação sobre “Foto via An Uncomplicated Life”
Foto via An Uncomplicated Life

O que nunca te pudemos garantir foi que os outros meninos gostassem de ti. Que te aceitassem, que se tornassem teus amigos, que ficassem a teu lado.

Isso preocupava-me. Chorei intensamente, comigo mesmo, naquela noite em que, aos 12 anos, tu me disseste: “eu não tenho amigos”.

Todos desejamos as mesmas coisas para os nossos filhos. Saúde, felicidade… E a capacidade de participar e desfrutar do mundo, que não é apenas um privilégio das crianças ditas normais. Perseguir o mundo é um direito natural de todas as crianças. E tu não imaginas o quanto eu me preocupava, desejando que perseguisses o mundo, Jillian.

Mas não era preciso. Tu és sociável por natureza. No ensino primário, chamavam-te de “presidente”, pela tua capacidade de mobilizar toda a gente, por uma mesma causa. Dançavas na escola. Marcaste de uma forma ímpar, a vida de todos aqueles que te conheceram.

Lembras-te de todas aquelas coisas que diziam que nunca irias fazer, Jills? Que não poderias andar de bicicleta ou praticar qualquer tipo de desporto… Que nunca irias para a faculdade… E que, de certeza, nunca te casarias… E agora… Olha só!

Tu és a pessoa mais linda que conheço. Capaz de viver uma vida de empatia e simpatia, e, sem precisar de qualquer tipo de artimanha, és uma pessoa que todos querem conhecer.

Eu diria para entregares ao teu namorado, Ryan, todo o teu coração, mas isto seria uma coisa óbvia. Eu diria para seres amável com ele, mas tu já és! Com ele e com todas as pessoas que conheces… Eu desejaria para ti e para ele, uma vida de amizade e de respeito mútuo, mas vocês já estão juntos há uma década e a vossa amizade e o vosso respeito são evidentes.

Há dez anos atrás, quando aquele jovem entrou na nossa casa, vestido com elegância, com um bouquet de orquídeas na mão e me disse: “vim buscar a sua filha para a festa, senhor”, todos os medos que eu tinha por ti, desapareceram completamente.

Foto via AleteiaSolicite informação sobre “Foto via Aleteia”
Foto via Aleteia

Agora, tu e o Ryan vão começar juntos, um caminho diferente. É um novo desafio, que não é mais difícil para ti do que para qualquer outra pessoa. Considerando quem tu és, eu acho que pode até ser mais fácil… A felicidade parece fácil para ti, assim como a capacidade de tornar os outros felizes.

Terminaste agora de te preparar, Jills, e a porta está aberta. Meu amor, toda vestida de branco, que atravessas agora, o limiar de mais um sonho alcançado! Estou aqui, sem fôlego, absolutamente fascinado, rendido às minhas emoções e a este momento. “Estás linda!” – é aquilo que te consigo dizer. E tu agradeces-me. “Serei sempre a tua menina, pai…”, dizes-me tu…

“Sim”, balbucio. “E é hora de irmos!”, acrescento. Temos um longo caminho a percorrer…”

Foto via AleteiaSolicite informação sobre “Foto via Aleteia”
Foto via Aleteia

Aqui, na Zankyou Magazine, desejamos que o longo caminho que, desde essa altura, Jillian e Ryan, e as suas famílias, percorrem, seja pleno de felicidade! Porque afinal, a diferença está em nós!

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

«O que vestir no casamento da minha filha?» Conheça as dicas de especialistas em moda nupcial.
«O que vestir no casamento da minha filha?» Conheça as dicas de especialistas em moda nupcial.
A Zankyou esteve à conversa com alguns designers e wedding planners e dá-lhe hoje algumas sugestões de dress code p...
6 sinais de que ele NÃO está pronto para casar!
6 sinais de que ele NÃO está pronto para casar!
Os homens fazem parte de um verdadeiro mundo à parte. Podem tentar decifrá-lo da pontinha dos cabelos à pontinha do...
41 coisas que lhe vão passar pela cabeça no dia do seu casamento
41 coisas que lhe vão passar pela cabeça no dia do seu casamento
A Zankyou partilha hoje consigo 41 pensamentos que vem à cabeça de todas as noivas no dia do seu casamento. Quer saber já o que poderá estar a pensar a caminho do altar?
Hélder Couto Photo
Eles nunca o vão confessar: 15 coisas que todos os noivos querem no dia do seu casamento!
Como é natural, os noivos, embora não o manifestem, têm também vontades, desejos, medos, angústias!.. E determinadas coisas que querem sim, no dia do seu casamento! Hoje, e nós sabemos que eles nunca o vão confessar, fala-mo-vos um pouco disso: das 15 coisas com as quais todos os noivos sonham, ainda que não se atrevam a sonhá-lo alto!
Foto Jenny Makeup Land
8 problemas que só as mulheres que usam óculos vão perceber. Previna-se no dia do seu casamento!
A Zankyou esteve à conversa com algumas makeup artists que estão habituadas a contornar todo o tipo de problemas e identificou as 8 questões com que se pode debater quando estiver a decidir a maquilhagem para o seu visual de noiva

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação