Decoração low cost: 7 chaves para renovar a sua casa com um orçamento reduzido

Um casamento implica sempre um grande investimento, reduzindo o orçamento que dispõem para decorar o vosso lar. Mas a verdade é que é possível decorar com pouco, para além de que a decoração low cost tem muito potencial.

Foto: Kave Home

Assim, não perca estes conselhos para ter a sua casa impecável sem gastar demasiado dinheiro:

1. Criar espaços diáfanos com decorações minimalistas

“Menos é mais”. Optar por criar espaços diáfanos, sem paredes e compartimentos, para uma maior conexão e amplitude na casa. Menos paredes significa menos obras e, por outro lado, menos dinheiro. No âmbito do mobiliário, o estilo nórdico e/ou minimalista fomenta a premissa de “ter apenas o necessário”.

Foto: Maison Du Monde

2. Decore as suas paredes com molduras e collages

Uma forma de dar um toque especial às paredes de sua casa é decorando-as com molduras. Tem muitas vantagens: podem colocar-se em qualquer superfície lisa, são fáceis de colocar, são reutilizáveis e intemporais. Podem encontrar-se de diversas formas, que se adaptam a qualquer espaço, ou também pode personalizar a seu gosto.

Se apenas procura destacar algum recanto com as suas fotos preferidas, saiba que é uma opção que está muito na moda e é um recurso low cost que, se o fizer da forma adequada, cria um ambiente especial. Escolha uma parede na qual as fotos ressaltem e se convertam no centro das atenções. Antes de as colocar faça uma simulação com folhas de papel com as mesmas formas e tamanhos dos quadros até encontrar a composição que mais gosta; feito isto, coloque as fotografias.

Foto: Kave Home

3. Fazer os seus próprios móveis 

Se tem de fazer uma reforma integral, ou seja, que necessitará de profissionais para a construção da sua casa, aproveite para incluir no seu projeto móveis de obra. Os materiais necessários para fazê-los (pladur, gesso, cimento…) são baratos e poderá personalizar os móveis que quiser em muitos aspetos: tamanho, forma, acabamentos… para além de poupar espaço, são muito resistentes: para toda a vida.

Pode fazer uma mesa de apoio, como se de uma verdadeira obra de arte se tratasse, como o da imagem, ou estantes para a casa de banho sem ter de comprar móveis adicionais.

Foto: Kave Home

4. Cozinha com estantes

Se necessita de ajustar muito o orçamento dedicado à cozinha, opte por uma cozinha com grande parte dos móveis abertos, ou seja, estantes sem portas ou então com vidros. E, assim, terá de manter sempre a ordem!

Foto: Zara Home

5. Móveis multifunções 

Quando de trata de poupar, não só devemos pensar no preço das obras como em coisas que possam desempenhar várias funções. Como? Com móveis multifunções, não só ganhará espaço, como poupará pelo simples facto de não ter de comprar mais móveis.

Foto: Maison Du Monde

6. Renove os tecidos de tempos a tempos

Não é necessário que gaste imenso dinheiro, porque assim não estaríamos a seguir a filosofia low cost. Faça-o com cabeça. Por exemplo, no sofá é mais fácil de fazer se tiver um par de mantas ou plaid de diferentes cores, que vá mudando a cada estação. As almofadas reversíveis são também uma ótima opção para poder alterar a decoração. São pequenas mudanças com resultados gigantes!

Foto: Zara Home

7. Restaurar e reciclar móveis

Reciclar, restaurar e transformar os seus móveis velhos é outra ideia fantástica para conseguir renovar a sua cada de forma low cost. Não nos referimos apenas a renovações básicas, como por exemplo, pintar um armário velho como também a transformar de forma a dar-lhe uma utilidade distinta da original.

Veja ainda:

Dê-nos a sua opinião

Foto Luminous Photography
Será que o seu orçamento chega para o seu casamento de sonho? Descubra aquilo de que NÃO pode abdicar!
A capacidade de um wedding planner para lidar com imprevistos no dia do seu casamento é infinitamente maior do que a sua, a da sua mãe, da sua irmã... Sabe porquê? Porque o que é imprevisto para si não é imprevisto para ele/ela!
1Love4ever Photography
Os vestidos de noiva mais elegantes para as mulheres portuguesas: escolham o vosso!
A maioria das mulheres, quando soa a palavra "casamento", pensa em duas coisas: um anel de noivado de cortar a respiração e um vestido de noiva de babar!.. Por isso, não resistimos a mostrar-vos alguns dos vestidos de noiva mais elegantes para as mulheres portuguesas, em bom português e não só... Vão querer perdê-los de vista?
Gio Rodrigues 2017. Foto: Nelson Marques Photographer
Descubra, em exclusivo os 4 primeiros modelos da nova colecção Gio Rodrigues 2017!
Descubra a colecção que oferece modelos de vestidos de noiva perfeito para todos os estilos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação